quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pedaço de Saudade: 7PM



"Directamente de gizéh"

7PM foi um colectivo de Hip Hop, proveniente da cidade da Maia, que gozou de alguma popularidade há uns anos atrás. Os 7 Pecados Mortais (7PM) eram formados por seis elementos: quatro MC's (XeX, Rodrigo a.k.a Sinistro, Fresco e Mago) e ainda dois DJ's (Overule e Madflava).

O grupo iniciou-se em 1998, na altura ainda com sete elementos (conhecidos do break e do graffiti), e começaram (já só com os seis definitivos) a participar em várias compilações e projectos alheios. O início do novo milénio eternizou o primeiro trabalho dos 7PM. Não será difícil imaginar a dificuldade da formação em editar um disco naquela época (se ainda hoje o é... - mormente para os artistas de Hip Hop). "... À última da hora" foi gravado na Associação Recreativa de um bairro maiato e lançado em edição de autor em Janeiro de 2000. Trabalho que levou progressivamente a música do grupo a vários ouvidos, até serem convidados para a primeira compilação de rap nortenho: a "Roka Forte Vol.1". Dois anos volvidos, os 7PM regressaram em formato mixtape, no registo "Das palavras aos (pr)actos". Os dois DJ's da equipa formavam paralelamente os "D'Artefaders". E foi mesmo DJ Overule juntamente com DJ Madflava a selar o ritmo deste último trabalho.

Os 7PM findaram há anos, mas deixaram um legado musical que, apesar de curto, muito satisfez quem o ouviu. Orgulhosamente da Maia, era em Nova Gaia que, segundo os próprios, recebiam alguma animosidade nos concertos que por lá realizavam. Curioso o facto de, a dada altura, se saber que a primeira maqueta do colectivo andava a ser pirateada em países africanos.

7 comentários:

  1. Depois culparam o pessoal de Gaia pelo suposto mau ambiente vivido no rap nortenho e o Mundo deu cabo deles no álbum do Ace

    ResponderEliminar
  2. "Sorria está na Maia" ou em Gaia ou em qualquer lado, era assim que devia ser... Essas zangas e tal são sempre dispensáveis. Mas ainda bem que isso já faz parte do passado. Outros tempos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Txii eu adorava este grupo... já não ouvia falar deles há montes de tempo!

    É uma pena terem acabado...

    ResponderEliminar
  4. Havia muito pessoal que os curtia. Não sei porque acabaram, mas já lá vai um tempo :P

    Penso que, de todo o grupo, de quem se ouve falar mais actualmente é do DJ Overule :P

    ResponderEliminar
  5. Hey...ultimamente não tenho ouvido! Mas grande post, para recordar! Foi dos primeiros álbuns que comprei (na altura na King Size!). Ouvi muitas vezes cada música! Marcaram mesmo o meu início no Hip-Hop! Tinham sons bastante bons...e é mesmo como disseste, construir, produzir,gravar e lançar um álbum naquela altura não era nada, nada facil...E mesmo a difusão era muito mais dificil...a internet não era tão abrangente e ainda não fornecia tantas ferramentas como actualmente! E parecendo que não, já tem 10 anos...como o tempo passa! Yep, o Overule é, provavelmente, aquele de que mais se ouve falar...se bem que há um ou dois anos ouvi umas coisas do Xex na internet... E o álbum original, infelizmente, já não sei onde anda...o habito de emprestar albuns dá isto!
    Boa memória!

    Abraço

    Oráculo

    ResponderEliminar
  6. O post foi mesmo para relembrar 7PM, porque tenho noção que tinham bastantes admiradores :P

    Para alguém que está a iniciar-se no Hip Hop e quer editar um disco as coisas nunca foram fáceis. É preciso muita sorte também. Há uma década atrás então nem se fala :P Em relação à internet tens toda a razão, obviamente.

    Pois, por acaso não ouvi XeX a solo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. boas,

    se alguém tiver este álbum em formato físico estou disposto a pagar fixe por ele. se alguém estiver interessado em vender que responda a este comentário.

    obrigado

    ResponderEliminar