sábado, 29 de janeiro de 2011

Mixtape Mundo Segundo Volume II (Download)

A contribuição de Mundo Segundo para o florescer da cultura Hip Hop a norte do país é sobejamente conhecida. A nível de rap, a proactividade de Mundo é assinalável, sendo que todos os anos surge em vários projectos, tanto a solo como em conjunto.

A mixtape "Mundo Segundo Volume II" é a sua nova obra pessoal (o primeiro capítulo desta série data de 2008), apresentada ontem à noite a bordo do Porto Rio e disponível para livre consumo gratuito a partir de hoje (podendo ser igualmente encomendada em edição física por este email: banze.info@gmail.com). Na dúzia de temas que a compõem (alguns deles dados a conhecer nas últimas actuações de Mundo), Each (Enigma) é o único corpo "estranho" presente.

Rey - "Sua alteza o Vagabundo"



"O Povo Todo" surge como o primeiro laivo do álbum de estreia a solo de Rey. Em "Sua alteza o Vagabundo" surgirão convidados como Ex-Peão, Syzygy, Birro, Auge ou D-One.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jimmy - 1 Lugar ao Sol (single)


Jimmy feat. Rusty e JêPê - 1 Lugar ao Sol
Instrumental: Rusty
EP "A Caminho da Lua"
Download

Sexta, 28 de Janeiro @ Breyner85

O concerto de SimpLe será gravado e daí surgirá o seu primeiro videoclip.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Talib Kweli - Cold Rain (vídeo)

"Às 3 Pancadas" - Fevereiro (Actualização)



Falta precisamente uma semana para encerrar o prazo de aceitação de participações com vista à compilação levada a cabo pela organização do Às 3 Pancadas. Tal como havíamos dado conta neste post, a próxima edição do festival terá como base a performance dos 15 integrantes da compilação, assim como a presença de outros artistas, tendo sido já anunciada a actuação de Sindicato Sonoro, colectivo que reúne Mundo, Berna e Barrako 27. O evento realizar-se-à no dia 18 de Fevereiro, no Vaticano Club, em Barcelos.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Praso & DJ Thundercuts - "Um Tributo a J Dilla"

Mixtape conjunta de Praso e DJ Thundercuts, baseada numa faixa contínua composta por meia-dúzia de beats de Jay Dilla, sobre os quais surgem as rimas do MC alentejano e os arranhões do DJ de Matosinhos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Looptroop Rockers - "Professional Dreamers"

"Professional Dreamers" será o quinto álbum de estúdio a integrar a discografia dos suecos Looptroop Rockers (Promoe, Supreme, Cosmic e DJ Embee), que somam cerca de 20 anos de carreira. O álbum já terá data prevista de lançamento: 9 de Março.

Por enquanto, para além do single de avanço, poucos pormenores se conhecem do trabalho (nem a capa sequer), a não ser a participação de duas artistas suecas: a MC Gnucci Banana e a cantora Lisa Ekdahl.

O primeiro tema conhecido dá nome ao disco e surgiu hoje, juntamente com um videoclip gerado pela época do Natal em Barcelona.

Onra dia 5 de Fevereiro @ Odessa, Lisboa

Onra lança o seu primeiro album ao lado do produtor e amigo Al Quetz em 2006. Intitulado “A Hip-Hop Tribute to Soul Music”, este trabalho é rapidamente promovido por Gilles Peterson, Benji B e várias publicações incluindo a reputada Okayplayer.com.

Ainda em 2006 viaja até ao Vietname – local de nascimento dos seus avós – e a colecção e discos que traz consigo irão compor os alicerces para o álbum Chinoiseries , de onde sairá o seu mais famoso tema The Anthem, posteriormente escolhido para um anúncio da Coca-Cola para
os Jogos Olímpicos de Pequim.

Em 2008, ao lado do seu compatriota Débruit e da ‘nossa’ Violet , é um dos seleccionados para a prestigiada Red Bull Music Academy em Barcelona.



Em 2010 Onra lança o LP Long Distance pela All City. Conta com participações de Oliver DaySoul, Walter Mecca e T3 dos Slum Village.

Onra tem espalhado a sua música por países tão distintos como Japão, China, Espanha, Escócia, Irlanda, Lituânia, Polónia, Inglaterra, Áustria, Nova Zelândia, França, Vietname, Suíça, Holanda, Tailândia, Canadá e EUA.

Agora, e pela primeira vez, pela mão da SoMany artists, virá a Portugal numa noite que se prevê memorável.

A noite conta ainda com a presença de três artistas da casa, INFESTUS, UNITE e MR_MUTE elementos representativos das novas tendências da música contemporânea em terreno nacional.
Uma noite a não perder.

Bilhetes à venda nas lojas SUPAFLY e MONTANA SHOP & GALLERY apartir de dia 15 de Janeiro.

Pré-compra - 5 Manys ou no ODESSA no próprio dia - 7 Manys.

SUPAFLY
Rua Do Norte, n 54 Bairro Alto - Lisboa // 213 469 260

MONTANA SHOP & GALLERY
Rua da Rosa, n 14G Bairro Alto - Lisboa // 912 993 675

ODESSA
Avenida Infante Dom Henrique, Armazém B - Loja 9 - Stª Apolónia

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Contagem decrescente para novo álbum de Talib Kweli

Será daqui por uma semana que o quinto disco de estúdio (com "Right About Now" nas contas) de Talib Kweli começará a ser distribuído por todos os cantos do Mundo. Contudo, na América do Norte, essa distribuição será feita apenas digitalmente, sendo que para a Europa e restantes continentes "Gutter Rainbows" chegará nos formatos habituais.

Quanto a convidados, destaque para Jean Grae, Sean Price ou a cantora de R&B Kendra Ross. Para quem gosta de estar a par dos produtores dos beats eis alguns nomes envolvidos no álbum: Marco Polo, Khrysis, 88-Keys, M-Phazes ou Oh No (o tal que dentro de três semanas visitará Portugal). Em baixo seguem-se os dois primeiros temas que vazaram para a net.



Saigon - "The Greatest Story Never Told" (vídeo)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mais duas parelhas lusófonas



Nova conexão Chelas-África por parte de Sam The Kid, desta feita com o rapper moçambicano Impro, conhecido sobretudo pelo seu primeiro single a solo "Number One". STK será, muito provavelmente, o obreiro de mais este belíssimo instrumental.



Já Bob da Rage Sense integrou o álbum de estreia do duo angolano Filhos da Arte (Spike e BeQ), intitulado "De Volta À Essência", que teve edição em 2010.

"Gijoe Flow Show 2011"

"Gijoe Flow Show" é uma Mixtape / DJ Set onde o flow dita as regras. Tudo é feito «à primeira» para poder ser repetido num set de Gijoe. São 174 faixas de flow. Uma pequena homenagem aos malabaristas das palavras! Totalmente gratuita.

2º single da compilação "Reunião"



Segunda faixa de avanço e correspondente vídeo da compilação "Reunião - Retrospectiva 2009" assinada pelo colectivo Cazota Produções. Este segundo tema conta com quatro protagonistas: Litos, Bully, Kamy e Splinter.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Quartel 469 (Barcelos)

Quartel 469 é um colectivo de 3 MC's (Zulu, Relax e Bellucci) e um DJ (Flip) que ultima os derradeiros preparativos para o lançamento do primeiro disco, que irá surgir a partir de Barcelos. Uma das novas promotoras da terra, a Barca D'Arte, conversou com o grupo acerca do álbum (promo oficial em baixo) e da cena Hip Hop na cidade que grita "Pé na porta!".

RAPortagem



Uma pequena reportagem, no âmbito da disciplina de Audiovisual, com Strata G & D.ro.

Entrevistador: Lois Varela
Realização:
Dréz
Montagem e Edição: Ivan Tansoman
Captação de Imagem: Dréz

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rocky Marsiano - Points of View



Primeiro avanço em vídeo do terceiro disco de Rocky Marsiano a.k.a. D-Mars denominado "Back To The Pyramid". Participações vocais de D_Fine e Zero Plastica, um grupo proveniente de Génova.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aloe Blacc @ Lisboa

Aloe Blacc - 4 de Maio, Aula Magna, Lisboa
Bilhetes entre 28 e 40 euros


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Melhores do Hip Hop em 2010 (Portugal)

Melhor Álbum 2010

Qualquer balanço que se faça por esta altura sobre o que melhor se colheu no panorama musical português ao longo do ano passado terá de conter necessariamente uma palavra, ou melhor, duas: Orelha Negra. Apesar de Orelha Negra não ser o típico projecto de Hip Hop - com DJ nos pratos e MC('s) no mic - não poderia, mesmo assim, deixar de elevar o seu disco homónimo até ao degrau mais alto de 2010. Mesmo que do Hip Hop sofra desvios para a Electrónica e para o Jazz, que escorregue para a Soul e para o Funk, com breves recaídas para o breakbeat, a música orquestrada pelas dez mãos deste supergrupo (sem vocalista ou maestro) não precisa de microfones para se expressar, ameaçando convencer até o cepticismo de que normalmente sofrem os artistas portugueses (DJ Shadow não olhou à nacionalidade quando há tempos os elogiou). O primeiro trabalho de Orelha Negra foi arrebatador em todos os capítulos: a nível gráfico, instrumental e live act, tudo pareceu no limiar da perfeição. O ano de 2010 ficará umbilicalmente ligado a um dos nomes musicais portugueses mais interessantes e valorosos dos últimos anos.

Um realce natural para os trabalhos de dois bastiões colectivos do rap da Invicta: "A Essência" de Mind da Gap e "Arte de Viver" de Dealema, pois claro. O álbum de MDG veio desmentir aqueles que desenhavam uma linha decadente na carreira do trio portuense. "A Essência" revelou-se uma excelente panóplia de canções, com uma sonoridade a puxar o clássico e aparições primorosas de Maze e Valete. No global, foi um disco revitalizador para Ace, Presto e DJ Serial. Com metade das faixas do álbum de MDG, o EP "Arte de Viver" de Dealema surgiu na plataforma da Optimus Discos, traduzindo-se em meia-dúzia de relíquias sonoras para mais tarde recordar. De facto, é de realçar a linha de abordagem adoptada pelo Colectivo Dealemático ao longo de seis temas ricos em proteínas e vitaminas. Um trabalho singular na extensa discografia de DLM.

Melhor Mixtape 2010

Em termos de mixtapes, confesso-me algo distante em relação ao que se produziu neste formato no último ano, contudo, enalteço o registo "2º Piso - 17 Anos", que, não contando com uma participação totalmente satisfatória por parte de todos os intervenientes, terá sido, mesmo assim, a mixtape que mais me agradou. Num patamar interessante, embora algo repetitivo, esteve Xeg com a sua mixtape "Egotripping", onde se exibiu mais mordaz e habilidoso que nunca. "Mike Phelps" bem que poderia ter arrecadado maior atenção nesta retrospectiva se não tivesse saído tardiamente e, por esse motivo, ainda não ter merecido até ao momento uma auscultação aprofundada da minha parte.

Num registo mais Soul que Hip Hop, "Utopia" de Expensive Soul merece um sublinhado, mais não seja pela produção meticulosa e exemplar de New Max. Em termos de instrumentais, este trabalho de Expensive Soul é capaz de produzir inveja em muita gente, tendo ainda conseguido reunir algumas canções elegantes e capazes de viciar, em concreto, os dois primeiros singles: "O Amor É Mágico" e "Dou-te Nada". DJ Gijoe foi dos artistas que mais surpreendeu discograficamente quando artilhou o disco "Palavra de Músico" com um exército de convidados interminável. Contudo, devido a esse congestionamento de participantes, acabou por gerar um álbum com uma qualidade algo irregular. Uma palavra para a Monster Jinx, que se manteve activa com o EP de Nexus ou a "Liga de Cavalheiros Improváveis" por exemplo, e ainda para o "rei da Linha de Sintra" - NGA, para os mais distraídos - que teve mais um ano com pouca inactividade, muito por culpa da série "Impakto".

A terminar, causará provavelmente alguma estranheza não ter mencionado o disco de estreia do colectivo Tribruto, "Algazarra", (vejo que têm surgido boas críticas), mas esse álbum ainda não foi por mim devidamente abordado, facto que lamento, mas que será certamente corrigido em breve. Outros trabalhos sofrem do mesmo mal, como por exemplo o registo pessoal de Dengaz ou as compilações "Hip-Hop Series".

Melhor Vídeo



Foi já no último mês do ano que "Olhos de Vidro" surgiu em vídeo (isto após integrar o Ep de Dealema em Março), mas chegou bem a tempo de se posicionar entre as melhoras obras videográficas de 2010. Este último videoclip de Dealema e "A Cura" de Orelha Negra foram, para mim, as realizações mais bem conseguidas do ano transacto. Outros vídeos interessantes merecedores de menção: o "Mundo Bizarro" de Maze, o "Sr. Diplomata" de Cacique'97 ou o espalhafatoso "Algazarra" de Tribruto.

Eles vão passar por cá! (parte V) [Editado]

The Alchemist + Oh No (Gangrene):
Hard Club, Porto - 4 de Fevereiro

domingo, 9 de janeiro de 2011

Festival "Às 3 Pancadas" 2011

Após três edições baseadas em batalhas entre MC's e Beatboxers, o festival Às 3 Pancadas (que tem lugar em Barcelos) realizar-se-à novamente por duas vezes em 2011, sendo que em Fevereiro se debruçará num evento ligeiramente diferente do habitual, mantendo o formato original de battles na edição de Agosto.

Sendo assim, até Fevereiro, será produzida uma compilação de 15 músicas, onde qualquer MC ou Beatboxer poderá entrar (se for escolhido, como é óbvio), bastando para isso enviar a sua (uma e só uma) participação por email. No dia do evento, no próximo mês portanto, o cd será apresentado (e vendido no local) com a actuação de todos os 15 integrantes da compilação, sejam eles MC's ou Beatboxers. No mês de Agosto voltarão os confrontos de improviso.

E-mail de participação: as3pancadas@hotmail.com
Data limite de envio: 31 de Janeiro

Às 3 Pancadas no Facebook

sábado, 8 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cálculo amanhã no Círculo Católico de Operários, Barcelos

A Barca D'Arte, uma nova promotora de eventos em Barcelos, vai iniciar a sua actividade cultural com o hip-hop da terra. Cálculo, projecto de Hugo Martins, outrora DST, é a aposta para o primeiro concerto. A 8 de Janeiro, no auditório do Círculo Católico de Operários de Barcelos, espaço recuperado que estará em crescimento de actividades culturais no próximo ano.

Segundo a Barca D'Arte, o objectivo é "dinamizar a cultura da nossa cidade, realizando eventos relacionados com as mais variadas formas de expressão artística".

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Stereossauro - "Até Borras-te Vol.III"

Para começo de 2011 o DJ e produtor Stereossauro disponibiliza mais um volume gratuito da série "Até Borras-te". Com participações de DJ Ride (seu parceiro em Beatbombers), DJ X-Acto, Kristo e Yo Cliché, o terceiro trabalho da saga estende-se por 11 faixas onde só se contempla samples nacionais.

MaBro - "Raízes"

"RAÍZES" é o nome dado pelo mc/produtor MaBro ao seu primeiro avanço discográfico. Um convite em formato álbum a que se viaje pelas diversas ondas musicais que o alimentam enquanto pessoa.
Utilizando o Rap como veículo, Mabro viaja pelo reagge, funk, metal e blues, num trabalho que nasce a partir da fusão de samples, instrumentos e várias colaborações de músicos de Coimbra.

O álbum já está disponível pela módica quantia de 5€!
Encomendas para: Urbisom@gmail.com

Podem ouvir 4 músicas deste álbum em:
http://soundcloud.com/urbisom


O 1º single, "1ª impressão", já se encontra
disponível para download
aqui.

MC Ary: dois vídeos para breve



MC Ary prepara o lançamento de dois videoclips para os próximos tempos. Por agora, fica-se por um teaser do tema "Amanhã é um novo dia" (com Vinil) - editado e filmado (em parte) por um jovem (de nome Diogo Cachouça) da instituição onde trabalha o rapper de origem brasileira -, e ainda umas imagens promo de outro som a sair em breve, "Duro de Roer II".

Facebook:
www.facebook.com/mcaryoficial

Myspace:
www.myspace.com/mcary

domingo, 2 de janeiro de 2011

Orelha Negra - Since You've Been Gone (vídeo)

E que maravilhosa forma de começar 2011, hein?