terça-feira, 12 de abril de 2011

Sexta-feira @ Indústria Club, Porto


A 1ªLinha e o Indústria Club, têm a honra de apresentar a 15 de Abril pela primeira vez na nossa cidade, Joseph Saddler aka. Grandmaster Flash

Nascido a 1958 em Bridgetown, Barbados, Flash foi talvez o mais talentoso dos discipulos do deejaying jamaicano. Foi no Bronx nos anos 70 que Flash desenvolveu a sua arte utilizando os seus instumentos de trabalho (gira-discos e a mesa de mistura) com a intenção de fazer música, e assim ...nasce o "Scratch". Para quem não sabe é uma das técnicas do turntablism que consiste em arranhar o vinil no sentido anti-horário, como instrumento musical. Também é deste senhor que parte o costume de entregar o microfone aos dançarinos que improvisavam discursos acompanhando o ritmo da sua música, o que acabaria por ficar conhecido como Rap.

Ao lado dos Furious Five, Grandmastar Flash, produziu alguns clássicos do género: “White Lines (Don’t Don’t Do It)”, “The Message”, “Freedom”, A título de curiosidade, foram o primeiro grupo de Hip Hop a ser reconhecido no "Rock and Roll Hall of Fame" (2007)

Depois deste resumido release, conseguimos entender a da sua história, ligação e importância para o Hip Hop, um estilo do qual é fundador, e por isso mesmo considerado uma lenda, que finalmente colocou o Dj no lugar que lhe é devido.

Sem comentários:

Enviar um comentário