terça-feira, 28 de dezembro de 2010

R.D.E. Hip Hop Session @ Pin Up (27/12/2010)

Desde o início das actividades aqui do HIPHOPulsação que estamos habituados felizmente a assistir a grandes concertos com gente de nome cimentado na praça do nosso hip hop e até com algumas vedetas internacionais. Dia 27 de Dezembro de 2010, no Pin Up (onde já vivemos belas festas), foi diferente. Auto-propusemo-nos para ver um concerto com rappers que buscam um maior reconhecimento no movimento. Descermos as escadas do Pin Up foi, nesse dia, descermos literalmente a uma das alas onde se desenvolve algum do mais underground rap da área do Grande Porto. Moveu-nos a curiosidade de sentirmos o que estes rappers andam a arquitectar, a disposição de vivenciarmos a pureza de um ambiente mais familiar e fizemos gala de marcar presença nesta festa com o objectivo de nos descentralizarmos dos grandes eventos em que muitas vezes se repetem os mesmos nomes em cartaz e, claro está, tivemos o vincado propósito de darmos um aplauso de incentivo a toda uma nova geração nortenha que está a despontar.

RDE. A sigla intrigou-nos e desvendá-la foi uma satisfação: Rikos De Espírito. Na verdade, RDE é uma vasta família que compreende elementos de várias origens geográficas, unidos obviamente por uma grande causa comum: o hip hop. O conceito é bom pois promove a união (algo que muitas vezes falta no seio do movimento) e ajuda a que todos possam desenvolver o seu trabalho em conjunto, permitindo a que cada um individualmente obtenha, desde logo, de outros as impressões sobre aquilo que trabalhou.

As hostes iniciaram-se quando a casa já estava razoavelmente bem composta (assinale-se o facto de ser uma Segunda-Feira). O público é que se revelou algo tímido inicialmente, mas nada que o calor da festa não fizesse ultrapassar. Com Glowa como apresentador improvisado da sessão, o palco virou um corropio. Passariam por ali (se não nos falha a memória) Kog, Rogg, André 23, T-Raune, Ruela, Bacalhau, Paiva, DTM, Invicta (com o convidado especial vindo de Lisboa Karabinieri), Pikasso, Buli 2B, P1, DJ Santa Fé e ainda o próprio Glowa. Foram mesmo muitos, mas não foi impeditivo de rapidamente percebermos as credenciais que cada um transportava consigo.

Então eis o que sobressaiu: a coolness de Kog, a ambição de Rogg, a alegria de André 23, a firmeza de T-Raune, a consciência de Ruela, o swing de Bacalhau, o hipnotismo de Paiva, a pujança de DTM, o lirismo de Invicta, a paixão de Pikasso, a garra de Glowa, a curtição de Buli 2B e o empenhamento de P1. Estes três últimos tocaram em conjunto e verificou-se que de todos possivelmente serão aqueles que mais experiência possuem em palco, o que lhes permitiu captar melhor a atenção do público. A música debitada fazia parte dos trabalhos individuais de cada um ou mesmo temas de futuros projectos, bem como sons de compilações em formato mixtape como “Tudo Cá Para Fora”, que já conta com dois volumes.

Todos, sem excepção, que ali actuaram necessitam evoluir muito mais, quer em termos de trabalho musical como rappers ou produtores, quer em termos de labor em palco, de modo a puderem reclamar uma maior atenção de toda a comunidade hip hop nacional. Porém, como diz o poeta espanhol António Machado “o caminho faz-se caminhando”. Salvaguarde-se, no entanto, a riqueza de espírito de todos relativamente ao apreço evidenciado pela cultura hiphopiana. Perpassaram um flagrante amor ao hip hop e isso diz muito da tal riqueza de espírito que veiculam. E numa crise de valores como a que hoje em dia vivemos, possuir esse tesouro de alma e compartilhá-lo com os demais é de uma grande dignidade. Com humildade, com sacrifício, com trabalho e persistência, com “sangue, lágrimas, suor” como diz Chullage, todos podem lutar por atingir um patamar mais alto. Os grandes nomes de hoje em dia do rap nacional passaram precisamente por todas as situações e experimentaram todos os sentimentos que estes estão agora a passar. É só ouvirem “Retrospectiva de um Amor Profundo” de Sam The Kid, por exemplo. Dia 27 de Dezembro de 2010, no Pin Up, ouvimos de todos eles o tema que talvez sem darem conta tocaram, na verdade, em uníssono: a “Perspectiva de um Amor Profundo”. Oxalá evolua com o tempo para “Realidade...”. Por último, enviamos uma saudação especial à Rita, ao Pikasso e ao Glowa pelo acolhimento que nos dispensaram!

3 comentários:

  1. R.D.E. - DE NORTE A SUL SEMPRE A MANTER A FÉ!!!

    ResponderEliminar
  2. e isso familia, RdE a caminhar entre a verdade e a mentira mas sempre firmes. one love e poena eu nao ter ido a essa festa mas em lisboa tive sempre com voces. big up familia
    Prodigio

    ResponderEliminar
  3. e é isso mano que precisamos....o paoio de estarmos sempre juntos mesmo que distanciados...

    ResponderEliminar