sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bronx Resiste Soalheiro (B.R.S.)

No Bronx, nos anos 70, havia falta de tudo. Falta de humanidade, falta de cuidados básicos, falta de oportunidades, falta de sonhos. Em excesso só havia o cinzentismo, a degradação, o amontoamento humano, a pobreza, o crime, o desnorte, o calor dos incêndios que carbonizavam as torres de cimento. Eis que nesse lugar que Deus se esqueceu de abençoar, reconheceu Ele o erro, deu a mão à palmatória e possibilitou que lá nascesse algo tão mágico como a cultura Hip Hop, que constituía a resposta para a transformação não só do Bronx mas do mundo!

De um sítio sem vida, depressivo, onde imperava a desgraça, emergiu um movimento disposto a querer dar a volta à situação. Cambiar um contexto extremamente negativo em algo positivo e produtivo através da arte. Da música, da dança, da pintura, mas também promovendo o clima de paz, de festa e de solidariedade entre todas as pessoas. Alimentando-se a consciência, usando-se a inteligência, a criatividade, fazendo-se uso do livre pensamento e espírito crítico. Isso conseguiu-se. A isso chamou-se (chama-se) Hip Hop.

Ele humaniza, ele é uma oportunidade, uma forma de estar na vida, uma expressão pessoal, uma dinâmica colectiva. Ele potencia o sonho, ele é colorido, é elevação, dignidade, riqueza, orientação, calor social. O Hip Hop é arte. O sol nasceu um dia no Bronx porque era da mais elementar justiça que assim fosse. O sol quando nasce é para todos mas mesmo tendo nascido mais tarde no Bronx, este solidariamente e numa prova de grandeza foi um cristal que direccionou os raios solares que aí se originaram para todo o globo. O Hip Hop foi sol a nascer no Bronx. Lá, ele nunca mais deixou de brilhar. Resiste!


É por isso que aqui é o Bronx também. O Bronx é no Porto, é em Lisboa, é em Braga, é em Coimbra, é no Alentejo, é no Algarve. Também aqui houve nuvens prenhas de negatividade, continuará a haver esse metafórico algodão negro no céu, mas o Hip Hop será sempre mais forte para romper por entre tudo, de modo a dar-nos a luz que precisamos. O colectivo B.R.S. (Bloggers Reign Supreme) principia agora a sua actividade, existindo para dar unidade e consistência ao plano traçado há quase 36 anos, de modo a que o Hip Hop, esse astro celestial que nos é essencial para a vida, resista e resplandeça intensamente. Aqui. No Bronx. No mundo.

4 comentários:

  1. BOM... MUITO BOM...;)

    1 ABRAÇO

    DIZZY - SOM MUDO

    ResponderEliminar
  2. Obrigadão, Dizzy! :)

    Grande abraço! ;)

    ResponderEliminar
  3. Hey!

    Gostei mesmo de ler! Bem construído e pensado...e claro, bem escrito como já é habitual!
    Força!

    Abraço

    Oráculo

    ResponderEliminar
  4. Boas, Oráculo! :) Muito obrigado pela tua dica! Mesmo! ;)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar