segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mind da Gap - A Essência (crítica)

Mind da Gap está de volta às lides discográficas com o álbum “A Essência”, que tem etiqueta da Meifumado e conta ainda com o apoio da Antena3. É o regresso de uma das bandas históricas do rap português que, ao longo do tempo, muito tem ajudado a alicerçar a cultura Hip Hop no nosso território. Ace, Presto e Serial continuam determinados em fazer viver saudavelmente a cultura que representam. “A Essência” é a prova disso.

O disco inicia com o tema “Só Pra Ti” dedicado àqueles que se sintonizam, tal como Mind da Gap, no modo alternativo, já que é aí que encontram um significado real para as suas vidas. Segundo o grupo, a felicidade brota de se ser original, de se escolher a direcção e de se ter a coragem de se lhe manter fiel. Serial brinda-nos com uma deliciosa ambiência capaz de nos fazer furar as nuvens e de nos colocar no pico de uma estrela.

Se o Hip Hop é um movimento, então este “Não Pára”. Celebra-se aqui a cultura e realça-se a sua vitalidade e solidez, devido aos muitos guerreiros que lutam por ela e que honradamente a defendem. Em todos os elementos, ainda há muito para criar e por explorar. A missão está traçada e o troféu é a evolução. A participação de Valete, nesta faixa, transforma-a num autêntico morteiro para os odiosos do Hip Hop. Na verdade, Valete acentua a grande ironia e a factual mudança que ocorreu na sociedade portuguesa e que se verifica igualmente no Hip Hop, nomeadamente na forma de ver o movimento e nos preconceitos que foram desfeitos. As palavras de Ace, Presto e Valete, com o auxílio de Serial na MPC, rebentam com qualquer barreira que possa ser colocada ao Hip Hop!

Fica claro que o movimento é um amor de todos os dias. Mas a própria vida também o é. Isso mesmo está explícito no tema “Carpe Diem”, em que se assinala que cada momento nesta Terra deve ser sagrado. Para que vingue a aura celestial, a cabeça é nevrálgica nesse processo, é mesmo a melhor máquina há no mundo. É ela que nos deve impelir para a acção porque o tempo não tem paciência para aguardar por ninguém. Sem dúvida que o trio cultiva em si a inflamação da alma!

Modo de vida, missão em acção... “O Eremita” em plena labuta. Ace empreende uma análise às vicissitudes do escritor de versos, aludindo naturalmente ao elogio do poeta. O entrelaçar de dedos entre os artesãos de rimas e o público pode ser entendido como uma espécie de comemoração espiritual que se reveste do maior simbolismo e da maior solenidade. A batida proveniente das mãos pensantes de Serial é linda, o que faz resplandecer ainda mais esta malha. A vibração conscienciosa indica-nos que o poeta é um ser diferente, especial, sendo prendado com a graça dos deuses.

“Todos os Dias” é uma viagem pelo ritual humano. As dicotomias que nos assaltam, a visão da inesgotável roda do mundo que não pára, o pessimismo que vaza os corações e que fica a comandar as pessoas. Sobre um calmo instrumental, Ace e Presto debitam os seus pensamentos, frisando com maior impacto a exigência para as pessoas colocarem em prática o seu juízo crítico.

O confessionário perfeito afinal não está nas igrejas. Não só para exorcizar fantasmas, aliviar as consciências pelo pecado materializado ou encontrar a paz interior, a música é a via mais directa para falar com Deus. Neste caso, em Mind da Gap, para falar com a deusa. No fundo, esta canção proclama a “Sintonia”, a soma de todos os pedacinhos valorosos, que unidos perfazem um grande bom. Tudo isto explanado em mais uma batida de Serial que nos faz andar em órbita pela galáxia. Demais!

Porque é difícil esquecer quem nos esquece, Mind da Gap aponta o dedo e fala olhos nos olhos a quem promove a futilidade social, ao invés de valorizar quem, de facto, merece. Todavia, o tempo – o grande juiz que decide quem ficará para a posteridade – encarregar-se-á de separar o trigo do joio. “Votados ao Esquecimento” acentua também a mais-valia em se ser politicamente incorrecto em detrimento do ser-se hipócrita e cínico no formalismo pindérico do «sim, senhor».

Na senda dos sons mais introspectivos de MDG surge «Como Conseguem?». Ace e Presto parecem empoleirar-se numa das galerias da Assembleia da República e do alto da sua razão reprovam a falta de decoro de alguns políticos. O questionamento da falta de ética e de consciência são dois cartões vermelhos firmemente exibidos à classe política que, neste tema, fica verdadeiramente com as orelhas a arder!

Mas como a vida não são só chatices, é sempre bom tornear o colapso cerebral através do prazer. “Faço a Festa” é uma demanda do corpo e é um implícito lema de Mind da Gap em concertos. Eles fazem a comemoração em palco como se não houvesse amanhã. Ressuscitada a mente e retemperado o corpo, estão reunidas as condições para penetrarmos fundo no interior do coração. A propriedade mais latente, o sumo mais vitamínico, a dose de morfina mais forte que podemos receber: o amor – traduzido como “A Essência”. Com a participação especial de Maze e com mais um brilhante diamante polido por Serial, esta canção exalta os benefícios da melhor coisa do mundo que é capaz de funcionar como um bálsamo para o espírito, uma fonte de energia, o melhor combustível para a vida. «O amor é livre, essencial»!

A temática revolucionária continua saliente no discurso dos rimadores. “Não Me Habituo” é o repto para a revolta, para a (re)acção, rumo à evolução. Serial demonstra também que não se resigna com batidas de baixo nível e apresenta nova bomba sonora, na qual os rappers se mostram inconformados perante várias situações da vida. Pela via do activismo mais radical, Mind da Gap mostra novamente a sua fibra e a sua pujança. Intitulando-se “Guerreiros”, marcam no éter a sua posição e mostram sedução pelo poder da luta. Em síntese, artistas destemidos pois contam com a melhor das armas: a música.

“Marcas”, que fecha este disco de Mind da Gap, conta com um sample fantástico que muitos reconhecerão duma canção clássica das rimas e batidas portuguesas. Trabalhando naturalmente o sample à sua maneira, imprimindo-lhe o seu cunho pessoal, Serial engendra um instrumental com o poder de fazer levitar uma bigorna. Os rappers cristalizam no beat a retrospectiva do caminho que tomaram desde há 17 anos. Com frontalidade, pureza e realidade, ouvimos o rabiscar da cosmologia de Mind da Gap, sustentada na complementaridade entre as três individualidades que compõem o colectivo. Um som que fecha em beleza o álbum.

Concluído o périplo por “A Essência”, apraz referir o grande regresso de Mind da Gap. Fiéis a si próprios, espalhando o amor pela cultura Hip Hop, trazendo rimas e batidas de excelente qualidade, o trio pode almejar o melhor dos acolhimentos por parte dos ouvintes. “A Essência” é mais uma demonstração da maturidade artística do trio e consequentemente é mais um álbum que ajudará o rap português a atingir uma maior projecção. Num outro plano, o título deste disco e todo o design fazem igualmente emergir uma ideia de infindável dedicação e amor ao Hip Hop português, por parte de MDG, independentemente do que o futuro possa reservar. Afinal o Hip Hop será sempre um universo com uma esquina por encontrar, com um caminho por mapear, com uma luz por admirar. Serial, Ace e Presto voltam em excelente forma, reforçando a sua condição de guardiões da essência do Hip Hop português.

20 comentários:

  1. Os meus parabéns pela excelente crítica. Não por falar bem, não pelos elogios (que obviamente nos agradam e enchem o ego, e que agradecemos) mas pela informada e bonita forma como está escrita. Não tenho por hábito seguir as críticas (17 anos de críticas ignorantes já pesam), mas mesmo quando leio uma crítica em que nos são feitos elogios pelos "motivos errados", fico chateado. Não acho fantástico o ler elogios ao nosso trabalho se depois dizem algo do género: é tão bom que até me pareceu blablabla daquele grupo blablbaa.. Aqui, li elogios e/ou cumprimentos à nossa "arte", de alguém que sentiu o que ouviu, que percebeu o que ouviu. No fundo, que está em sintonia. Os meus (nossos) sinceros parabéns.
    paz
    ACE

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que regressam em grande!

    Confesso que foi uma surpresa muito agradável, este album e digo surpresa por não saber bem o que ia sair.
    Aqui há uns dias, a mostrar a um amigo o comentário foi: É mind da gap! Se a crítica me pareceu em tom depreciativo eu consigo vislumbrar o quanto isso é bom, a manutenção da identidade Mind da Gap, que, em minha opinião, tinha ficado mais desvanecida em registos anteriores.
    Este, e como se diz aqui, reflecte um hip hop amadurecido e com um horizonte claro daquilo que se pretende e provavelmente (a avaliar só pelo arranque) com mais sucesso.

    Parabéns pelo excelente trabalho a todos os niveis!

    É certinho ouvir esta essência no Hora H!

    ResponderEliminar
  3. parece que "ajudou" e participou na elaboração de mais uma obra de arte tal é a sintonia...

    ResponderEliminar
  4. Excelente review Druco, sem dúvida.

    Pelo que ouvi, este disco tem tudo para receber boas críticas.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  5. Ace, obrigado também pelas tuas palavras! Fico contente que tenham gostado tanto do que eu escrevi quanto eu gostei do álbum. "Sintonia" é mesmo a palavra perfeita. Parabéns pelo disco e o maior dos sucessos! Obrigado por passares por aqui.

    Pedro, não estava a par desse teu programa! Quanto tiver mais tempo tenho que ver melhor isso.

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. Eu também não conhecia o teu blog!

    Estamos sempre a actualizarmo-nos!

    Força aí!

    ResponderEliminar
  7. ia curti bue do album granda cena liricas metricas tem tudo o album xeio de mensagein e ademostrassaon no son com o valete...este mano tem de sacar este ano o duplo album homolibero...isso eque vai rebentar con toda cena...etambein fico a espera da mixtape do xeg egotriping previsto par ao dia 30 fico a espera grande abrasso desde o norte da espanha ...

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, Mikelo. Obrigado pelas palavras!

    Pedro, vou adicionar o Hora H aqui aos links do HHPulsação.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  9. obrigado ati druco por esstar hay a ressponder e mantener este xeitosso blog ia aparte deixo aquim o link para descarregare novo ep do maze que desconhessia --- Homem em Missão todo meu apoio pa o mano http://www.mediafire.com/?dzmym5zwizw

    ia para ouvirem un anticipo

    Maze - Homem em missão(link p/ download)

    http://www.youtube.com/watch?v=jc8xipkrKBQ

    ResponderEliminar
  10. ia enganeime este ep e do 2006 confussaon minha...maze (dealema)Homem em Missão ...deixo maiss on som do maze que desconhessia

    Dealema (Maze) - Mundo bizarro 2008

    http://www.youtube.com/watch?v=e2toCplbxMM

    ResponderEliminar
  11. A critica foi bem construida foi preciso uma boa dedicação ao Album para "sacar" isto tudo.

    Na minha opinião cada album que sai de MDG ficam mais vazios. A partir de Suspeitos do Costume foi sempre a descer..

    Como diz o Deau ".. Primeiro ficaram "Todos Gordos" depois deram nos com "Sapatilhas".

    Por fim e acima de tudo Parabens pela força e uniao dos 3 Srs da Velha Escola.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde pessoal haber si algem pode responder...eu gosstaba de saber....como caralho e que se filtro por a rede o cd mind da gap a essencia...uma semana antes de estar a venda o nas lojas xa aprobeito algeum tem a nova mixtape do mc xeg egotripping...cumprimetos.

    fesh@:
    att todos gordos eo classico primer som que ouvi dos mind da gap tem bueda metricass liricass...axo que ate eo o melhor som de toda discografia dos mind da gap messmo aserio o melhor clip que vi da tuga ate agora foi todos gordos dos mind da gap....

    ResponderEliminar
  13. É verdade Mikelo. O EP do Maze já tem uns anos, mas de qualquer das maneiras é sempre bom relembrar ;P

    Quanto ao cd dos MDG, ele saltou para as lojas portuguesas esta segunda-feira. Desconheço se se sucedeu o mesmo aí em Espanha. Também não estou a par sobre se está na net ou não :D
    Em relação ao Xeg, pouco mais se sabe além de que está previsto sair amanhã...

    Fresh, como é óbvio, cada um tem a sua opinião. Quanto ao que referes, eu compreendo que seja difícil manter o mesmo nível durante quase duas décadas. Há-de haver sempre fases inconstantes, todo o bom artista passa por isso.
    Focando especificamente neste novo álbum, não me parece que seja tão vazio como dizes. Acho até um álbum bem mais maduro do que o "Edição Ilimitada", com uma sonoridade mais condizente com a 'essência' de MDG.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  14. boa noite pessoal obrigado pela tua respossta sempei...ia esstaba ver messmo asim curti bue do ep...na espanha nunca nas lojas...vi cedes da tuga nen na oldschol donde abituu comprar cedes ropa etc era boa comprar os cedes originais dos meus mc,s preferidos da tuga agora ver si amanha sorte...e arranxa algem o link da mixtape egotripping....tem de sair a perfessaon aprobeito...e vos recomendo a todo aquel que quessere passar pela sitte do meu mano de algarve reflect pinto,...de armacao de pera do colectivo kimahera este gaixo ta bater muinto forte tem muinto talento xa con un so album ultimo acto...ganho un bom posto dentro da tuga y agora tem novos soms soltos para descarregare desde sua sitte como a minha historia dizme quantas veces e o track o que resta que sai na nova mixtape do gijoe palabra de musico nada mais pasem pela sitte do meu mano reflect e comentein taiss a bontade teve a sorte de conhesserlo en pessoa no 2004 en armasao de pera e un grande gaixo http://www.reflect.com.pt/ cumprementos...

    ResponderEliminar
  15. algem tem ai pa pasar a mixtape do xeg egotripping'?,l

    ResponderEliminar
  16. Sim Mikelo, conhecemos o Reflect e vamos atentando na sua carreira. No Algarve têm surgido várias iniciativas, e o Gijoe tem sido dos grandes impulsionadores da zona.

    Quanto à mixtape do Xeg, já se sabe que só estará disponível no dia 20 de Maio. Por isso sossega rapaz. Há-de chegar :D


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. ola boa noite rapassiada....ia este -be a ver no myspace do xeg...ia ainda nao disse nada ove un puto que foi a loija ianda nao esta disponivel teins a ssertessa que vai sair no dia 20 sempei??0ionde caralho vieste a notissia?¿fico a espera que deia a dica o xeg no myspace o puto haber o que ele diss ia tu morass no algarve messmo na zona de armasao sempei??,ele o pinto mroaba en alcantarilha cuando era un putinho logo mas grande fico a parar en armassao..ia o gijoe tem muinta classe na suas produsoins fassen bon conjunto nos trabalhos reflect gijoe messmo pegadisso acredita....eu essto aber si para o braum vola ter de volta armasao..ia ver si veixo o pinto gostaria de falar con ele de novo en pesso xa o teve no email ia gora sigo mandando dica sapra sua sitte...obrigado sempei por estar hay...ia temos de agranda r atuga muinto maiss...ate amanh arapssida fica bem sempei one love).

    ResponderEliminar
  18. xente olhai que encontrei no otro dia,,,pela youtube david feat xeg un som que fas dedicatoria aseu ermao pequeno que esta duente....granda emosao e xeio de semtemento algem sabe si este puto tem alguma maquete'?:.deixo aquim o link...DEDICATÓRIA DAVID.FEAT. MC XEG.wmvhttp://www.youtube.com/watch?v=BMUJcZZIAKk&feature=related

    e messmo pena minha de nao ter registro o myspace pa falar con o xeg valoro muinto seu trabalho...

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde pessoal xa sai de duvidass.tinhas rassao sempei am xitape do xeg e pa sair no dia 20 de mayo xa a te tem o tracklist feito ficou xeitoso espero experimentar bue da mixtape que seixa de calidade aquim deixo a sitte da notissia ...para comentar o que seixa grande abrasos manoss

    http://lisbonus.com/blog/?p=295&cpage=1#comment-570

    ResponderEliminar