domingo, 31 de janeiro de 2010

Partilha de Vídeos no TugaVideosTV

Mr_Neon, responsável pelo blog TugaVideosTV, decidiu criar um "disco virtual" de todo o seu arquivo de vídeos, com o feliz interesse de disponibilizar os seus ditos vídeos a quem os quiser. É com todo o prazer que divulgamos esta ideia e todo o trabalho de Mr_Neon. Ligação para o "disco virtual":

http://tugavideostv.blogspot.com/2010/01/video-sharingpartilha-de-videos.html

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Porquê?



Ainda há dias relembrei Sabotage, rapper brasileiro vítima de assassinato. É algo que tem perturbado muito (e empobrecido) o Hip Hop estas mortes estúpidas que interrompem a vida a tanta gente com talento, embora alguns não sejam propriamente meninos de coro. Ice Cube com Musiq Soulchild compôs um tema emocionante que foca esta problemática e põe o dedo na ferida (tão mortal). Tantos rappers emblemáticos que já tombaram... Porquê eles?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

El Puto Coke - Piya Esto III (download)

Directamente de Vigo, El Puto Coke disponibiliza mais um trabalho inteiramente grátis para download. Com o carimbo da sua própria editora - Likor Kafé - El Puto Coke realizou todos os instrumentais de "Piya Esto III" e convidou diversos artistas, entre os quais Mind da Gap. São onze os temas. Em baixo, podem fazer o download deste e de muitos mais trabalhos da Likor Kafé.
1- Pasen y vean (con Seilaesencia)
2- Superarme (con Make D y Woyza)
3- Ma nansac (con Shidi)
4- Paulinha (con Gran Purismo)
5- Le temps secouler (con Pumpkin)
6- Dejate llevar (con Woyza y Mind da Gap)
7- Como lo transformo (con Dr.Valda y Nalia)
8- La epoca dorada (con Sale y Zentinela)
9- Mira los que matan (con Cartel Hispano)
10- Y quiero (con Kesia)
11- Si termina (con Shelar)

El Puto Coke - Piya Esto III (download)
Já está no youtube o som de Wöyza com Mind da Gap:

MC Alado - A Magia Está de Volta (download)

Descobri agora no blog do Segundo Piso uma mixtape para download gratuito. O artista é de Braga, chama-se MC Alado e tem acompanhado MC Zero no rap. É a sua primeira mixtape:

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sabotage

No passado Domingo fez 7 anos que Sabotage, ícone do rap brasileiro, morreu. Nascido em São Paulo, mais especificamente na favela do Canão, teve uma vida difícil e pereceu somente com 29 anos de idade. Conheceu a miséria, esteve envolvido no tráfico e a sua música foi o testamento da sua própria vida, onde abundam temas sobre a dificuldade, a droga, a pobreza, a violência... Todavia, o seu talento não se resumia ao rap (foi descoberto por membros de Racionais MC’s num concurso, o que daria um ímpeto decisivo na sua ascensão no rap). A apetência para as artes fez com que se tornasse também actor. O dia 24 de Janeiro de 2003 tornar-se-ia trágico para Sabotage que finou após ter sido baleado quatro vezes. Do seu legado musical fica um álbum “Rap é Compromisso!” e uma colectânea chamada “Uma Luz que Nunca Irá se Apagar”, para além evidentemente de múltiplas parcerias com rappers brasileiros. Ficará para sempre também a marca do seu talento e a inspiração que ainda hoje muitos sentem. Mais um mártir que chegou cedo demais ao Clube dos Rappers Mortos. Sabotage é nóiz!





Chupa Loops Apresenta... Deep Niggaz

A Chupa Loops, selo da Zona Centro, inicia-se na comercialização de discos. O feito inédito desta iniciativa teve como feliz contemplada a "Edição Limitada" de Deep Niggaz. Estes reuniram-se em 2006 e são Aby, G e DJ Yoke. Mohad Sabre, membro de Governo Sombra e fundador da Chupa Loops, foi o principal responsável por este trabalho de Deep Niggaz ver a luz do dia. Este disco conta com algumas participações e está à venda no site do grupo. Para os interessados em comprar o álbum ou simplesmente ouvirem a preview desloquem-se aqui, onde podem igualmente fazer o download do single "A Noite é Nossa" com participação de Miss Oj. Mais informações do grupo também estão disponíveis no clássico myspace:

domingo, 24 de janeiro de 2010

Estivemos ontem...

... no Armazém do Chá assistindo ao concerto de La Dupla mais DJ X-Acto, Nuno Faria e Gilsongee. A performance foi enérgica... Oooops, não podemos revelar mais! A reportagem deste evento irá sair daqui a poucos dias no H2T. Todavia, no final do concerto, tivemos oportunidade de trocar algumas palavras com o Espanhol, que gentilmente nos ofereceu duas cópias do EP "A Caminho do Palco Principal". Daqui endereçamos, mais uma vez, o nosso agradecimento! La Dupla (Espanhol + Nessa) têm desenvolvido um trabalho no Hip Hop que eu - confesso - tenho acompanhado muito pouco. A ver se agora viajo a fundo na música deles. Os próprios foram lançando vídeos no youtube dando conta das etapas e do processo de produção do seu EP, entrevistando alguns artistas que colaboraram no mesmo e revelando algumas curiosidades também. Para aqueles que, como eu, conhecem muito pouco de La Dupla e querem descobrir o trabalho deles, inteirem-se primeiramente dos vídeos que vos deixo em seguida:











sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mark Ronson

Tenho andado viciado no som de Mark Ronson nos últimos dias:



Mark Ronson fez uma versão da música original de The Smiths:



Quem também dá um ar da sua graça no disco "Version" de Mark Ronson é Amy Winehouse:



"Valerie" é um original dos britânicos The Zutons:

La Dupla & DJ X-Acto no Armazém do Chá (23-01-2010)


Amanhã, La Dupla & DJ X-Acto estarão no Armazém do Chá, na cidade do Porto. A passar música estarão ainda Deck, D-One e Maze. La Dupla faz também uma maratona de showcases nas lojas FNAC pelo Norte do país. Para mais informações, consultem:

www.myspace.com/laduplaoficial

Sam The Kid - Sobras do Padre Amaro (download)

Sam The Kid disponibilizou no seu blog (http://www.neuronewz.blogspot.com/) alguns beats para download, referentes ao seu trabalho musical para o filme "O Crime do Padre Amaro". Uma bela oferta!

Masta - Desenrascar ou Morrer (download)


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Soldado - Eu Venço (download)

Ganda frio ó maluco é o nome da primeira mixtape Maiata de 2010. Gravada, misturada e masterizada por DJ Osir conta com as participações de Soldado e MC Rocha, dois rappers da cidade da Maia, com vontade de trabalhar e dar mais projectos destes ao maior número de pessoas.
Esta mixtape tem 10 Faixas, sai no fim do mês, vai estar disponível para download e vai ter uma edição limitada em cd, de graça, para quem quiser a versão física!
O single chama-se “Eu venço” e está em
www.myspace.com/htbprodz


Soldado - Eu Venço (download)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Brain Music TV entrevista Roulote Rockers

No início do primeiro vídeo, apanham ainda o final duma entrevista aos impulsionadores do mui nobre espaço portuense Plano B. Logo de seguida, acontece então a entrevista a Roulote Rockers. Para mais vídeos do programa do Porto Canal Brain Music dirijam-se aqui: www.myspace.com/brainmusictv



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Concertos de Raiz Urbana

O grupo Raiz Urbana prepara-se para iniciar um périplo pelas lojas Fnac do Grande Porto. Para mais informações sobre o grupo, atentem no seu myspace:

Rkappa - Mixtape 16 Bars (download)

Rkappa acaba de lançar a sua mixtape 16 Bars para download gratuito. Este MC de Oeiras conta com o apoio da BeatBox Records neste seu trabalho. Como amostra do potencial de Rkappa, deixo um vídeo em que ele participa:


Projecto Diversidad 2010 com Valete

Depois de em 2008 Sam The Kid e DJ Cruzfader terem participado na feitura do single do projecto Diversidad, agora é a vez de Valete dar o seu contributo. Diversidad reúne um conjunto de figuras europeias ligadas ao Hip Hop e propõe-se exprimir a cultura urbana como meio de união do Velho Continente. Em 2008, Noora Noor arrebatou-me completamente:



Fica agora o vídeo de apresentação dos artistas que participarão em 2010 e a explicação dos objectivos do projecto. Prevê-se a elaboração dum álbum com todos os artistas, concertos em várias cidades da Europa, eventos de arte urbana e um registo audiovisual que mostre e caracterize a realidade urbana de cada país representado nesta Diversidad 2010.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Não resisto...

... a colocar aqui um vídeo indicado pelo estrofe a.k.a. Madman na caixa de comentários do post sobre o Rap Moçambicano. Nunca o tinha visto mas a música está aquela base! Tal como o estrofe, também não sei informações nenhumas sobre esta faixa ou sobre a que álbum pertence e assim. Desse modo, quem souber algo e quiser matar a nossa curiosidade, por favor, não se iniba e deixe o seu comentário! The Elektrik Mud Cats com "Mannish Boy" e as colaborações de Chuck D, Common, Razhel... Obrigado pela partilha, estrofe!

Sam The Kid: Songwriter Masterclasses Series 01

Texto originário do My Aquari0 e constado no blog de Sam The Kid:

Foi uma grande surpresa esta sessão com Sam, The Kid. Alguma hesitação inicial, rapidamente se transformou num discurso fluído sobre a “cena musical” do hip-hop (ou qualquer uma das derivações que lhe queiram associar). Foi muito positivo perceber que, efectivamente não se trata apenas de uma “cena” criada para vender um maior número de discos ou promover os artistas, mas antes de algo efectivamente genuíno, pelo menos para uma parte significativa dos seus intervenientes, com colaborações entre os músicos, procurando sempre criar algo de novo, ou levar mais além o estilo musical que preferem, seja na componente da escrita dos poemas que cantam, sejam nas batidas, sejam nos instrumentais. Aqui ficam algumas memórias das mais de duas horas de conversa.

- “Eu não me lembro de quando comecei a escrever em rima... desde que escrevo que a rima surge... já nas composições da escola...”

- Recorda que, quando no início aprendeu que podia fazer rimas mesmo sem ser com palavras com terminações semelhantes, foi como o abrir de um mundo novo. Exemplifica “se estivesse agora aqui um amigo meu, diria: - Agora... vou beber water", fazendo a terminação da palavra “Water” soar da mesma forma que “Agora" (NR. sobre a garrafa de água que estava à sua frente). Na fase actual está a trabalhar para conseguir fazer rimar também as consonantes, para conseguir utilizar essa repetição para marcar um ritmo.

- “Costumo anotar palavras... por exemplo “encorage” e “entourage”... e depois, quando estou a escrever, vou à procura desses apontamentos”. Quando mais tarde lhe perguntam onde regista essas palavras, se o faz num bloco de notas ou em folhas soltas de papel, responde directamente: - No telemóvel... a sério... no telemóvel!

- Não gosta quanto ouve alguém dizer“...na “cena” das rimas, o “ão” vem a seguir ao “ar”, nas rimas mais fáceis!”

- “O Rap não é só música de intervenção... porque se fosse, então o que eu faço não é Rap, é Música… porque eu gosto também de contar histórias”

- “Há quem tenha um tipo de escrita em que conforme escreve, descobre sobre o que está a escrever... talvez sobre o que estava a sentir no momento... e pensando bem, eu fazia isso. Mas agora já não. Prefiro decidir primeiro porque daqui a 10 anos quero saber sobre o que escrevi... quero comunicar comigo no futuro. Por isso agora é “stick to the script”... mas às vezes com canções de amor, sabe bem seguir o embalo da escrita (NR. como que excepção ao que referiu antes).”

- Sobre uma das suas músicas “16/12/95”, conta como foi construída. Que fala sobre “destinos paralelos”. Que encontrou uma rapariga com quem em tempos tinha estado, mas depois nunca mais se voltaram a ver... e “não gosto nada desta cena... de duas pessoas que se encontram... e conhecem-se... mas não falam... e depois de cinco minutos ali juntas, continuam a não falar... e vão falar sobre o quê...?”. Partiu de uma data em que se lembra que efectivamente esteve numa festa e estaria lá essa rapariga, e inventou o que poderia ter acontecido nessa noite, e as consequências dai decorrentes. Depois escreveu sobre uma realidade ficcionada, do que poderia ter acontecido nessa noite, e dai em diante, se nada do que inventou na primeira parte da história tivesse acontecido. A realidade e a ficção misturam-se nessa letra. As datas. Os locais. As personagens. “A rapariga chama-se (...) Sofia, mas na letra ou só lhe vou chamar Sofia... é pá, já me estou aqui a “chibar” todo!”, diz com uma gargalhada!

- Quando o tópico “músicos portugueses que escrevem em inglês” foi levantado, a resposta foi directa: - "Podem fazer música em qualque língua... podem fazer um instrumental... podem inventar uma língua, como os Blasted Mechanism... não há problema em ser em Português ou Inglês”.

- Num cruzamento inesperado, entre a criação artística dos personagens das três últimas sessões das Songwriter Masterclasses, cita como uma possível referência a letra que o Sérgio Godinho escreveu para uma música dos Clã, “Sopro do Coração”, trauteando de forma cadenciada “E o vento / sopra solto / e o que foi do / sopro do / coração”. “É uma rima que eu teria escrito. É uma inspiração.”.

- Quando a conversa passa pela questão da música “comercial”, revolta-se “porque ninguém diz isso como um elogio. Não aceito que digam da minha música que ela é comercial... Quando alguém vem ter comigo e diz isso, eu digo logo: - Espera ai, o que é que queres dizer com isso?”. Assume que procura fazer sempre a sua música de forma genuína e como tal quer saber se lhe chamam comercial apenas porque foram influenciados pelo que alguém disse, sem que exista efectiva fundamentação, ou se o fazem por qualquer outra razão. “Eu sou um grande fã de música, por isso compreendo os estados de espírito que passam pela cabeça de um miúdo”, exemplificando quanto à situação em que uma banda é conhecida apenas por um pequeno grupo de fans e depois passa a ser conhecida de forma generalizada, como que se lhes fosse roubada.

- Numa das suas canções usou o som de parte de uma discussão em que entrava o avô, porque “costumo ter o hábito de gravar tudo. Mas certa vez aprendi uma grande lição”, arrancando de seguida gargalhadas de toda a sala com a história que conta. Numa fase de “Ladies Night” do “Gringo's”, um amigo conseguiu “conquistar” uma rapariga... e ela estava com uma amiga que, por “inerência” dos acontecimentos, seria o seu par. Acabaram por ir os quatro para sua casa e teve a “infeliz” ideia de começar a tocar os seus “beats”, já com o quarto às escuras. A certa altura passou um “beat” feito com “uma gravação de uma conversa ao telefone de um amigo com a namorada... uma conversa romântica... e uma das raparigas começa a gritar - Acende a luz! Acende a Luz! Oh (…) vamos embora que estes gajos são daqueles que gravam coisas!”.

Excelente!

Rakim feat. Maino - Walk These Streets (vídeo)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Rap Moçambicano

Moçambique é um país que, à semelhança dos outros países africanos de língua portuguesa, me fascina imenso. São as belezas naturais, é a literatura, a cultura, a miscigenação, é a música, o rap. Sempre fortemente comprometidos com a consciência política e social do seu povo, os melhores rappers moçambicanos transmitem uma força e uma coragem raras de encontrar na música. Ainda ontem no Jornal de Notícias, Agostinho Santos afirmava que os "artistas têm que ser locomotivas de reflexão". Ora é lapidarmente isso que fazem alguns rimadores do país onde nasceu Eusébio da Silva Ferreira. O rap moçambicano tem valores de grande nível no panorama do Hip Hop Lusófono e eu admiro e gabo-lhes a enorme qualidade. Há uns tempos escrevi sobre o rapper Duas Caras e agora deixo uma pequena amostra daquilo que se vem fazendo por aquela extremosa terra:









Big Pooh - The Purple Tape (download)

Acabei de ouvir esta mixtape de Big Pooh e achei-a engraçada. "The Purple Tape" foi produzida pelo super produtor Black Milk e mixada por DJ Jaycee. Recomendo o download, que é completamente gratuito e legal.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

D.Kid - Remagicar Vol. 2 (download)

D.Kid é um MC, DJ e produtor de Odivelas que acaba de lançar uma compilação de instrumentais e remisturas chamada "Remagicar Vol. 2". De entre as remisturas destacam-se as efectuadas aos temas "Hip Hop Sou Eu e És Tu" de Boss AC, "Laços Perdidos" de Valete, Juju Gomes e Flora Matos, bem como de outros artistas. Se não conhecem D.Kid, fica o convite para se sintonizarem na sua música. É o que eu irei fazer, pois estou a acabar de descobri-lo. Para sacarem o trabalho e conhecerem mais sobre D.Kid vão a www.remagicar.kriacaoverbal.com .

Aproveito igualmente para dar a conhecer a Kriação Verbal, com o seu site próprio, onde é alojado todo o trabalho de D.Kid. Perderam o Remagicar Vol. 1 e querem ouvi-lo? Podem fazê-lo através do endereço www.remagicar.kriacaoverbal.com . Tudo o que precisam saber de D.Kid, desde crónicas, opiniões e curiosidades, está disponível nesse site.

Dwele - Keep RIZEing to the Top (free download)

O espaço BamaLoveSoul disponibiliza gratuitamente algumas faixas do cantor Dwele que nunca conheceram edição. Natural de Detroit, amigo do eternamente presente J Dilla e com colaborações ao nível do rap, Dwele é um dos grandes nomes da Soul contemporânea. Para mais informações sobre esta compilação de sons de Dwele acessem aqui. Segue-se a listagem dos temas:

1- J Finesse - For Dwele
2- Dwele - My People
3- Dwele - Suga Sweetumz
4- Dwele - Shoulda Known
5- Dwele - Find Me, Beep Me
6- Dwele - Lady Love
7- Dwele - The Fact Is
8- Dwele - The Simpleness of Passion
9- Dwele - Money Don't Mean a Thing (Atjazz Remix) *Bonus
10- Recloose - I Can't Take It feat Dwele *Bonus
11- Dwele - Limelight
12- Dwele - Is It Possible
13- Dwele - Cheap (Later Known as Brandi w/Slum Village)
14- Dwele - Fan2C Girl
15- Natasha Bedingfield - These Words (Dwele Remix) *Bonus
16- Dwele - Close To Me

Teddy Pendergrass VS Raekwon & Mind da Gap



Enquanto integrante de Harold Melvin and The Blue Brothers, Teddy Pendergrass ajudou à construção de sucessos como "You Know How to Make Me Feel So Good". Quando fiz o post anterior, esqueci-me de incluir o fantástico uso dum sample desta música num dos temas clássicos de Raekwon: "Rainy Dayz (Remix)". Mr Dalvin foi o autor desta remistura, trabalhando com mestria o sample. Muito bom resultado:



Quem também usou um sample de Teddy Pendergrass foi o grupo português Mind da Gap. "Come Go With Me" serviu de inspiração para a realização do instrumental do tema "Despedidas", incluído no álbum A Verdade de Mind da Gap.



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Teddy P também vive no Hip Hop!



































Teddy Pendergrass

Teddy Pendergrass, cantor norte-americano, faleceu ontem, 13 de Janeiro, em Filadélfia. Tinha 59 anos e partiu depois de há oito meses ter feito uma operação devido a um cancro no cólon. Era considerado um ícone sexual na música nos anos 70 e 80 mercê das interpretações inflamadas de romantismo e, por certo, pelo dom da sua voz quente e sensual.

Nascido a 26 de Março de 1950, Teddy Pendergrass também conhecido como Teddy P, Teddy Bear ou simplesmente TP, tornou-se famoso como cantor e compositor em géneros musicais como o R&B, Soul, Jazz ou Gospel. Integrou o colectivo Harold Melvin & The Blue Notes de onde saíram sucessos como "Wake Up Everybody" ou "If You Don't Know Me By Now". Devido a conflitos, Teddy lança-se a solo, realizando clássicos como "The More I Get The More I Want", "Close The Door", "I Don't Love You Anymore" ou "Turn Off The Lights".

A 18 de Março de 1982, Teddy Pendergrass teve um acidente de carro que o deixou numa cadeira de rodas. Após intensos tratamentos, o cantor regressaria em 1984 com um novo trabalho musical que teve como grande sucesso "Hold Me" com Whitney Houston. Em 1985, no Live Aid em Filadélfia o cantor fez uma aparição pública que deixou todos os seus fãs extremamente contentes e sensibilizados. Por entre digressões e labor no estúdio, Teddy abandonaria a indústria da música em 2006. Ontem, com 59 anos (longe de ser velho), sucumbiu após dificuldades em recuperar da cirurgia ao cólon. Os grandes nunca morrem! Descansa em paz, Teddy!

Discografia:

1977: Teddy Pendergrass (Philadelphia International)
1978: Life Is a Song Worth Singing (Philadelphia International)
1979: Teddy (Philadelphia International)
1979: Live! Coast to Coast (Philadelphia International)
1980: TP (Philadelphia International)
1981: It's Time for Love (Philadelphia International)
1982: This One's for You (Philadelphia International)
1983: Heaven Only Knows (Philadelphia International)
1984: Love Language (Asylum)
1985: Greatest Hits (Philadelphia International)
1985: Workin' It Back (Asylum)
1988: Joy (Elektra)
1991: Truly Blessed (Elektra)
1993: A Little More Magic (Elektra)
1997: You and I (Surefire)
1998: The Best of Teddy Pendergrass (The Right Stuff)
1998: This Christmas I'd Rather Have Love (Surefire/Wind-Up)
2001: Greatest Slow Jams (The Right Stuff)
2002: From Teddy with Love (Razor & Tie)
2004: Love Songs Collection (The Right Stuff)

Alguns Êxitos:








Rest in Peace, Teddy!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Exile brincando...

Sean Price feat. Skyzoo & Torae - Duck Down (vídeo)

Pequena Entrevista de Blu...

... onde o rapper desvenda alguns projectos para 2010.

Directamente de Brasília...

... Ataque Beliz, uma das revelações da cena Hip Hop brasileira.



www.myspace.com/ataquebeliz

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MC Ary - Consciência dos 20 (2º single download)

Evento: Apresentação da Mixtape VCK (Porto Rio)

Sexta-Feira dá-se a apresentação da mixtape VCK Vol.1 no Porto Rio. Para quem não ouviu a mixtape que saiu no dia de Natal ou teve problemas com o download, aqui fica um novo link.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Late Night With The Roots (download)

Com mixagem de DJ Heat, The Roots apresentam-se com esta mixtape, transpondo para gravação alguma da excelente música que tocaram ao vivo no programa norte-americano "Late Night" com Jimmy Fallon. A não perder! Olhem só os convidados:

The Roots – How I Got Over (Live)
Ludacris – I Do It For Hip Hop / Last Of A Dying Breed (Live)
Mos Def – Casa Bey (Live)
Beastie Boys – So Whatcha Want (Live)
Black Star – History (Live)
Snoop Dogg – I Wanna Rock (Live)
Ghostface – Baby f. Raheem DeVauaghn (Live)
Wale – Pretty Girls (Live)
Raekwon – Catalina (Live)
50 Cent – Baby By Me / Do You Think About Me (Live)
Clipse – Popular Demand f. Black Thought (Live)
Clipse – Grindin’ f. Black Thought (Live)
Q-Tip – Barely In Love (Live)
Goodie Mob – Soul Food (Live)
Public Enemy – Bring the Noise (Live)

As raízes dão fruto aqui (de borla)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Funky DL - Funky DL Samples Amy Winehouse - Back To Frank

Funky DL, aquele de "Blackcurrent Jazz"? Sim! Funky DL samplando Amy Winehouse? Sim! Estranho, não? Sim, mas com bons resultados! Escutem vocês mesmos através do download gratuito da mixtape "Funky DL Samples Amy Winehouse - Back To Frank". Contém ainda vários bónus como as letras e trechos dos vários projectos anteriores de Funky DL. A soul de Amy Winehouse casou muitíssimo bem com o toque jazzístico de Funky DL. Inesperada pedrada!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

J. Cole

Anda meio mundo a falar de J. Cole e nós aqui no HIPHOPulsação ainda não tínhamos falado dele?! Digam "olá" àquele que muitos consideram como uma das mais cintilantes promessas do rap norte-americano:

Don Cannon & The Cool Kids - Merry Christmas EP

Como só ontem é que se trocaram os presentes na Espanha (foi dia de Reis), desembrulhem lá esses (,) putos fixes...







Jean Grae

Ok, este vídeo já tem uns meses, mas não se proporcionou colocá-lo aqui antes. Como Jean Grae é uma das minhas predilectas no rap e ainda não constava dos arquivos do HIPHOPulsação, pois bem, cá está ela. Para os que já viram o vídeo, recordem. Para quem nunca ouviu Jean Grae, descubram-na que vale a pena. «Jeanius» foi um álbum que teve produção exclusiva de 9th Wonder. O tema "My Story" de Jean Grae conta com um excelente vídeo, que teve o dedo de Talib Kweli no argumento do mesmo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Kalaf

Estava, há pouco, no blog de Sam The Kid e deparo-me com um vídeo muito bem feito onde um poeta (Silva o Sentinela) declamava um seu interessante poema, em cima duma bela orquestração. Desconhecia o artista em questão mas gostei bastante daquela sua peça de arte. Aconselho a visualização aqui. Confesso que conheço muito poucos artistas de spoken word mas, por vezes, dou de caras com algumas produções que me deixam completamente rendido. Em Portugal, há muito que admiro Kalaf. A sua voz é inconfundível, é quente e as suas interpretações são sempre intensas, suadas e apaixonadas. Um caso desse brilhantismo de Kalaf é a sua participação no disco de Sr. Alfaiate "A Vida na Ponta dos Dedos" de 2006. Este tema intitula-se "Sr. Alfaiate Parte 2". O vídeo também está impecável. Apreciem:

Evento: Monster Jinx DJ Set

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A.S2 & DJ Nel'Assassin - Esboço (Vídeo)



A.S2 prepara-se para editar brevemente o EP "Isto ainda não é o álbum!". Esboço, o «single» desse EP, teve direito a videoclip e o resultado está à vista. Aproveitem para mirar.

Mos Def & Talib Kweli - History



Com uma fantástica batida de J Dilla, aí fica o vídeo de "History" de Mos Def, com participação de Talib Kweli. O tema pertence a um dos álbuns do ano: The Ecstatic de Mos Def.

Cartel Urbe Magazine

Está online a primeira edição da revista de graffiti "Cartel Urbe Magazine". Este projecto digital, bastante meritório, pode ser visualizado no blog Cartel Urbe, tendo ainda o atractivo de se poder fazer o respectivo download da revista. Para quem gosta de graffiti a visita é obrigatória. O HIPHOPulsação endereça os parabéns pela iniciativa e concretização da Cartel Urbe Magazine, desejando o maior sucesso nas suas edições. Para tomarem contacto com a revista, sigam por esta via:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Reflection Eternal - Re:Union (download)

Reflection Eternal disponibilizam para download gratuito a mixtape "Re:Union", mixada por Statik Selektah. Com música nova e com as gemas clássicas, é sempre irresistível ouvir estes talentos.

1. Intro
2. Revolutions Per Minute
3. In This World
4. Hip-Hop (Unreleased)
5. Back Again
6. Wishing On A Black Star
7. Just Begun ft. Jay Electronica, J. Cole, & Mos Def
8. Come Around ft. Termanology & Royce da 5'9 (produced by Statik Selektah)
9. Internet Connection
10. Let It Go ft. Dion
11. Testify ft. Styles P
12. Time
13. The Thrill Is Gone ft. Styles P (produced by Statik Selektah)
14. Can We Go Back
The Reflection Eternal Classics:
15. Fortified Live ft. Mos Def & Mr Man
16. Chaos ft Bahamadia
17. The Express
18. Respiration ft. Common & Mos Def
19. Definition ft. Mos Def
20. RE:Defininition ft. Mos Def
21. Move Something
22. Ghetto Afterlife ft Kool G Rap
23. The Blast RMX ft. Erykah Badu
24. Good To You (produced by Kanye West)
25. Get By REMIX ft. Jay-Z, Mos Def, Kanye West, & Busta Rhymes
(produced by Kanye west)
26. Back Up Offa Me
27. Piano (Hi Tek ft. Ghostface)
28. Music is Life (Hi Tek ft. Nas)
29. Hang Ups (NEW Reflection Eternal not on album)
30. Outro

Pentágono - Tem a ver



Segundo o que tenho vindo a ler, parece que os fãs de rap no Brasil têm diminuído. Outros géneros musicais têm ganho terreno ao rap particularmente nas camadas mais jovens da população. Porém, creio que isso não tem sido sinónimo de menor qualidade dos artistas do Hip Hop brasileiro. Prova disso é o grupo Pentágono, visto como um dos mais proeminentes do rap canarinho na actualidade. Lançaram em 2009 o EP "Pedrada na Cara" e foi um dos trabalhos brasileiros em que eu mais repeti a audição. Composto apenas por 5 faixas, conta com participação, numa delas, de Projota, Flora Matos e o falecido DJ Primo. Contém ainda uma canção gravada ao vivo. Esta apresentação serve para destacar a qualidade e relevância deste grupo no Brasil, mas também para focar a malha "Tem a ver" como uma das mais potentes que escutei do rap em língua portuguesa feito no exterior. Representando São Paulo, eis o Pentágono:

www.myspace.com/pentagono5

Xek-Mat - Luzes da Ribalta (EP download)

Está desde ontem disponível para download o EP de Xek-Mat que se chama "Luzes da Ribalta" e é constituído por 8 faixas. Saquem-no aqui.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Cabal



Há dias, fomos contactados pelo rapper brasileiro Cabal. Confesso que, até àquela data, nunca tinha ouvido nada de Cabal. Através do seu space e vadiando pelo youtube, fui descobrindo a música deste são-paulino. Pelo que me foi dado a perceber, Cabal teve uma fase inicial de muito sucesso, traduzido num rap direccionado para as massas, circulando pelos principais canais mediáticos. O auge desse investimento foi a conquista dum Grammy Latino. A razão que me leva a escrever sobre Cabal prende-se sobretudo com a vontade que ele tem de extrapolar o Brasil e colaborar com rappers de língua portuguesa de outros países. À atenção de eventuais interessados, o recado está dado.

Kazulu

Kazulu é um projecto luso-brasileiro nascido em 2004, cuja sonoridade deambula pelo Hip Hop e o R&B, mas onde também se encontram nítidas partículas de Jazz, Blues, Soul e Funk. Com Mr. Mike como vocalista e Negão como rapper, Kazulu produz uma música com boa onda, perfeita para relaxar. Aludindo aos temas do coração, do dia-a-dia, da positividade, este projecto funde de modo agradável o sentido canto de Mr. Mike com o ritmado rap de Negão. Um projecto a descobrir no próprio casulo deles...

sábado, 2 de janeiro de 2010

SimpLe - CompLexidade da SimpLicidade (download)

SimpLe, rapper de Leça da Palmeira, decidiu começar o ano novo da melhor maneira, brindando-nos com a faixa de apresentação da sua futura mixtape. Ela chamar-se-á “Dualidade” e será inteiramente produzida por LT de Governo Sombra. Este novo som de SimpLe intitula-se “CompLexidade da SimpLicidade” e é um breve resumo da carreira deste MC e simultaneamente transparece as coordenadas por onde o leceiro irá mover-se neste novo ano de 2010, que se prevê agitado e extremamente frutuoso. Mas melhor do que as minhas explicações sobre SimpLe, é inteirarem-se das palavras do próprio, que num texto seu levanta um pouco do véu, conservando, porém, o mistério sobre aquilo que será a sua nova mixtape:

Numa escadaria musical, os degraus são íngremes e sinuosos…cada passo é um risco, sopram ventos liberais na ditadura democrática, porém remeto-me ao silêncio nesta manifestação altruísta…a vida ensinou-me que não é preciso gritar para ser ouvido…
Milícias profanam templos sagrados...o padre já perdeu a fé nos fieis infiéis, mas a sua permanece inabalável. Celebra a missa numa harmonia eclesiástica contagiante, remetendo sentimentos como a ira e inveja para a penumbra...onde pertencem e de onde nunca deviam ter saído, mas saíram...
A necessidade de afirmação é ilusória quando não garante sobrevivência, respeito é tudo...
Imparcialidade é um dom obsoleto, neutros só os átomos que absorvem o negativo como experiência e o positivo como exemplo, não estou a falar de Física...
Acima das nuvens caminho numa linha ténue em equilíbrio, assusto-me quando olho para baixo...mas não tenho vertigens...receio o que por baixo de mim se encontra...
Paz através de poder de fogo total não é solução...é domínio.
Ausência de guerra através da paz não é solução...é ilusão.
O que dantes era, hoje não é, amanhã dificilmente será... já foi...

SimpLe - "CompLexidade da SimpLicidade" (download)

www.myspace.com/simplept

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Jay Electronica - Exhibit C



Eu bem que tentei mas não consegui eleger uma canção como a minha preferida ao nível do rap nacional versão 2009. Tenho uma lista com muitos sons de grande qualidade de que verdadeiramente gostei onde cabem nomes como Xeg, Monstro Robot, J-K, Berna, gente da Best Off, Boss A.C. até, etc. Mas foi inglório escolher o tema número 1 do ano em Portugal... Internacionalmente, por incrível que pareça, foi mais fácil. Sim, partilho o entusiasmo e estou incluído no lote dos muitos que elegeram “Exhibit C” de Jay Electronica como o som do ano. Com uma batida que dá um novo fôlego a qualquer moribundo, Just Blaze fez a assistência perfeita para que Jay Electronica pudesse fazer um golão! E diga-se: bem melhor do que o golo do Cristiano Ronaldo no Estádio do Dragão!

Damani Van Dunem - The Love Song



No primeiro dia de 2010 surgem as retrospectivas do ano findado, sem nunca desviar as atenções para o que se irá produzir no próximo, porque a vida continua. "The Love Song" é a desculpa (produzida por D-Mastha) para se extrair mais um vídeo do álbum de Damani Van Dunem "Mutatis Mutandis". A Cidade Invicta agradece!

A Desilusão de 2009: Incendiários Mixtape

Criei algumas expectativas para esta mixtape, tendo em conta o mediatismo da sua promoção, o bom grafismo do trabalho mas fundamentalmente o bom leque de MC's que se reunia em Incendiários. O próprio título da mixtape também contribuía para o gerar de curiosidade em torno dela, sendo verdade que foi um trabalho bastante aguardado por todos na comunidade Hip Hop lusa. Todavia, depois da sua auscultação, confirmou-se que "Incendiários" ficou àquem de todo o interesse criado à sua volta. Com artistas do calibre de Bob da Rage Sense, Sir Scratch, Eva, Capicua, Nerve, Blasph ou Pródigo a integrarem a referida mixtape, esperava-se que ela soasse mais uniforme e que tivesse mais qualidade, constatando-se que poucos foram os que produziram bons temas. Aquela que se julgava que seria a mais quente mixtape do ano, afinal foi, com pena minha, o maior balde de água fria que se apanhou em 2009 no rap português.

Paródia do Ano de 2009: X-Tense - O Single



Incluída na compilação "Best Off", X-Tense compôs, para mim, a canção mais animada e divertida do rap nacional em 2009. Com doses industriais de humor, sátira e com muitas linhas de batalha verbal, X-Tense é um mestre na arte da subversão. E aquele refrão? No mínimo, desconcertante! Fazem falta mais sons assim no rap português. E confessem lá: já não tinham saudades de ouvir X-Tense?

Melhores do Hip Hop em 2009 (Portugal)

Melhor álbum de Hip Hop em 2009:

Monstro Robot com o seu álbum homónimo arrecada, para mim, o galardão de melhor disco de Hip Hop português de 2009. Pelas rimas de Stray, pela produção de DarkSunn, pelo scratch de DJ SlimCutz, Monstro Robot combinou o melhor de 3 individualidades num registo único, resultando num trabalho surpreendente. Já escrevi exaustivamente sobre este projecto aqui no blog. Portanto, acho que já justifiquei, na altura, o porquê de considerar agora Monstro Robot como o melhor grupo de rap português no ano de 2009.

Melhor vídeo de Hip Hop em 2009:



Portugal inteiro tem feito uma vénia ao trabalho de Macacos do Chinês. A audácia musical do grupo tem rendido elogios dos mais variados quadrantes da música portuguesa. O vídeo de “Rolling na Reboleira” é bastante simples, divertido e ilustra perfeitamente o bom espírito inscrito no tema. Além disso, o vídeo processa-se fundamentalmente na rua, algo que de se fala muito no rap português, mas que quando toca a fazer um vídeo foge-se bem do sol, da chuva, do frio, do calor, das pedras da calçada, do alcatrão, enfim (e vá lá saber-se porquê!). Este vídeo conta igualmente com a preciosa colaboração do famoso Chato e ganha naturalmente pontos com isso.

Melhor(es) mixtape(s) de Hip Hop em 2009:

Nesta premiação, deveria apenas destacar uma mixtape. Todavia, foi-me completamente impossível escolher uma só. Gostei de ambas, embora cada uma tenha particularidades próprias que as tornam distintas. Talvez tenha sido isso a impedir-me de eleger uma como a melhor. São diferentes no conceito, na abordagem, uma conta com um DJ a tempo inteiro, a outra era um regresso há muito aguardado, uma tem um veterano a rimar que conta com múltiplos trabalhos editados, a outra é de alguém que raramente edita a sua música... Por tudo isto e certamente por mais alguma coisa, Pioneiros de DJ NelAssassin e Mundo Segundo e "Manutenção" de Infinito Nocas são, para mim, essenciais para o rap português, neste ano de 2009.

Algumas menções: Salvaguardo que as referências seguintes não obedecem a nenhuma ordem qualitativa, a qualquer espécie de top, quero deixar isso bem claro. Sublinho apenas alguns trabalhos de que também gostei no rap português para além dos grandes destaques que fiz em cima. Acho que 2009 foi um ano relativamente bom em termos de trabalhos que conheceram edição. Gostei de algumas participações da Compilação Best Off, assim como a prestação de alguns artistas na mixtape do DJ Cruzfader (talvez ainda venha a fazer a crítica a esta mixtape), senti bastante o rap do Supremo G na “Live on Stage”, embora me tenha parecido que muitos convidados estavam claramente desfasados da qualidade patenteada pelo Supremo. Apreciei o trabalho do Madkutz com o Nga; de Berna; Roulote Rockers surgiram com uma vibe muito boa; J-K é um rapper de elevado potencial (muita atenção nele); Bob da Rage Sense também surgiu com um trabalho forte (embora eu ache “M.P.L.A.” um disco melhor do que este). Depois, Suarez fez uma inovação ao apresentar um disco de rap acústico, com bons resultados; Praso também voltou às lides com uma sonoridade interessante. Destaque para o regresso em grande de Xeg, que se tivesse preterido algumas faixas do seu último CD talvez tivesse tido melhores argumentos para poder questionar Monstro Robot como o meu trabalho preferido de 2009. Ainda assim, reforço: muito bom regresso de Xeg. DJ Ride é já uma certeza não só no Hip Hop nacional mas na música portuguesa e New Max também marcou posição com o seu disco. Por último, refiro No Pity que é um projecto fora do âmbito do Hip Hop mas que tem dois protagonistas ligados ao rap: Geny e Xizini. Deixo, para acabar, a nota de que houve alguns discos de rap português que ainda não consegui ouvir como o de Fizz, o de Zero e o de Sr. Alfaiate. Portanto, a minha análise é baseada somente naquilo que ouvi em 2009 e apresento a minha penitência por deixar aqueles discos de fora, não porque não tenham valor para serem mencionados, mas unicamente porque ainda não os ouvi.