quinta-feira, 31 de março de 2011

Lá de fora cá dentro |Rap/DJ/Soul/Funk/Jazz/Reggae|

Roy Ayers |2 de Abril| Casa da Música, Porto - Clubbing Optimus

Nas & Damian Marley |14 de Abril| Pavilhão Atlântico, Lisboa

DJ Grandmaster Flash |15 de Abril| Indústria Club, Porto

BNegão (ex-Planet Hemp) |23 de Abril| Porto

Black Alien (ex-Planet Hemp) - Detalhes em breve

Aloe Blacc |4 de Maio| Aula Magna, Lisboa

Ursula Rucker |5 de Maio| Musicbox, Lisboa

Marcelo D2 (ex-Planet Hemp)|11 de Maio| Teatro Sá da Bandeira, Porto

Masta Ace |13 de Maio| Hard Club, Porto

Nneka |24 de Junho| Ericeira - Sumol Summer Fest

Alborosie |24 de Junho| Ericeira – Sumol Summer Fest

ASA |2 de Julho| Monsanto - Delta Tejo 2011

Mayer Hawthorne |7 de Julho| Cascais - Cascais Cool Jazz Fest

Dizzee Rascal |9 de Julho| Oeiras - Optimus Alive'11

DJ A-Track |9 de Julho| Oeiras - Optimus Alive'11

Gentleman |12 de Agosto| Sagres - Super Bock Surf Fest 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

"Phat Life" com DJ Player



Trailer de apresentação da série Phat Life, onde Dj Player mostrará em primeira mão o dia-à-dia na preparação do seu segundo disco "Reprogramação Vol.2" e de outro trabalhos. Sessões de estúdio, concertos e recortes da vida de um músico. Sintonizem!

1982 (Statik Selektah & Termanology) - 82-92

domingo, 27 de março de 2011

Emicida - Rua Augusta (novo vídeo)



Tema pertencente ao terceiro trabalho de Emicida, a mixtape "Emicídio", lançada há meia dúzia de meses. O clip de "Rua Augusta" é o segundo vídeo oficial da carreira do rapper de São Paulo (depois do ilustre "Triunfo") e debruça-se sobre a "difícil vida fácil" de muitas mulheres.

Chullage - Portugal aos Portugueses



Letra: Chullage
Musica: P!
Label: Lisafonia
Realização: Catarina Severino
Grafismo e animação: Vhils
Produção: Quarta Perfeita

Raportagem (Chullage)



A partir de hoje, a Lisafonia apresentará todas as 3ª-feiras Raportagem , um olhar de Chullage em 16 barras sobre a actualidade (social, política, ou de outro domínio relevante) do país e do mundo da semana anterior. Estes versos serão acompanhados por um novo beat por mês, por isso no final de cada mês as 16 barras das 4 semanas anteriores serão compiladas para formar assim um novo track. Nesta altura, estará igualmente disponibilizado um vídeo para rever e resumir a actualidade do mês.

Idealizado já há muito tempo, este conceito estava inicialmente previsto para arrancar juntamente com a edição do novo álbum de Chullage, no final de 2011. Porém, o constante agravamento do contexto sócio-económico do país, aliado ao silêncio ensurdecedor da comunidade hip-hop nacional, que nestes últimos anos abandonou a sua responsabilidade moral histórica de apelo à tomada de consciência, obrigou-nos a avançar de imediato com o projecto.

REY X RINGDINGDONG

Mais AQUI

REY X RINGDINGDONG

Edição limitada e numerada de 5 casacos

Este projecto surge da colaboração da RINGDINGDONG com o Rey, e nasce como fruto da partilha de ideias e influências de ambos os projectos. Neste momento existe uma pré-encomenda para a realização dos 5 casacos numerados — e pode ser feita através do contacto ringdingdong.productions@gmail.com ou de mensagem privada para o facebook da RINGDINGDONG .

± EGO SUM PANIS VIVUS ±

'XIX CAVUM'

Assembleia da República Portuguesa Dia 23 Março 2011 * Dia da demissão do Primeiro Ministro.

±MAISMENOS±

sábado, 19 de março de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dréz - "My People My Music" (download)

Depois da mixtape "D’2007 A 2009", Dréz disponibiliza agora "My People My Music". Produzida na íntegra pelo produtor da Marinha Grande (onde impulsionou o Último Piso), a compilação aglomera vários artistas nacionais e internacionais, entre eles, Maze, Strata G, Beware Jack, Cfkappa e Micro 2.


Governo Sombra e Mind da Gap @ ISEP



quarta-feira, 16 de março de 2011

Rest In Peace, Nate Dogg!

CunninLynguists - "Oneirology"

"Oneirology" é o quinto álbum de estúdio de CunninLynguists, foi todo ele produzido por Kno e tem edição marcada para 22 de Março, encontrando-se para pré-escuta aqui.

terça-feira, 15 de março de 2011

Snake (15 de Março de 2010)

Completa-se hoje precisamente um ano desde que Nuno Rodrigues aka Snake foi mortalmente alvejado por um agente da PSP que, até à data, continua em liberdade, estando a ser julgado desde Fevereiro último. Na próxima sexta-feira realizar-se-à uma simbólica homenagem a Snake, na Pedra do Couto, em Santo Tirso, numa cerimónia que contará com a presença, entre outros, de Sam The Kid.

Pharoahe Monch - "W.A.R."

"W.A.R. (We Are Renegades)" é o terceiro disco de Pharoahe Monch e será editado pela Duck Down Records no próximo dia 22 de Março. Deste novo trabalho do emcee americano - autor de temas como "Simon Says" e "F**k You" - sobressaem as participações vocais de nomes como Immortal Technique, Royce da 5'9'', Jean Grae, Phonte ou Jill Scott e as produções de Marco Polo, Diamond D ou Exile.

"Clap (one day)" é um dos sons já revelados deste novo registo de Pharoahe, que tem andado em tour pela Europa juntamente com Jean Grae e continuará, por certo, a promover o novo disco no velho continente...

segunda-feira, 14 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

HIPHOPulsação - Estatísticas

Algumas curiosidades acerca de toda a actividade no HHP desde o seu início, no dia 10 de Março de 2009.

27 Reportagens em 14 locais distintos:
Porto
Armazém do Chá
Casa da Música (3x)
Pin Up Bar (5x)
Plano B (2x)
Gare Club (2x)
Hard Club (6x)
Matosinhos
Queimódromo
Gaia
Senhor da Pedra (Miramar)
Maia
Tertúlia Castelense
Leça da Palmeira
Parque Público Engº Fernando Pinto de Oliveira
Póvoa de Varzim
Beiriz
Barcelos
Galegos Santa Maria
Zona Ribeirinha
Vaticano Club

17 Reviews:
"Incendiários Mixtape"
Xeg "Outros Tempos"
Monstro Robot "Monstro Robot"
Nocas "Mixtape Manutenção"
Tekilla "A Preview"
SimpLe "1/7 Sétimo Mixtape"
Fisko "Mixtape Poesia Invicta"
Suarez "Blue Note"
Roulote Rockers "Projecto de Sábado à Tarde"
Dizzy "Mixtape Mais Uma Fase"
J-K "Complexo de Inferioridade"
La Dupla "EP A Caminho do Palco Principal"
Dealema "EP Arte de Viver"
Praso "Alma&Perfil"
Mind da Gap "A Essência"
Expensive Soul "Utopia"
DJ Yoke "Mega Street Phone Volume 01"

5 Entrevistas
Sir Scratch
Supremo G
Fisko
Mind da Gap
Expensive Soul

801 posts
830 comentários
110 mil visitas no último ano (entre Maio de 2010 e Março de 2011)
300 visitas diárias em média actualmente

Post mais visto
Red Bull BC One USA 2009 (cerca de 3900 views)
Post mais discutido
Crítica Mixtape Poesia Invicta (19 comentários)

Artistas mais mencionados
Sam The Kid
Dealema
Mind da Gap
Bob da Rage Sense
SlimCutz/Madkutz

Países de maior tráfego
Portugal
Brasil
Estados Unidos
Angola
França

quinta-feira, 10 de março de 2011

HIPHOPulsação: 2 Anos!

Pois é, o tempo não pára! Faz hoje dois anos que embarcámos neste projecto. Durante este período, assalta-me a consciência do muito que já por aqui fizemos, da dedicação, da paixão, que pusemos em cada linha. Com maior ou menor disponibilidade para o blog, com maior ou menor motivação, com maior ou menor fulgor do movimento, por aqui seguiremos. Para a comemoração deste 2.º aniversário estamos a preparar uma grande surpresa, que esperamos que seja do agrado de todos. Infelizmente não foi possível apresentá-la neste dia, mas contamos divulgar isso ainda neste mês de Março, o mais tardar em Abril! Fiquem atentos! A todos os que nos ajudam a manter isto aberto, a todos os que nos dão pica para continuar a escrever, a todos os que nos apoiam, a todos os que nos comentam os textos, a todos os que dão dicas, o nosso muito obrigado!

Notorious B.I.G. (9 de Março de 1997)

Tributo Notorious BIG

quarta-feira, 9 de março de 2011

Poesia Violenta (os vídeos)


Todas as batalhas para votação aqui:
Poesia Violenta

Reportagem: Nocas, Regula & Reks @ Hard Club (5 de Março)

Mais uma noite de grande rap em perspectiva, mais uma ida ao Hard Club. Saudável rotina em que se está a tornar. Desta vez, Nocas (+ Dior), Regula (+ Sam The Kid) e Reks (+ DJ Premier... Não!!! Mentira, mas que bom que seria!!!). Dois nomes de respeito do rap nacional, mais um talento em crescendo no rap americano, que veio culminar no Porto a tour europeia de apresentação do seu mais recente disco: "R.E.K.S. (Rhythmatic Eternal King Supreme)". A noite de 5 de Março prometia.
Com apresentação de Maze, o primeiro a subir ao palco foi Nocas. Eram certamente muitos os que aguardavam pela oportunidade de ver este valoroso rapper ao vivo, depois da aclamada mixtape que lançou ("Manutenção") e da longa ausência dos palcos. Auxiliado por Dior, Nocas esteve exímio com o microfone na mão, mostrando-se sempre seguro, descontraído e comunicativo. Apesar de não ser um artista que se exiba regularmente (muito pelo contrário), o rapper de Aldoar é portador de uma acentuada admiração no seio dos aficionados de rap nortenho e prova disso foi o caloroso acolhimento por parte da plateia (embora esta tenha esmorecido em certos períodos) que compunha muito bem a sala (algo distante da lotação máxima, mesmo assim). O grande momento da actuação de Nocas foi guardado para o fim, com o clássico "Expansão Suspeita" a ser interpretado em dois beats diferentes, acabando acompanhado pelas acrobacias do b-boy matosinhense Aiam (ele que até à altura assumira o comando da mesa dos pratos)

Seguiu-se Regula, com o seu estilo muito particular e a lírica que o caracteriza. Apresentando temas quer dos seus álbuns quer das suas mixtapes, Gula fez-se acompanhar por Holly-Hood e Short Size (Show No Love) e ainda DJ Kronic e não desiludiu os seus fãs, ávidos por o ouvir cuspir no microfone. Deu um concerto talvez demasiado longo, mas entregou-se a fundo. Com ele, trazia um trunfo que sozinho era gerador de compensar qualquer desastre em palco de todos aqueles que estavam em cartaz: Sam The Kid! E como o povo se mostrou feliz quando ele entrou em cena... STK surgiu para pôr em práctica sons de projectos alheios onde participou juntamente com Regula, como a mixtape de Xeg, o álbum de New Max ou "Kara Davis" do próprio Bellini. Escusado será dizer que as rimas de Sam (sobretudo) foram acompanhadas por inúmeras vozes entusiastas, tendo a faixa de "Kara Davis" posto o Hard Club em polvorosa como nenhuma outra naquela noite. Regula sentiu o calor tripeiro pela segunda vez em 2011 e foi ele (e Sam the kid, claro!) quem gerou maior êxtase no público na noite de 5 de Março.

Finalmente, Reks punha a casa em alvoroço. Quer dizer, punha alegres aqueles que esperaram para o ver. De facto, muita gente se retirou assim que acabaram as actuações lusas. Convenhamos que os concertos começaram às 2h50. Reks começou quase às 5h da matina. É só fazer as contas e pensar se vale mesmo a pena começar tão tarde e depois o cabeça de cartaz, vindo dos States, entrar em palco, olhar o público e ver grandes clareiras. Não obstante este facto, Reks mostrou ânimo e derramou paixão sobre aquele mic. A sua exibição no Hard Club foi a confirmação de um artista de mão cheia, com grande capacidade lírica que se mostra arrasador cuspindo nos beats de Premier e Statik Selektah (sobretudo destes dois)! Do alinhamento que Reks escalou, incidência óbvia nos dois últimos álbuns, sem esquecer grandes malhas como "Say Goodnight" ou "The One". De sublinhar a (dizemos nós) surpreendentemente fria recepção a "This or That", a contrastar com a boa reacção a "25th Hour", um dos novos sons de Reks, que acabou por ceder ao pedido de vários dos presentes e repetiu o tema antes de se retirar do palco.

O seu respeito pelo show, pelo público, o seu carácter e humildade, ficaram impressos quando ofereceu o seu chapéu a um fã que lhe clamou por esse gesto (também o relógio que trouxe no pulso voou para a plateia). Reks fê-lo prontamente (note-se que o MC americano se exibiu sozinho em palco, tendo sido somente acompanhado atrás dos pratos por D-One)! É muito bom ver estes nomes americanos de grande qualidade a passarem pelo Porto, mas melhor seria que o público mostrasse maior entusiasmo e não abandonasse a sala assim que terminam as actuações portuguesas.

Resumindo, foi mais uma bela noite, sem dúvida, apesar da debandada que antecedeu a entrada de Reks, o que acabou por esfriar naturalmente as hostes. Todavia, todos se empenharam ao máximo em palco para proporcionarem um momento bem passado aos presentes. Isso é meio caminho andado para um espectáculo ter êxito. Que venha a próxima noite no Hard Club, com bons artistas nacionais e com grandes rappers/grupos internacionais. Só nós sabemos porque não ficamos em casa!

Dealema - Família Malícia (Vídeo não oficial)

Ilustração por: Trip (DTOS Crew)
Tema: "Família Malícia"
EP "
Arte de Viver" de Dealema

terça-feira, 8 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

Orelha Negra Mixtape (download)

Compilação Urban Beat Battle '10

A Urban Beat Battle realizou-se em Outubro do último ano no Gare Club, no Porto, e consagrou o barcelense Cálculo numa final contra o lisboeta M.A.N. DreamBeatz. Como celebração desta primeira disputa instrumental da UBB surge agora uma compilação de beats de autoria dos finalistas da competição, acessível para livre download na página oficial do evento.