Stray - "Morde" from Monster Jinx on Vimeo.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
R.D.E. Hip Hop Session @ Pin Up (27/12/2010)


As hostes iniciaram-se quando a casa já estava razoavelmente bem composta (assinale-se o facto de ser uma Segunda-Feira). O público é que se revelou algo tímido inicialmente, mas nada que o calor da festa não fizesse ultrapassar. Com Glowa como apresentador improvisado da sessão, o palco virou um corropio. Passariam por ali (se não nos falha a memória) Kog, Rogg, André 23, T-Raune, Ruela, Bacalhau, Paiva, DTM, Invicta (com o convidado especial vindo de Lisboa Karabinieri), Pikasso, Buli 2B, P1, DJ Santa Fé e ainda o próprio Glowa. Foram mesmo muitos, mas não foi impeditivo de rapidamente percebermos as credenciais que cada um transportava consigo.


Rap & Futebol
domingo, 26 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Reportagem dia 17 de Dezembro @ Hard Club

Uma das noites mais frias do ano na cidade do Porto acabou por se tornar (muito provavelmente) na noite mais quente de 2010. Estranho? Só mesmo para quem não se deslocou à sala 1 do Hard Club na última sexta-feira, dia 17 de Dezembro.
As ruas da Invicta sopravam uma aragem realmente gélida, cortante até, nada convidativa a grandes voltas ao relento portanto. Se houve quem optasse pela recolha no respectivo lar, cedendo à calorosa (e reconfortante, admita-se) companhia da lareira, muitos foram aqueles que arriscaram uma ida ao Hard Club, sem que este necessitasse de emitir qualquer sinal de fogo. Na verdade, o cartaz continha nomes capazes de garantir um espectáculo fumegante do início ao fim, com promessa de um desfecho em labaredas, ou não fosse "Ante Up" a partícula do programa mais ansiada pela maioria da plateia e previsivelmente o momento mais marcante de toda a noite. Mas comecemos pelo... início.






Qualquer descrição do concerto dos M.O.P. neste texto poderá ser escassa tendo em conta o que verdadeiramente se viveu naquela sala! Momentos de pura loucura, de histerismo, de prazer e satisfação absoluto! A entrega do duo foi sublime, assim como a correspondência da plateia, num diálogo que se pode considerar perfeito para qualquer artista. Os sons foram-se desenrolando, tendo sido percorrida a rica discografia do grupo de Nova Iorque e os sons mais célebres da mesma, intercalados por alguns hits de outros artistas como Jay-Z ou Bob Marley. Tal como se disse atrás, a comunicação dos M.O.P. foi exemplar, puxando recorrentemente pelo público, brincando com este, mas não deixando porém de transmitir algumas opiniões sérias acerca do Hip Hop e dos problemas gerais do Mundo. George Bush teve direito a ser “mimado” em uníssono, assim como DJ Premier e Guru. Depressa se ouviu a faixa “Who Got Gunz”, seguida de “Calm Down”. A pedido dos emcees ergueram-se dezenas de isqueiros para a passagem fervorosa de “Fire”.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Primeira aposta da Barca D'Arte: Cálculo

Segundo a Barca D'Arte, o objectivo é "dinamizar a cultura da nossa cidade, realizando eventos relacionados com as mais variadas formas de expressão artística".
Mais informações sobre este e outros concertos da promotora em breve.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Novidades nacionais em vídeo
Realização: Moopie Videos
Instrumental: DJ Gijoe
Álbum "Algazarra"
Realização: Markez236 (Ghettolandia)
Instrumental: Madkutz
Mixtape "NGA vs Madkutz Vol.2"
domingo, 12 de dezembro de 2010
Reportagem: Orelha Negra no Plano B (Porto)




sábado, 11 de dezembro de 2010
Novo logotipo do HIPHOPulsação

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Sábado, 11 Dezembro - Orelha Negra @Plano B

Os ORELHA NEGRA são um colectivo de 5 elementos - Cruz (DJ/ Scratches), Ferrano (Bateria), Gomes Prodigy (Teclados, Sintetizadores), Mira Professional (Samples/MPC) e Rebelo Jazz Bass (Baixo, Guitarra).
Juntos formam uma célula poderosa que debita groove, breaks, samples e loops com a autoridade de quem não chegou aqui agora. Simplesmente contagiante.
O seu som torna-se ainda mais viciante nos espectáculos ao vivo, onde se cria um ambiente de alta sinergia com o público.
Com vários concertos memoráveis na bagagem (Cinema S. Jorge, Festival Sudoeste, Curtas de Vila do Conde, entre outros) e um disco que mereceu os maiores elogios por parte da Imprensa, os ORELHA NEGRA prometem continuar a surpreender.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Novo videoclip: Dealema
Produção vídeo: Riot Films
Faixa: "Olhos de Vidro"
EP "Arte de Viver" - Março 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
30 Novembro @ Hard Club
O Hard Club recebeu na última terça-feira mais uma festa de bom rap. Rap da Invicta, de Lisboa e dos EUA. No fundo, só uma língua foi falada na noite de 30 de Novembro. Desta vez não trazemos o retrato escrito do evento, mas não deixamos de mostrar algumas filmagens do mesmo.
Kilú - "Um outro lado da versão" (2002)

Por iniciativa da Andreia Quaresma (Illegal Promo), o rapper Kilú aceitou descrever - oito anos depois - a fase de confecção do seu único álbum, "Um outro lado da versão". Um disco peculiar do rap nacional, que parece ter marcado muita gente mas que tende muitas (demasiadas) vezes a ser esquecido.
Para todos aqueles que nunca o ouviram na íntegra, segue o link para download gratuito (com o consentimento do artista), assim como o texto publicitário da rubrica em questão.
'Um Outro Lado da Versão' é considerado por muitos um verdadeiro clássco. Um álbum que nos emocionou e faz parte das nossas vidas até hoje, de uma maneira muito especial.
Apesar de ter sido lançado há alguns anos, ainda hoje nos passa um sentimento puro, que só os verdadeiros amantes de Hip-Hop podem sentir.
Quem não conhece, tem agora a oportunidade de ouvir um álbum de culto, de um dos melhores MCs/Produtores de HipHop.
Kilu faz parte da super colectivo de Hip-Hop/Jazz/Soul 'Elefant Soul e já trabalhou com Valete, J.Cap, entre outros pesos-pesados.
Sintam e consumam este álbum, vale mesmo a pena.
Kno - ""Death Is Silent""
"Death Is Silent" é o mais recente projecto a solo de Kno (do trio Cunnilynguists). Com produção integral de Kno, o disco foi editado a 26 de Outubro e conta com o single "La Petite Mort (Come Die With Me)”, lançado recentemente em vídeo, fechando com a faixa "The New Day (Death Has No Meaning)"
Hip Hop in your brain!

Novo som AVC (Haka, Sarcasmo, Spasm & Dj Profail) - Brother Jack (prod. AVC)
Brother Jack (prod. MCF) by AVC Crew
DJ Spark - "Dichotomy"

O já anunciado álbum de DJ Spark encontra-se alojado no bandcamp há cerca de duas semanas. "Dichotomy" é um composto de 20 faixas com alguns convidados: Sky, Eric Najar, Renato Martinho e Liga de Cavalheiros Improváveis.
Aqui fica a press release do trabalho, que seria mais uma press release se não fosse assinada pela Jinx:
Spark é meio hominídeo, meio maquineta. Meio 12", meio Serato. Meio sintetizador, meio bateria.
Completamente DJ, completamente produtor.
"Dichotomy" é o resultado de dois álbuns de que Spark produziu, um no seu computador portátil, outro dirigindo uma orquestra sinfónica, e que colidiram num acelerador de partículas providenciado pelo omnipotente Jinx. Spark proibiu-nos de catalogar o seu álbum com um género musical, mas diversos membros da Monster Jinx sugeriram "Sparkstepnbasshop" como definição para a sua sonoridade. Ou "Serralharia Hop". "Camiãocomlâminasepropulsoresajactostep" também teve muitos votos, tal como "Faíscaunk Espacial".
O conhecido vilão Duas-Caras já se pronunciou fã confesso.
Aviso: Desaconselha-se vivamente a audição de "Dichotomy" por parte de pessoas com problemas de bipolaridade.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Jimmy - Dope Boy (videoclip oficial)
Realização vídeo: Nuno "VideoJunk" Marques
Instrumental: Celso D-Masta
EP "A Caminho da Lua"
sábado, 13 de novembro de 2010
Nexus - "Mercúrio"

Após ter descido à terra e fundado a editora Monster Jinx, o monstro Jinx deslocou-se a Vila de Nova de Poiares, sombria vila do distrito de Coimbra, para recrutar para as suas fileiras o obscuro produtor Nexus.
Hoje, é revelado ao mundo o seu trabalho de estreia, o EP "Mercúrio", que conta com participações de J-K, Haka, Nerve, Stray e Dj SlimCutz (devidamente gravadas no planeta Mercúrio, cortesia das capacidades de manipulação do espaço e do tempo de Monsieur Jinx e dos veículos de viagem espacial amadores que se fabricam secretamente nos montes mais recônditos de Poiares).
Nas palavras de Jinx, "o estilo do Nexus é semelhante à análise microscópica do que acontece quando um termómetro se parte".
creditsreleased 10 November 2010
Produção: Nexus
Artwork: Min
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Valete - Holofotes
Faixa nº4 da compilação "Hip-Hop Series Vol. 2" e música oficial do filme "Quero Ser Uma Estrela". A produção é da responsabilidade do brasileiro Nave e os arranhões foram cometidos por DJ Assassino a.k.a. Nel'Assassin.
DJ Link & NBC - Dá-me Uma Chance (vídeo)
A linha Soul/Funk do disco de estreia de DJ Link está bem estabelecida no primeiro vídeo "Dá-me Uma Chance" com contributo de NBC (onde não faltam as vestes e cabeleiras afro singulares da década de 70).
"Long Play" tem edição marcada para o dia 22 deste mês e na lista de convidados estão, entre outros, Os Funks, João Pina, Marta Ren, New Max e Milton Gulli.
sábado, 6 de novembro de 2010
Jimmy P. - "A Caminho da Lua"

Para já, e para saciar um pouco os ouvidos mais famintos, surge uma breve amostra do single "Dope Boy". Para a semana há mais...
Realização: Nuno "VideoJunk" Marques
Beat: Celso D-Masta
Masterização: Michael Ferreira
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Brand New: Kanye, Talib, Twista & Brother Ali
G.O.O.D. Friday consiste em liberar todas as sextas-feiras (até ao natal) um novo som. Na última sexta, Kanye West deu a conhecer a parceria com Pete Rock, Jay-Z, Charlie Wilson, Curtis Mayfield e KiD CuDi. O instrumental pertence a Pete Rock, que até fez uso de um sample reconhecível noutro som ("Give it to ya").
Year Of The Blacksmith Community Mixtape é uma compilação em formato mixtape que reúne faixas de Talib Kweli, de outros artistas e até produções de fãs escolhidas através de uma competição. A acompanhar Kweli em "1st Time" está Consequence, em cima de um beat gerado por William Diggs (a voz do sample é do inigualável Marvin Gaye).
Correspondente ao próximo disco de Twista (The Perfect Storm), "The Heat" tem bónus: The Chef a.k.a. Raekwon.
A música "Breakin' Dawn" não é nova (fez parte do último álbum de Brother Ali editado há pouco mais de um ano), mas é retratada agora num videoclip, sem o rapper albino, mas onde a capa do disco parece ganhar vida.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Ekilibrio - "Mão na consciência"

AVC - "SóFaixas Vol.1"

Haka é AVC, Sarcasmo é AVC, Spasm é AVC, Profail é AVC.
AVC é o nome que tomámos como nosso, para que nos cartazes dos nossos concertos não aparecesse Haka + Sarcasmo + Spasm + Dj Profail.
AVC é tudo o que fazemos, e quando o fazemos vem para aqui, para o SóFaixas. Aos mais atentos não estamos a trazer nada de novo, e nada do que aqui está é novo, é renovado. Será sempre assim, sempre que reunirmos faixas para isso surgirá um novo volume do SóFaixas, porque isto não é um álbum, não é uma mixtape, não é novidade, são só faixas.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Reportagem: 1ª "Hard Club Hip Hop Sessions" (22/10/2010)

Porém, as festas que se tornaram míticas na promoção da cultura (até porque não só abrangiam o MC'ing, como também as restantes vertentes) teriam a sua última sessão em 2006. Desde aí, as “Nova Gaia Hip Hop Sessions” passaram a ter vida apenas na memória de todos aqueles que as testemunharam e que dificilmente esquecerão o fervor daquelas noites. O Hard Club, esse, por muito que aguardasse por novas edições, acabaria destruído (por razões que o tempo apagou) e abandonado, restando-lhe a bela paisagem do Rio Douro como consolo. Com o edifício não só se ruíram momentos históricos do Hip Hop português como também de outras faunas musicais, fruto do enorme ecletismo do espaço.

E que tal estrear o primeiro capítulo das "Hard Club Hip Hop Sessions" com velhos conhecidos dos antigos serões? Dito e feito. Body Rock Crew (DJ D-One, Deck'97 e Maze), M7, Barrako 27 (com DJ Guze), Sagas (com DJ Nel'Assassin) e Terrorismo Sónico (Mundo e Ex-Peão). Todos estes elementos conheceram de perto (uns mais que outros) o palco de Gaia, e todos eles esperariam, por certo, entrar com o pé direito na nova casa. Dito e feito, novamente. Na pista esteve ainda o colectivo de B-Boys Zoo Gang e, num palco exterior à sala, Mr.Dheo representou as cores do graffiti.


Foi com "Rainha" que se deu a primeira trinca nas palavras apimentadas de Marta Isabel a.k.a. M7. Se havia alguém na plateia que nunca tinha provado o sabor das suas rimas, por certo se alarmou num instante. Insurrecta como sempre, M7 não é mulher de falinhas mansas, bem pelo contrário, facto que pode agradar a gregos mas não a troianos. Já a colega Capicua é o oposto, o que acaba por servir como complemento. Mais cuidadosa naquilo que diz, Capicua também exibiu, por exemplo, a faixa "7 Dias", da sua mixtape "produzida" por DJ Premier. Numa actuação conjunta que teve os seus altos e baixos a nível de correspondência do público, M7 e Capicua contaram com DJ D-One nos pratos e acabaram em clima de festa ao som de "Ooh Wee" de Mark Ronson.

"De Cabeça Erguida" é um dos últimos trabalhos de Barrako, em parceria com DJ Guze, mas o alinhamento não se limitou ao EP, nem podia. "Abraço Forte" foi provavelmente a passagem mais sentida de todo o show, pois teve o condor de fazer Né descer do palco até junto dos seus seguidores e, rodeado dos mesmos, debitou as rimas dessa faixa incontornável do seu repertório. Nota para a interpretação do jovem Koffy Jr. (do colectivo trofense TRF) em "No Fundo (Do Túnel)" e para o êxtase e interacção constantes com o público em outras faixas como "Bla Bla Bla". Antes da retirada de Barrako 27, eis que dispara o som que todos aguardavam ouvir naquele preciso momento: "Saudoso Hard Club", pois claro. A plateia fez Né sentir-se verdadeiramente em casa, o que o deixou visivelmente feliz e emocionado e com o ego elevado. A prová-lo está a tirada a dada altura do concerto: "Depois de Dealema, eu fiz o melhor álbum português!".

Sagas não trouxe alguns clássicos do seu primeiro álbum a solo, como "Anjo de Luz" ou "Quem És Tu?", mas também desvendou músicas novas. Uma delas, com base instrumental de DJ Ride, conta com um refrão que foi particularmente bem acolhido pelo público. Todo o concerto de Sagas foi pautado por uma animação constante, tendo o MC caído nas graças da plateia pela energia e boas vibrações disseminadas pelas suas canções. No rap de Sagas não mora a rima de teor sexual nem de estímulo à violência, reina antes a mensagem positiva e alegre. Mundo Segundo foi o convidado de honra de Sagas Demolidor para uma breve participação. Já o Sr. Alfaiate foi "obrigado" a participar numa batalha (aparentemente ensaiada) com o percussionista. Bom concerto de Sagas que atingiu um dos pontos altos com a malha "Som Pesado" (do álbum de Assassino "Reconstrução").

Por muito que se diga que o concerto foi inebriante, enérgico e empolgante, faltarão palavras para descrever a parte final do mesmo. Mundo e Ex-Peão tinham dado por terminado o alinhamento, mas a plateia não queria arredar pé do recinto, muito menos deixar de ouvir a dupla. Ora o desejo de um grupo de ferrenhos adeptos parecia só um: "Lei das Ruas". Desejo concedido, a música foi, não cantada, mas sim berrada a plenos pulmões: "Esta é a lei das ruas, filhos das p*tas!" Este ambiente escaldante deu azo a um endiabrado moche na frente do palco. E foi assim, em brasas, que terminaram as actuações. Daí em adiante a música voltou a rodar nos discos de Body Rock Crew.

sábado, 23 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
"Hard Club Hip Hop Sessions"

- Sagas e DJ Nelassassin
- Barrako 27
- Body Rock Crew (Deck97 + D.One + Maze)
- DJ Guze
- M7
- Mr.Dheo (graffiti)
- ZooGang (breakdance)
- host: Maze
Entrada: 10€
Das últimas "Hip Hop Sessions" (2006) no velho espaço, em Gaia:
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Ripshop - "Hood Luv/Outta Jail"
Será um nome desconhecido para meio mundo, mas Ripshop entrou no jogo ainda na década de 90. "The Authenticity" é o seu mais recente álbum, numa aliança com o produtor Reel Drama. Recente é também o duplo vídeo para as faixas "Hood Luv" e "Outta Jail".