sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ainda amanhã...

31 Sábado 23h

2ºPISO APRESENTA:
TERRORISMO SONICO
FUSE
DIZZY E VIRTUS MENTAL
BODY ROCK CREW
BÓFIA + FILIPE SARAIVA
SOUNDPROOF + DIOGO CASTRO
Bilhete: 8€
Promoção Bebe3 Paga2

Ms. Lauryn Hill, cabeça de cartaz do Festival dos Oceanos, é uma consagrada artista de música Soul e R&B, tendo conquistado nove Grammy Awards ao longo da sua carreira e vendido milhões de discos. Fez parte do trio The Fugees, e o seu primeiro álbum a solo, The miseducation of Lauryn Hill (1998), dominou as tabelas discográficas norte-americanas durante o ano de lançamento.

A primeira parte do espectáculo estará a cargo dos Seda, um projecto de revisita à música POP portuguesa dos 80 do século passado.

Estelle, artista convidada, do concerto de abertura do Festival dos Oceanos. Música pop, R&B e hip-hop fazem parte do repertório de Estelle, conhecida por temas como American Boy, interpretado em dueto com Kanye West. A curta carreira foi já reconhecida com um Grammy Award, um MOBO para “Artista Revelação” e, por três vezes consecutivas, com o UK Hip-Hop Award para “Melhor Artista Feminina”.

7º aniversário H2T

Estão todos convidados a aparecer no 7º Aniversário H2T – www.h2tuga.net, no dia 31 de Julho (sábado) no espaço +Skills, Bairro Alto.

O evento tem início na parte da tarde, entre as 16 e as 21 horas, com entrada gratuita e programação de convívio. Haverá exposição de fotografias e trabalhos, DJing, open mic, B-boying e live painting, num evento que espera a participação de todos. Contamos com a vossa presença!

O 7º Aniversário H2T decorre no âmbito do projecto +Skills, que acompanha diariamente crianças e jovens do Bairro Alto, promovendo a sua inclusão social, escolar, artística e digital, em busca de uma maior igualdade de oportunidades. Um projecto inserido no Programa Escolhas - www.programaescolhas.pt.

7º Aniversário H2T
Data: 31/07/2010 (sábado)
Hora: 16h00 – 21h00
Local: +Skills (Rua do Teixeira, nº 13, Bairro Alto, Lisboa)
Entrada gratuita
Flyer (por Orphee)

terça-feira, 27 de julho de 2010

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Grito Cru - EP "Contra(os)tempos"

Juntaram-se no ano transacto na Maia e é a partir desta cidade nortenha que os Grito Cru pretendem bombardear o país com a sua música. Para já, este duo (formado por Suspeito Óbvio e Preguiçoso) lançou-se na concepção de um EP (com 6 faixas) denominado "Contra(os)tempos". Livre de custos, podem resgata-lo directamente por este link.

Álbum de estreia de DJ Link



Já se murmurava há algum tempo sobre a chegada do primeiro trabalho pessoal de DJ Link, prevendo-se agora que o mesmo chegue em meados de Outubro. Para além de NBC, Os Funks, João Pina, Marta Ren, New Max e Milton Gulli (gente com quem DJ Link costuma partilhar os palcos) e Blackmastah (senhor que chega na frente com o primeiro single), também fazem parte do leque de convidados Mundo Complexo, Dino & Cati, David Cruz e Urbano Oliveira.

domingo, 25 de julho de 2010

Reportagem: Concerto de Simple (23/7/2010)

Arrumámos, na Sexta-Feira à noite, um tempinho para nos deslocarmos a Leça da Palmeira, no sentido de acompanharmos as incidências de um concerto de um rapper por quem os autores deste blog sentem uma indisfarçável simpatia e admiração: Simple.

É verdade, o mestre-de-cerimónias leceiro abriu a primeira parte do espectáculo da banda reggae da mesma região – Souls of Fire – e teve o agradável gesto de nos convidar a marcarmos presença naquele momento certamente importante para ele. O caso não era para menos: Simple actuava na sua zona e para bela surpresa nossa teve a chance de mostrar a sua música a uma audiência vastíssima. O recinto estava apinhado de gente. Ok, muitos nem conheceriam o Simple e estavam ali unicamente com o propósito de verem a banda cabeça-de-cartaz. Mas olhando para aquilo que Simple fez em palco, muitos terão ficado agradavelmente surpreendidos com a performance dele.

Simple, acompanhado por DJ SlimCutz e por Redoptic, trouxe uma nova luz ao olhar perplexo dos que desesperavam devido ao atraso das emoções que pretendiam usufruir com a chama da paz, amor, união e respeito de Souls of Fire. Todavia, Simple fez ecoar nas colunas de som esses predicados também. Estreando o seu concerto com uma acappella, muitos terão sentido na alma a sensação que Fernando Pessoa eternizou através dos versos: o que no início terá sido estranho para o público posteriormente harmonizou-se e entranhou-se bem fundo neles. Orgulhosos filhos da terra, os três artistas em palco exibiram radiantes o seu hip hop aos conterrâneos.

Simple calcorreou alguns temas da sua mixtape, mas não apresentou “Velha Escola” para tristeza do Sempei! Destaque para a dedicatória que fez à família, particularmente às mulheres da sua vida – filha, mulher e mãe. Um refrão inspirado nas palavras da mãe de Simple gerou um dos pontos altos da noite, com muitas pessoas a cantarem em uníssono com o MC: “Quando eu era puto/ O que ouvia mais/ Vadio, vagabundo/ Não sei a quem tu sais”. A empatia foi instantânea! Terá sido pela identificação com a situação?...

A fechar, Simple teve ainda tempo para um freestyle, numa noite bem agradável, com muitas pessoas na festa, num concerto ao ar livre, em que ele aproveitou de forma excelente a oportunidade de actuar verdadeiramente em casa.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Café Au Lait + Plano B + Musicbox

Novo vídeo de Maze



Pertencente ao EP "Homem Em Missão", que Maze editou em 2007, "Mundo Bizarro" foi o som escolhido para este novo registo videográfico. O MC dealemático continua também a preparar o seu primeiro álbum a solo.

domingo, 4 de julho de 2010

Cazota Produções: "Reunião - Retroespetiva 2009"

Cazota Produções é o nome que une os MC’s Kamy, Splinter, Bully, Crossover, Taquelim, Farraia, Jintinflow e Litos. A iniciativa partiu deste último e rendeu recentemente a compilação “Reunião - Retroespetiva 2009”. Quinze faixas que pretendem espelhar o melhor que o colectivo produziu no ano transacto. O trabalho foi posto para download gratuito (link directo), oferecendo, no entanto, aos amantes de edições físicas a possibilidade de encomendarem a sua cópia. Para isso basta uma simples passagem pela Cazota do grupo.

O som que liderou a projecção do registo chama-se “Palavras” (cuspidas por Litos e Bully) e tem um videoclip já apresentado (em breve surgirá um segundo):

sábado, 3 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dréz - "2007 a 2009" (download)

Compilação de faixas produzidas por Dréz "De 2007 a 2009" (design gráfico por Mag). "My People, My Music" será o próximo projecto a ter em conta no produtor da Marinha Grande.

Kimahera: novidade 4



"Gijoe, Kristo e RealPunch provam-te que no Algarve já não há corridinho. Estes rapazes têm rap no pé."

O vídeo do tema "C-ngle" já está disponível.

Kimahera: novidade 3

Para assinalar os cinco anos de existência da editora Kimahera, decidimos reunir num só artigo todas as edições que disponibilizamos para download gratuito.

Este balanço é um convite a recordar alguns clássicos que fazem parte da história do Hip-Hop em Português e a (re)descobrir os diferentes universos distribuídos pelos 241 temas que integram as 16 edições apresentadas, totalizando mais de 13 horas de música.

Download
na página da Kimahera

Kimahera: novidade 2

"Rimando por aí" é o mais recente projecto de Jugador e já se encontra à venda, em formato mixtape com mistura de Gijoe.

"Regresso às origens" foi o single escolhido e já tem vídeo:



Kimahera: novidade 1

S.Clemente é uma das freguesias da cidade de Loulé, cujo nome foi adoptado por um colectivo de MCs, DJs, Produtores, Writers e B-Boys.
Este colectivo tem vindo a crescer desde que nasceu, em 2002. Conta com alguns trabalhos no curriculum, desde uma compilação até álbuns e mixtapes dos membros integrantes.
O intuito desta mixtape é simples; reunir velhos e novos amantes do Hip-Hop Louletano e dar a conhecer a Portugal e ao mundo o que por aqui se vai fazendo.
Desta mixtape fazem parte: Kristo, Prático, YoCliché, Exame, Pako, Lágrima, Stopy, Mascote, entre outros...


"Kinetic World" de Kero One



O terceiro álbum pessoal de Kero One já se vagueia por aí. Chama-se "Kinetic World" e estende-se por 11 faixas, todas elas confeccionadas por Kero One, à imagem do que sucedera nos dois primeiros discos. Ainda pouco ouvi deste novo registo, mas tenho "Windmills Of The Soul" e "Early Believers" em boa conta.

Lembro-me da primeira vez que encarei este produtor, DJ e emcee de São Francisco. Foi "In All The Wrong Places" a apresentar-me este americano (com traços sul-coreanos) de refinado gosto musical. E logo essa que é uma das suas melodias mais apreciadas (e percebe-se porquê). Kero One era então um notável desconhecido. Diz-se que explodiu quando uma das poucas cópias caseiras dessa malha foi parar à mochila de um DJ japonês que decidiu bomba-la em festas. Estavam adquiridas as bases para a concretização do bem sucedido "Windmills Of The Soul".

No ano passado Kero One trouxe-nos "Early Believers". Com uma sonoridade um pouco mais abrangente mas com a mesma ternura e encanto do trabalho que o estreou. A faixa de avanço "Welcome to the Bay" caiu nas graças rapidamente. É notório que as letras algo generosas do emcee contrastam com as batidas trabalhadas a pinças pelo produtor.

Actualmente a popularidade de Kero One consolida-se a cada trabalho editado. Este novo "Kinetic World" tem Fashawn e The Tones como ilustres convidados, o que só pode ser um bom indício. Faltam-me outras audições para ter uma opinião minimamente sólida.