quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Electro rap português de... 1984!!!



Descobri esta canção de Rui de Castro & O Grupo Português de Piratas há pouco tempo no blog do Sr. Rui Miguel Abreu e nunca se deu a possibilidade de abordar este assunto aqui no blog. Pois bem, há cerca de uma semana foi disponibilizado no youtube um vídeo, ao que julgo recentemente produzido, da canção de Rui de Castro. Altura ideal, portanto, para lhe dedicar umas palavras. Rui de Castro habitou em Londres na década de 70, desenvolvendo as actividades de músico (The Warm) e editor (Warm Records, 1976). Nos anos 80, deu-se o regresso a Portugal, que não podia ter sido mais frustrante devido à tentativa gorada de fundar no país uma editora independente, impossibilitada por causa das forças de bloqueio do sistema fonográfico da época. Para escalpelizar todo esse desânimo, Rui de Castro seguiu pela via da música e surgiu a feitura do single “O Pirata (Pirate Rap Attack)”, em Lisboa, no ano de 1984 e que conheceria edição em 1985. O disco é um marco na música portuguesa pelo pioneirismo ao nível do electro rap! Com um discurso satírico, impregnado de revolução, Rui de Castro faz a apologia da diferença e da auto-determinação. Em 1984, quantos dos nomes de ouro do rap americano já davam cartas? No entanto, o “pequeno português” já fazia isto! Recorde-se que em Portugal as primeiras manifestações de rap conhecidas datam dos anos 90. Isso mesmo! Com Rui de Castro há uma nova História para contar do Hip Hop em Portugal. Ya! Meu! Tá fixe! Meu!

8 comentários:

  1. Apesar de essa descoberta ser curiosa, o que mais achei interessante foi o link para o blog do RMA. Andava eu com pena por o Hit Da Breakz já não ser actualizado há séculos e afinal o "Sr." tem outro blog.

    ResponderEliminar
  2. Bom Blog! Agradecimentos especiais para voçês e para o Rui Miguel do onefor the bass. Estive sem internet este fim de semana e só agora descobri este embed. Embedem à vontade. Tenho gosto nisso. Os pioneiros levam sempre com a resistência! Também está uáu a graffitti do Tupac nos anjinhos (RIP) e as pinturas. Fiquem bem! Warm regards do Rui de Castro (o próprio).

    ResponderEliminar
  3. Mas que honra um pioneiro comentar o nosso blog!!!

    Nós é que agradecemos pelo seu trabalho, que afinal muda a História conhecida do Hip Hop em Portugal!

    Calorosos cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. Amanhã à noite é transmitida a entrevista do Café Maria Matos sobre o "Superdisco" (nome do show) O Pirata (Pirate Rap Attack). Pelas 24 horas de 9 de Dez., ou seja de 9 para 10 Dez. FM stereo. Foi um Só Visto em Rádio. Rui de Castro (não me chamem senhor (agradeço, mas) senão lá vem o sr doutor...ó sô doutor...

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pela informação! Vamos com certeza acompanhar isso com todo o gosto.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. O Luis Filipe Barros fez uma versão do Rappers Delight em "Lusitansos". O Herman José tem o "Tal Canal". O Sérgio Godinho também tem temas em que rappa, etc

    ResponderEliminar