domingo, 25 de julho de 2010

Reportagem: Concerto de Simple (23/7/2010)

Arrumámos, na Sexta-Feira à noite, um tempinho para nos deslocarmos a Leça da Palmeira, no sentido de acompanharmos as incidências de um concerto de um rapper por quem os autores deste blog sentem uma indisfarçável simpatia e admiração: Simple.

É verdade, o mestre-de-cerimónias leceiro abriu a primeira parte do espectáculo da banda reggae da mesma região – Souls of Fire – e teve o agradável gesto de nos convidar a marcarmos presença naquele momento certamente importante para ele. O caso não era para menos: Simple actuava na sua zona e para bela surpresa nossa teve a chance de mostrar a sua música a uma audiência vastíssima. O recinto estava apinhado de gente. Ok, muitos nem conheceriam o Simple e estavam ali unicamente com o propósito de verem a banda cabeça-de-cartaz. Mas olhando para aquilo que Simple fez em palco, muitos terão ficado agradavelmente surpreendidos com a performance dele.

Simple, acompanhado por DJ SlimCutz e por Redoptic, trouxe uma nova luz ao olhar perplexo dos que desesperavam devido ao atraso das emoções que pretendiam usufruir com a chama da paz, amor, união e respeito de Souls of Fire. Todavia, Simple fez ecoar nas colunas de som esses predicados também. Estreando o seu concerto com uma acappella, muitos terão sentido na alma a sensação que Fernando Pessoa eternizou através dos versos: o que no início terá sido estranho para o público posteriormente harmonizou-se e entranhou-se bem fundo neles. Orgulhosos filhos da terra, os três artistas em palco exibiram radiantes o seu hip hop aos conterrâneos.

Simple calcorreou alguns temas da sua mixtape, mas não apresentou “Velha Escola” para tristeza do Sempei! Destaque para a dedicatória que fez à família, particularmente às mulheres da sua vida – filha, mulher e mãe. Um refrão inspirado nas palavras da mãe de Simple gerou um dos pontos altos da noite, com muitas pessoas a cantarem em uníssono com o MC: “Quando eu era puto/ O que ouvia mais/ Vadio, vagabundo/ Não sei a quem tu sais”. A empatia foi instantânea! Terá sido pela identificação com a situação?...

A fechar, Simple teve ainda tempo para um freestyle, numa noite bem agradável, com muitas pessoas na festa, num concerto ao ar livre, em que ele aproveitou de forma excelente a oportunidade de actuar verdadeiramente em casa.

2 comentários: