segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SimpLe - Um 1/7 Sétimo Mixtape

SimpLe é natural de Leça da Palmeira e é mais um rapper à procura de mostrar o seu talento. SimpLe não é propriamente um novato no Hip Hop, já anda cá desde 1998 mas só há relativamente pouco tempo lançou o seu primeiro trabalho. Em formato mixtape, "Um 1/7 Sétimo" representa assim a estreia, em nome individual, do rapper leceiro. Podem fazer o download deste trabalho no myspace do artista - www.myspace.com/simplept - ou então directamente na seguinte ligação:

MC Ary - Nosso Rap

MC Ary está a ultimar o seu disco que sairá por volta de Setembro ou Outubro. O álbum chamar-se-á "Consciência dos 20" e promete ser um registo bastante pessoal. MC Ary mostra que não está descurando nada que tenha a ver com o seu trabalho e fez questão de adiantar um som promocional para que todos se familiarizem com o discurso deste artista com raízes brasileiras. Assim, MC Ary oferece para audição o tema "Nosso Rap" com participação de Marcos Best e Robinho Beatbox. Podem fazer o download deste som juntamente com um texto onde é apresentado o trajecto de MC Ary e onde são traçadas as linhas-mestras daquilo que será o disco "Consciência dos 20".

sábado, 29 de agosto de 2009

Bekay - Brooklyn Bridge & I Am



Enquanto o seu álbum não é colocado nos escaparates, Bekay aproveita para promovê-lo com o vídeo de "Brooklyn Bridge", que tem a colaboração do lendário Masta Ace. A produção desta faixa foi uma cortesia de DJ Babu.



Servindo igualmente como aperitivo, o outro tema que circula do novo trabalho de Bekay é "I Am", com produção do famoso The Alchemist. "Hunger Pains" assim se chamará o disco de Bekay.

MadkutzTV: Fizz & Raptor





A MadkutzTV tem andado a bulir tão bem que eu nem estava a par dos dois mais recentes episódios! Pois é, Madkutz esteve com Fizz e com Raptor e os dois rappers satisfizeram algumas curiosidades. Vale a pena ver e ouvir, meus caros! Mais um grande trabalho de Madkutz!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vídeos de Sr. Alfaiate, Raekwon & The Foreign Exchange



Sr. Alfaiate, alter-ego de DJ Nel'Assassin, prepara-se para regressar com álbum novo. Como aperitivo, ofereceu-nos este vídeo da canção "O Meu Lugar" que tem os préstimos vocais de Dino.



Raekwon espera recuperar o brilho de Wu-Tang com o seu novo álbum "Only Built 4 Cuban Linx II". Juntou-se com alguns dos seus camaradas, pegou numa batida de J Dilla e produziram-lhe um vídeo para o tema «House of Flying Daggers". Agora só falta mesmo ver o brilho.



The Foreign Exchange (Phonte e Nicolay) avançam com o primeiro vídeo de "Leave It All Behind". «House of Cards» com a participação de Muhsinah foi a canção eleita para ter videoclip.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Drikinho - Boa Vibe



Vídeo de Drikinho, rapper bilingue, estabelecido em França. Com "Boa Vibe", Drikinho explora unicamente a língua portuguesa, o que facilita o entendimento da mensagem aqui para o vosso escriba. É que do que aprendi da língua francesa já pouco me resta infelizmente! Ler e traduzir o francês, em certos casos, até que é simples pela parecença de algumas palavras mas procurar entender o francês cantado é uma tarefa bastante árdua para mim. Todavia, Drikinho é um artista de rap bastante respeitado e conhecido em França. Por isso, é um rapper a descobrir para quem dominar o francês e para quem naturalmente não conhecer Drikinho.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tribuno



Tribuno, mc e produtor do Porto, lançou recentemente o videoclip do tema "Sábado", pertencente ao álbum «Oratória Incontornável», editado pela Matarroa. Com a participação de Martinêz, Bezegol e DJ Spot, "Sábado" é uma faixa de boa qualidade. O vídeo também resultou muito bem.



Partilho igualmente o primeiro vídeo do mesmo álbum de Tribuno. "Cientista do Bombo" foi o primeiro avanço do mc/produtor da Invicta, que teve neste som a colaboração de DJ Spot. Tribuno encontra-se neste momento a preparar um novo álbum.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Masta - Desenrascar ou Morrer











Masta do grupo Força Suprema já pôs a circular a sua mixtape "Desenrascar ou Morrer". Já está disponível o primeiro vídeo deste trabalho bem como alguns sons. Quem quiser comprar a mixtape pode fazer a sua encomenda através do blog da Força Suprema: www.forcasuprema4life.blogspot.com

Especial Música Brasileira













Fantástico documentário, com selo da BBC, que retrata a música brasileira desde os anos 80 até hoje. Uma viagem aos ritmos originários do Brasil e aos que romperam as fronteiras do país e se dissolveram no seu interior. Imperdível!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vídeo: J Dilla feat. Raekwon e Havoc - 24k Rap

Raekwon e Havoc são os protagonistas deste vídeo, que ilustra o tema "24k Rap" incluído no álbum «Jay Stay Paid» do falecido J Dilla. Saudades!

Edo G & Masta Ace - Arts & Entertainment

Edo G e Masta Ace preparam-se para editar um álbum em conjunto que se chamará “Arts & Entertainment”. Os dois históricos rappers norte-americanos convidaram vários artistas para este trabalho como Marsha Ambrosious, Large Professor, Posdnous, KRS-One, entre outros. Ao nível das batidas, augura-se uma boa solidez sonora com nomes como M-Phazes, DJ Supreme One, Frank Dukes ou DJ Spinna. Podem baixar o single de “Arts & Entertainment” de Edo G e Masta Ace:

Edo G & Masta Ace – Little Young (Prod. M-Phazes)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Entrevista a Dealema





Vagueando no youtube, encontrei esta entrevista a Dealema. Mundo e DJ Guze representaram o colectivo no Posto 7 da mvmTV. A entrevista foi feita em Dezembro de 2008 e aborda vários assuntos relacionados com o grupo. Confiram!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Documentário com Chullage





Este documentário tem já alguns meses mas não é por isso que perde actualidade para ser mostrado aqui. Pois bem, Chullage revela a sua música e a sua actividade social nesta reportagem levada a cabo pela Al Jazeera. "Música de Resistência" assenta que nem uma luva a Chullage, uma referência para muitos no rap lusófono.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

"A Preview" de Tekilla por Sempei

O último álbum de Tekilla - "A Preview" - foi comentado pelo Sempei, num trabalho para o H2T. O Sempei encontra-se de férias, daí que seja eu a fazer este anúncio. Podem ver a crítica ao disco de Tekilla na seguinte ligação:

http://www.h2tuga.net/albuns/053_tekilla_apreview.php

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Biofonia: Elaisa

Elaisa desde cedo se sentiu atraída como um íman pela música. Era sua crença que parte importante da sua vida iria ser dedicada à exploração desta nobilíssima arte. Apologista da máxima «querer é poder», Elaisa é dona dum currículo extenso que conta, por certo, com muitos aplausos.

Começou a desenhar o seu percurso na música em festas de família e amigos. A estreia oficial foi pela porta grande: «Eu iniciei-me como cantora em 1996 no Festival da Canção». Treze anos volvidos, Elaisa mantém-se na peugada da evolução nos domínios da Soul, do R&B e do Hip Hop. Instada a avalizar o ponto de situação e a falta de tradição da Soul e do R&B em Portugal, a cantora é clara na carência primordial para a prosperação dos géneros cá no burgo: «Temos de trabalhar muito!».

Elaisa já labutou com artistas de outros quadrantes da música, embora nos últimos anos tenha intensificado a sua ligação com o Hip Hop. Mas nem sempre foi assim: «Na época em que me iniciei, não existia em Portugal Hip Hop ou R&B com que eu me identificasse. Existia o Boss AC mas as minhas referências vinham da América. Até eu entrar no Hip Hop em Portugal eu cantei com vários cantores que não eram da área do Hip Hop». De entre o rol de artistas com que Elaisa partilhou os palcos contam-se os nomes de Marco Paulo, Sara Tavares, Blackout, Santos & Pecadores, GNR, Paulo Gonzo, Paulo de Carvalho, Kussondulola, Xutos & Pontapés, Cool Hipnoise. Dentro do Hip Hop, destacam-se as colaborações que fez com NBC, Sam The Kid e DJ Nel’Assassin. Elaisa revelou-nos quem foi o seu padrinho no Hip Hop: «O meu baptismo no Hip Hop foi quando conheci o Sam The Kid».

Pese o facto de não ter sido muito assídua, Elaisa descreve-nos assim as primeiras festas de Hip Hop em Portugal: «Na altura, não frequentava muitas festas de Hip Hop porque como já disse trabalhava noutras áreas musicais e não me identificava com o Hip Hop que existia. Mas as festas underground eram acontecimentos memoráveis». Uma das razões que aponta para o sucesso desses encontros era a existência dum «convívio salutar, familiar», concretiza.

Questionámos Elaisa sobre as companhias com quem habitualmente se dava nos primeiros anos da cultura em Portugal. A resposta foi: «Boss AC». Ainda nas coordenadas desse tempo passado e remexendo no baú das recordações, há um artista em particular que Elaisa considera que foi uma pena ter deixado o rap: «General D», afirma.

O crime e a marginalidade estarão, no entender de Elaisa, sempre associados ao Hip Hop porque «ele nasceu dessa vertente», alimentado pelo “stress do ghetto”. Porém, a cantora releva fundamentalmente que «o Hip Hop é o poder da palavra». Mas sem palavras ficou quando esteve naquele que assume ter sido o seu concerto mais entusiasmante: «Adorei um concerto de Hip Hop que houve no Pavilhão Atlântico com Fat Joe, Akon, entre outros. Amei!».

Desafiada a revelar os artistas que mais admira no rap português, Elaisa enumerou «Sam The Kid, Valete, Boss AC, Xeg». Se no início do Hip Hop português tudo era visto como uma «novidade, uma nova era», hoje ele já possui idade suficiente para nos dar «referências». Tal como muitos outros, Elaisa considera que «sem dúvida Rapública» foi o maior marco de sempre do rap em Portugal.

Admiradora de Aaliyah, Timbaland, Nas, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Marvin Gaye, entre outros, Elaisa promete continuar a lutar pelo seu sonho no mundo da música. As novidades sobre os seus novos trabalhos não devem tardar a surgir mas como a própria fez questão de afirmar: «Esperem para ver!».

O HIPHOPulsação endereça um enorme obrigado à Elaisa pela sua contribuição e cedência das fotos.
Druco e Sempei.

Dealema TV - 2º Episódio



Já se encontra disponível para visualização o episódio 2 da Dealema TV. Novamente com imagens únicas do Pentágono. Não deixem de assistir.

PS: Ainda não obtivemos resposta ao segundo e-mail que enviámos à Hit List Portugal. Será que toda a equipa da HLP da MTV está de férias?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

J Rawls + John Robinson = Jay Are



J Rawls uniu-se a John Robinson e juntos irão trilhar caminho como Jay Are. J Rawls é um conhecido produtor, que prima pela elegante fusão de Hip Hop com o Jazz. Na mesma linha, mas fazendo uso das cordas vocais, está John Robinson aka Lil' Sci. Não terá um nome tão relevante, no entanto, e para quem já vagueou pela sua música (dois álbuns a solo, entre outros projectos), é evidente o seu brilho quando rima sobre batidas carregadas de elementos jazzísticos.
"The 1960's Jazz Revolution Again" é (até pelo nome) uma ode ao Jazz da velha década de 60, fabricado por 'monstros' como Miles Davis ou Herbie Hancock. O registo estará disponível a 15 de Setembro, mas não será preciso esperar até lá para mergulhar nesta onda harmoniosa que os Jay Are fabricaram. "Music Is Forever" (vídeo em cima) e "It's Jay Are" (aúdio em baixo) auguram ser dois belos promotores da música do duo.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

KRS-One & Buckshot - Survival Skills


Já se sabia que KRS-One e Buckshot andaram a engendrar um álbum em conjunto, perspectivando-se mais uma gama de rimas e beats clássica. Porém, será Setembro a acolher o projecto, uma vez que Agosto não reuniu as condições ideais para a sua concretização.
No entanto, uma vez já conhecida a malha "Robot", eis que "Survival Skills" (com produção de Illmind e arranhadelas de DJ Revolution) emerge dos escombros, insistentemente provocados por alguns "hiphopers" contemporâneos.

sábado, 8 de agosto de 2009

Não Sabes do que Strata?

A resposta à questão encontra-se distribuída por nove faixas, todas elas embrulhadas neste volume 1 do ep de Strata G “Não Sabes do que Strata”, cortesia do Último_Piso. Este primeiro ep do MC da Marinha Grande foi dissecado em duas doses, sendo esta inicial composta por produções de Dréz, Trial, Skilla, Sentinela, Karabinieri e Bendit. Realpunch é o único convidado no mic.
Sem data ainda marcada, a segunda triagem de sons promete trazer mais rimas de Strata G, pois claro, mas também outros nomes de MC’s da nova escola do Hip Hop nacional.

EP com via directa por aqui ou na passagem pelo estaleiro do jovem MC.

Parabéns a Dealema e aos seus fãs!

A equipa da Hit List Portugal já respondeu ao e-mail por nós enviado ontem. Tal como prometido, exaltamos-lhes a ligeireza da resposta. Por entre alguma decepção ao envio de e-mails que apelidaram de “agressivos”, a equipa afirmou a sua conduta profissional, a consideração pelo público e pelas bandas nacionais, assumindo-se como plataforma privilegiada de divulgação das sua música. Explicando-nos que não se escusam a responder, informaram-nos que doze semanas é o máximo que o vídeo duma banda pode estar na referida lista. Só os temas que estejam nos três primeiros lugares é que são considerados excepções e podem estender esse limite temporal na Hit List Portugal. Reforçaram ainda que estarão sempre disponíveis para dissipar quaisquer dúvidas que surjam relacionadas com a lista em questão.

Naturalmente que já encaminhamos uma nova resposta. Antes de aflorarmos o que lhes transmitimos, gostaríamos de felicitar Dealema e os seus fãs por se terem estabelecido, segundo nos disse a equipa, durante doze semanas consecutivas na Hit List Portugal. É obra! Atingiram o máximo a que se poderia aspirar. A grande dúvida, que certamente veremos respondida em breve, é saber se Dealema, após uma semana sem estar em votação, poderá reentrar na corrida pelos votos dos telespectadores ou se estará definitivamente a “banda de culto” arredada da Hit List Portugal.

Na nossa resposta, vincamos que deveria existir uma maior informação sobre o regulamento da votação, quer aos telespectadores quer às bandas envolvidas. Como é público, os próprios elementos de Dealema foram surpreendidos com a súbita exclusão. Com o tal esclarecimento, evitar-se-ia qualquer tipo de confusão e as caixas de e-mail da Hit List Portugal estariam muito mais arejadas. Esclarecemos que enviámos o e-mail à equipa da HLP a fim de obtermos as explicações para a exclusão de Dealema. Nós não estamos descontentes com o regulamento, nem sequer o julgamos, apenas frisamos a falta de informação sobre o mesmo junto de todos os intervenientes. Incentivamos à explicitação do regulamento e esperamos sinceramente que os nossos reparos contribuam para que a Hit List Portugal possa lograr atingir os cânones de excelência a que nos referíamos na anterior mensagem enviada.

Saudamos a explicação que nos deram e esperamos por nova resposta à nossa dúvida sobre se Dealema poderá reentrar na votação após uma semana de ausência por imperativos regulamentares.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Diamond D - U Can't Be Me

Foi no longínquo ano de 1992 que Diamond D se começou a orientar a solo com o clássico “Stunts, Blunts and Hip Hop”. Natural do Bronx, o rapper e produtor, que se estreou como DJ nos anos 80, nunca descurou o seu lado hardcore nas rimas que escreveu. Do último disco “The Hugh Hefner Chronicles”, eis que “U Can't Be Me” (produzido por DJ Scratch) emerge do super ego de Diamond D. As primeiras palavras (bastante elogiosas) que se ouvem pertencem a Fat Joe, um dos seus comparsas no colectivo D.I.T.C.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Carta Aberta à MTV Portugal

Direito à Indignação
O presente e-mail serve para manifestar, junto da MTV Portugal, um veemente repúdio e uma profunda indignação pela infundada e injustificada exclusão da banda Dealema da votação da Hit List da MTV. Nos últimos tempos, muitos fãs votaram massivamente, dando origem a que Dealema fosse a banda nacional melhor posicionada na referida tabela. Atónitos com a tomada de atitude da MTV, gostaríamos de entender os critérios que estiveram na base da retirada da banda da votação.

Cremos que Dealema e os seus fãs deveriam ser muito mais respeitados pela MTV Portugal, já que é manifesto o contributo que a referida banda presta à música e cultura portuguesas. Uma instituição como a MTV Portugal deveria preocupar-se em transmitir uma imagem de seriedade, isenção e respeitar a livre escolha feita pelos seus telespectadores.

O carácter impositivo que a MTV Portugal mostrou ao retirar, sem qualquer justificação, Dealema da votação não se coaduna com os princípios democráticos. Aliás, tal atitude é um atentado a esses mesmos valores. É lamentável verificar-se isso. O condicionamento que uma instituição com tão grande responsabilidade como a MTV Portugal pretende efectuar ao eliminar Dealema da votação da Hit List é vergonhoso, uma descarada falácia junto dos seus telespectadores, um puro acto ignóbil, revelador dum certo défice de sentido ético.

Ainda assim, seria honroso para a MTV Portugal recolocar Dealema na votação em que, por pleno direito, merece estar. Os fãs da banda e os telespectadores do canal reconheceriam, nesse gesto, uma singela prova de decoro.

Todavia, é a música portuguesa e a MTV que ficam a perder caso a eliminação de Dealema seja definitiva. É que quem verdadeiramente faz uma banda não é um canal musical ou o meio editorial é antes o público. E este é vasto na admiração e respeito por Dealema e há-de encarregar-se de perpetuar o colectivo como uma
banda de culto. Íntegros e honestos, os músicos que compõem Dealema lutarão sempre para que, com a sua arte, a música portuguesa e o próprio país atinjam níveis de excelência. Portugal não precisa de mais mediocridade e maus profissionais!

Aguardamos com toda a expectativa uma justificação da MTV Portugal. Gabar-lhes-emos a coragem se responderem a esta missiva.
À vossa atenção,
HIPHOPulsação.

Acabámos de enviar há instantes este e-mail à MTV Portugal e à Hit List do mesmo canal televisivo, dando conta da nossa indignação perante o sucedido com Dealema. Soubemos apenas ontem desta situação e por a acharmos tremendamente injusta decidimos agir. Por muito ínfima que possa valer esta nossa nota, fizemo-la por consideração a Dealema e a tudo o que esta banda nos tem proporcionado enquanto fãs. O colectivo não merecia o tratamento que a MTV lhe dispensou. Seria salutar que mais fãs de Dealema mostrassem o seu descontentamento sobre esta situação contactando o canal televisivo. Ainda que façamos aqui neste post a omissão, devemos referir que assinámos o e-mail com os nossos nomes. Ficam aqui algumas formas de contacto para quem quiser fazer parte desta luta contra a injustiça que Dealema sofreu:

www.mtv.pt/outros/contactos.aspx

hlp@mtvne.com

Dealema TV



Sem quaisquer actos de censura ou de intenções malévolas, os Dealema preparam-se para dar a conhecer o seu quotidiano como artistas completamente enraizados na cultura Hip Hop. A Dealema TV emitirá imagens captadas em pleno palco de um qualquer concerto Dealmático, bastidores, no estúdio, em viagem, entrevistas, enfim, tudo o que Mundo, Ex-Peão, Fuse e DJ Guze vivem e sentem diariamente.
O primeiro episódio traz já consigo alguma dessa salutar convivência e sumarenta vivência relatada pelos próprios.

O estúdio à moda do Norte:
www.myspace.com/dealema

A Música da Televisão

“Nós estamos cansados de toda esta teia que nos envolve
e mais do que nunca está na altura de assumirmos controle
vimos da escola dos 90, onde tudo era em câmara lenta
tu não precisas de mais promoção, mano tu precisas de uma sebenta
dado o Hip Hop de hoje em dia depende da imagem ou da fachada
muitas bases orelhudas, mas com letras cheias de nada
porque esses putos são fantoches na mão de grandes empresários
que os exploram noite e dia na busca de montantes extraordinários”

Dealema - "A Escola dos 90"

Como qualquer indústria, a da música procura incessantemente formas de rentabilizar todo e qualquer produto que comercializa, não se preocupando com a qualidade do mesmo. O Hip Hop não escapa a essa banalização, massificação, enfim, o que quiserem chamar. Ora, hoje em dia, um artista que dissolva (quase) por completo os géneses do Hip Hop numa batida de rap de pista de dança e numa letra com tiques pop vende milhões de discos e enche estádios em todo o Mundo. Mas, apesar das aparências, todo esse sucesso e reconhecimento não derivam (na maioria dos casos) da qualidade da música que o artista apresenta. A força e o poder das entidades que estão por trás deste é determinante. E assim se desvirtua a cultura do movimento com o consentimento e anuência de muitos ‘rappers’...
E exclama alguém aí à frente de um qualquer monitor: “Por que razão vem este tema (que não dava pano apenas para as mangas) agora?”. “Por causa da MTV” – escrevo eu. Neste caso a portuguesa. A história conta-se em algumas linhas...
Os Dealema – banda de culto do Hip Hop nacional – contribuíam há várias semanas para a Hit List da MTV (estruturada pelos votos dos espectadores) com o último videoclip “Segunda Vinda (A Profecia)”, com a participação da belíssima cantora espanhola Wöyza. E o referido vídeo parece ter caído no goto dos fãs do colectivo Dealmático, oscilando semanalmente no top ten da tal lista. Ora, por motivos desconhecidos (mas que se adivinham malignos) e para estupefacção (ou não) dos próprios, os Dealema pura e simplesmente desapareceram da tabela. O que quer dizer que os fãs do grupo portuense, que têm votado religiosamente na música e mantinham intenções de repetir o gesto, já não contarão com os Dealema na próxima emissão.
Acho que as ilações são óbvias. Recorro apenas ao último single de outra banda nortenha e com grande relevância no Hip Hop tuga, os Mind da Gap: "Abre os Olhos".

A única posição conhecida até ao momento partiu por parte de Maze, no seu myspace pessoal, mas certamente terá a concordância dos outros elementos do colectivo:

Olá amigos,

Venho por este meio mostrar o meu descontentamento crescente com esta indústria musical e fazer o que raramente alguém faz, falar do que se passa sem papas na língua.

Os Dealema, durante o último mês e meio, oscilaram entre a quarta e a décima posição da Hit list Portugal da Mtv e cotaram-se durante todo este tempo como a melhor banda nacional posicionada nessa mesma lista, encontrando-se actualmente na sexta posição e tendo subido um lugar relativamente à semana passada.

Estranhamente esta semana os Dealema apesar do sexto lugar deixam de estar na lista para votação para a próxima semana.

Obviamente DLM não é propriamente uma banda Mtv e rouba airplay a bandas nacionais e internacionais de editoras de peso, mas isto sempre aconteceu e continuará a acontecer, visto sermos uma banda de culto.
Portanto, esta obliteração no fundo não nos incomoda ou surpreende mais do que tudo que já nos aconteceu nesta indústria, mas entristece-nos profundamente pois é uma brincadeira de mau gosto e uma falta de respeito para com todos os nossos fãs que diáriamente nos apoiam incondicionalmente e que se sentem representados por nós.

Obrigado a todos pelo apoio ao colectivo.

Forte abraço

Maze

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dead Prez - Summer Time




Os Dead Prez são como o algodão: não enganam. São colheita da melhor casta. Qualquer trabalho que M-1 e Stic.man fabricam deveria ser compulsório para qualquer amante de Hip Hop (e não só). A mixtape “Pulse of the People” é o último registo, que contou com total produção de DJ Green Lantern. Para quem tem procurado um hino para este verão pode parar de fazê-lo: “Summer Time” reúne todos os requisitos.

DJ Nel'Assassin & Mundo - Pioneiros (Mixtape)

Dois veteranos da cena Hip Hop nacional decidiram unir experiências criativas e o resultado é a mixtape "Pioneiros". DJ Nel'Assassin e Mundo Segundo cozinharam "9 temas de puro Hip Hop criados e gravados em 3 dias de sessão no clássico 2º Piso!!". É assim que Mundo apresenta a "Pioneiros" no seu myspace. Não percam a oportunidade de ouvir esta mixtape que junta duas figuras de proa do movimento Hip Hop português. Este lançamento vem juntar-se a outros lançamentos recentes no rap lusitano, provando a efervescência que se vive actualmente no movimento ao nível de novidades sonoras. Façam o download de "Pioneiros" aqui ou passem pelas moradas de Mundo e DJ Nel'Assassin:


terça-feira, 4 de agosto de 2009

MC Lyte e DJ Honda


MC Lyte está de regresso. Originária de Brooklyn e na cena desde 1988, a rapper mais bem sucedida da história do Hip Hop continua a ‘rockar’ e a refutar argumentos contra quem acha que tanto ela como o Hip Hop já passaram por melhores dias. “Rocking With The Best” com produção de Ski & Apple Juice Kid.


Quem também já não é virgem nestas andanças é DJ Honda. Já há muitos anos para cá que o DJ e produtor japonês vem colaborando com figuras de proa do rap americano como De La Soul, Gang Starr, Jeru The Damaja, Afu-Ra ou The Beatnuts.
Dia 5 de Agosto DJ Honda edita mais um trabalho, “DJ Honda IV” (o terceiro em 2009), e contará, mais uma vez, com muitos nomes sonantes a rimar sobre os seus beats: Mos Def, Sean Price, Buckshot, Kool G Rap, Rakaa Iriscience ou Fred Durst. Mais em cima, o single “Magnetic Arts” com Mos Def.

No Pity - Passeio nas Nuvens (EP)

"Passeio nas Nuvens" é o primeiro EP do grupo No Pity. Podem fazer o download do trabalho aqui. Para que se possam familiarizar com o grupo, deixo também a biografia que consta no myspace de No Pity (www.myspace.com/gxnopity):

O nome de No Pity, vem de No Pity in the naked city... de Jackie Wilson, sendo este artista uma das fortes influências desta dupla, assim como Etta James, Alice Russel, entre outros. Actualmente estamos a elaborar um projecto do género Blues, em que a mensagem crua e as emoções transparecem de uma forma criativa e singular. Com influências de Blues, Jazz, Soul, Funk, Gospel e Rap, esta dupla garante boas vibrações e uma espécie de terapia para quem vive um quotidiano simples e recheado de sonhos. Produções, composição, arranjos e piano a cargo de Xizini, voz e letras de Geny.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TriboZoo - Mixtape Vol.1

Agosto mês de férias? Mc's não folgam! Segundo anúncio de uma nova mixtape hoje! TriboZoo é o nome dum novo grupo de rap. Oriundos de Santa Maria da Feira, oferecem-nos para audição um primeiro volume em formato mixtape. Podem baixá-la em dois modos diferentes:

Spitz - Atira Pedras (Mixtape)

Spitz, mc do colectivo Poker, acaba de lançar uma mixtape com o sugestivo título de "Atira Pedras". Pode esperar-se, com Spitz, um rap com forte pronúncia tripeira. Se o nome da mixtape, por si só, não vos convenceu a baixá-la, acrescento a curiosidade de todos os beats neste trabalho de Spitz serem do saudoso J Dilla, mais concretamente do seu álbum "Welcome 2 Detroit". Podem fazer o download da mixtape "Atira Pedras" aqui ou dirijam-se ao myspace da artista:

domingo, 2 de agosto de 2009

Cenouramix - Sonoramente Pensando (Maquete)

Cenouramix (www.myspace.com/cenouramixproductions) é um jovem produtor de apenas 15 anos, residente em Aveiro, que organizou uma maquete onde apresenta os seus beats. "Sonoramente Pensando" contou igualmente com a participação de jovens mc's à procura de se darem a conhecer. Naturalmente imberbe, achamos que este trabalho merece referência pela persistência e iniciativa de alguém tão jovem mas já tão apaixonado pelo Hip Hop. Bem-vindo à selva, Cenouramix! Aqui fica o link para quem quiser ouvir a maquete de Cenouramix:

http://www.easy-share.com/1907118303/SONORAMENTE_PENSANDO_2009.zip

R.I.P. Baatin (Slum Village)

O rapper Baatin faleceu sexta-feira em Detroit. Membro dos Slum Village, Titus Glover aka Baatin havia interrompido a sua ligação ao grupo em 2002, quando começou a revelar sucessivas complicações de saúde, nomeadamente esquizofrenia e depressão. Desconhece-se no entanto se a sua morte surge no seguimento destes problemas.

Foi nos primórdios dos anos 90 que, juntamente com Jay Dilla e T3, Baatin formou os Slum Village. Até o ano de 2000 compuseram dois álbuns, tendo posteriormente de lidar com a saída de cena de Jay Dilla, que seguiria a sua história a solo (e com enorme êxito, diga-se). Para o seu lugar foi chamado o rapper Elzhi. Contudo, a instabilidade voltou a abalar o trio quando Baatin se sentiu incapacitado de prosseguir no grupo.
T3 e Elzhi vinham caminhando nos últimos tempos como Slum Village (entretanto também Jay Dilla desaparecera). Tinham assinalado o regresso para o próximo mês de Setembro com "Villa Manifesto", num registo com Illa J (irmão de Jay Dee) e... Baatin.

Nomes como Questlove, 9th Wonder, Dwele e Talib Kweli já vieram lamentar a perda de um artista que "influenciou mais do que se possa imaginar".