sábado, 16 de janeiro de 2010

Rap Moçambicano

Moçambique é um país que, à semelhança dos outros países africanos de língua portuguesa, me fascina imenso. São as belezas naturais, é a literatura, a cultura, a miscigenação, é a música, o rap. Sempre fortemente comprometidos com a consciência política e social do seu povo, os melhores rappers moçambicanos transmitem uma força e uma coragem raras de encontrar na música. Ainda ontem no Jornal de Notícias, Agostinho Santos afirmava que os "artistas têm que ser locomotivas de reflexão". Ora é lapidarmente isso que fazem alguns rimadores do país onde nasceu Eusébio da Silva Ferreira. O rap moçambicano tem valores de grande nível no panorama do Hip Hop Lusófono e eu admiro e gabo-lhes a enorme qualidade. Há uns tempos escrevi sobre o rapper Duas Caras e agora deixo uma pequena amostra daquilo que se vem fazendo por aquela extremosa terra:









2 comentários:

  1. Gostei muito da música do 2Caras na compilação Poesia Urbana Vol. 1. E uma vez vi o Azagaia ao vivo, na Casa da Música, também gostei muito.

    Olhem descobri este vídeo (já com mais de 1 ano) no Youtube, de uma música que junta um grupo de blues, Elektrik Mud Kats, e o Chuck D e o Common:
    http://www.youtube.com/watch?v=4glc_87qxsQ
    Nunca tinha ouvido falar disto, e ainda não encontrei nenhuma informação acerca de que álbum é que esta música pertence. Se souberem de alguma coisa, digam aí...

    Obrigado e continuação de bom trabalho, eu continuo atento ;)

    ResponderEliminar
  2. Era a "Geração TV", certo? Também gostei. Aliás, grande compilação! Já nem sei ao certo quais os motivos, mas faltei a esse concerto do Azagaia, com muita pena minha. Era o Festival Mestiço, não era? Tenho ideia que o Sempei chegou a ir... mas eu não fui infelizmente.

    Xi, fiquei maravilhado com essa música com o Chuck D e o Common! Nunca tinha ouvido também! Portanto, não faço a mais pequena ideia sobre onde isso pertence...

    Obrigado pelas palavras... e pela tua atenção! ;D

    Abraço!

    ResponderEliminar