domingo, 5 de setembro de 2010

Reportagem: GSM Fest 2010 (4-9-2010): Mind da Gap, Berna, Sonoplastia, Contrabando88, entre outros

Mais uma vez, batemos o pé na porta e seguimos rumo a Galegos Santa Maria, em Barcelos, para reportarmos mais um festival por aquelas bandas. Louvável que em três semanas tenham ocorrido outros tantos eventos musicais naquela cidade. Em todos eles, o Hip Hop esteve presente. Barcelos e todos os responsáveis por estes espectáculos estão, desde logo, de parabéns por estas iniciativas que, no fundo, animam culturalmente não só a cidade, em particular, mas toda a zona norte igualmente.

Chegámos a Galegos com algumas dificuldades. Conhecíamos o centro de Barcelos mas foi-nos algo difícil descobrir o Estádio das Devesas, onde se realizaram os concertos. Como quem tem boca vai a Roma, depois de uns quantos pedidos de informações, encontrámos finalmente o local. Por volta das 21 horas, o ambiente era ainda calmo mas já algumas pessoas circulavam pelas redondezas. Sabíamos que existiam dois palcos para que todos mantivessem o entretenimento e se evitassem quebras. Assim, depois do palco secundário acender as primeiras luzes e desbobinar os primeiros sons, estava dado o mote para o início das festividades.

Claro que o grande interesse residia no palco principal, mas houve sempre curiosos que, no intervalo dos concertos no palco mor, iam espreitar quem se exibia na tenda que acolheu gente como Caixa Toráxica ou Consultório Lírico. A primeira atracção para as grandes andanças foi Contrabando88 que contou, como sempre, com a sua aguerrida base de fãs, proveniente da Póvoa de Varzim. Já se contava uma boa assistência para ver, ouvir e aplaudir o grupo, mas quem vibrava com toda a alma e intensidade eram mesmo os amigos do grupo, que vão a qualquer lado para os apoiar. O Contrabando88 mostrou a garra do costume, sempre entusiastas no debitar das rimas, houve tempo para apresentarem um tema novo e, para além de outras, a chamada sempre especial ao palco de Supremo G para interpretar com o grupo os temas “Pequenos Heróis” e o mortífero “Revolu-som” para fechar a prestação.

Sonoplastia revezou Contrabando88 e mostrou, em casa, o que é, de facto, “pé na porta”. Confiantes, com o apoio da sua gente, desfilaram temas que farão parte do seu novo trabalho, sempre com energia e pedindo o apoio de todos para que a performance fosse mais forte. Conseguiram uma actuação boa, com Cálculo a assumir-se na linha da frente do grupo, destacando-se ainda a subida ao palco de Alice para dar o seu contributo nas cantorias. Estiveram na mesma linha do que protagonizaram há, mais ou menos, quinze dias no concerto do festival “Às 3 Pancadas”.

Quem se deslocou ao GSM Fest 2010, no dia consagrado ao Hip Hop, certamente que levava em mais evidência na mente os nomes de Mind da Gap e Berna. Seriam mesmo eles os grandes senhores da noite. Primeiro, Berna. Directamente de Aldoar, o tripeiro de gema, esteve mesmo muito muito bem em palco. Quer na interpretação das faixas que alinhavou para apresentar, quer pelo discurso, diríamos, importantíssimo, que teve com o público. Mostrou realmente ser um Mestre de Cerimónias com uma vastíssima experiência nos meandros do Hip Hop, com um profundo conhecimento do movimento, da vida e do mundo e foi isso que partilhou com todas as pessoas, quer fosse através da música, quer fosse através da brilhante comunicação que fazia na pausa daquelas. A empatia com o público foi soberba, viu-se no rosto de Berna a felicidade estampada pelo apoio dispensado e o povo esteve ao rubro a cada clássico desfiado pelo rapper portuense. Uma muito boa actuação de Berna!

Depois do MC de Aldoar ter fomentado sérios abanamentos do “melão”, Mind da Gap veio com a corda toda para que os pescoços dos presentes atingissem o torcicolo justo. DJ Serial, Presto e Ace trouxeram para o palco uma grande panóplia de canções, desde temas do mais recente disco até memórias mais antigas, mas sempre clássicas, que levaram o público ao êxtase. Movimentando-se em palco com grande adrenalina, exemplificaram que a idade é um posto, que o estatuto que têm é fruto do seu trabalho, que o pioneirismo que engrenaram é um dos seus cartões de visita e um sinal de respeito dos fãs. Maze foi o convidado especial de Mind da Gap para a entoação de “A Essência”. Mind da Gap deu uma grande prova de vitalidade, qualidade e festividade. Havia dúvidas?

Em resumo, o “Gallus Sonorus Musicallis Fest 2010” foi uma óptima surpresa para nós, pelo cartaz que conseguiu reunir, por ter tido a versatilidade de apontar em dois estilos musicais diferentes, em dois dias, o Metal e o Hip Hop, por ter conseguido atrair bastante público e com todo o valor, o mérito e uma merecida vénia concretizou esta festa no sentido de angariar fundos para o Núcleo de Barcelos da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP). A cidade de Barcelos está de parabéns pela proactividade que demonstra na divulgação cultural, concretamente na música, e os organizadores deste evento merecem igualmente a nossa congratulação, bem como todo o público envolvido, já que reinou uma aura de verdadeira festa e paz. Uma pequena nota nossa apenas para o facto de nos ter sido impossível acompanhar um concurso de B-Boying que paralelamente decorria. Pelo facto, assinalamos a nossa pena.

3 comentários:

  1. GSM Fest 2010 teve em grande....
    Cartaz excelente...
    Sonoplastia parte , Calculo : o puto é grande!!!
    Berna é aquele mc, Reflexologia ,clássico, quem nao se lembra? O quebrar do gelo. mais um grande album...
    MDG nao é preciso palavras...Respect , tavam la quando tudo começou....

    E CONTRABANDO é aquela crew marada que arrasta os tropas todos pa “Revolu-som” , sem duvida a uma crew a ter em conta....

    ResponderEliminar
  2. Estão todos de parabéns, de facto!

    Que o festival cresça e que a sua reputação o acompanhe, porque é uma iniciativa exemplar.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar