segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Logo à noite....

... a TVI, a seguir ao "Jornal Nacional", irá transmitir o Repórter TVI - Som e Fúria. Eis a descrição dada pelo site da estação de televisão sobre esse programa:

Há uma música que circula de casa em casa, nos carros e nas aparelhagens. Este som não passa na rádio nem chegou ao mercado, mas tomou as ruas de assalto. Fala-nos de violência, de mortes e de brutalidade policial.
Há quem diga que é uma batida que se limita a imitar as modas dos Estados Unidos da América. Mas olhando bem os bairros como a Cova da Moura, a Bela Vista e a Arrentela, vendo os presos, os jovens prematuramente mortos, o desemprego e a exclusão social, percebe-se que a realidade norte-americana chegou aos bairros, muito antes de chegar à música.
Bem-vindos aos chamados bairros perigosos da Grande Lisboa...
"Som e Fúria" é a grande reportagem do jornalista Nuno Ramos de Almeida, com imagem de Paulo Oliveira e montagem de Filomena Mendes. Será emitida na próxima Segunda-Feira, dia 7 de Dezembro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.

Na peça promocional que tem passado na TV anunciando o programa, apesar de se referirem explicitamente ao rap, curiosamente, a música de fundo que se ouve é... Buraka Som Sistema. América? Buraka? Ficaram confusos? Ficaram ainda mais confusos com o texto? Bem, esperemos que o trabalho jornalístico esteja bem melhor do que o anúncio. Espera-se igualmente que não vejamos plasmadas no ecrã a ignorância e a deturpação de certos valores e fenómenos, em que - como todos sabemos - a comunicação social é pródiga. Para conferir, logo à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário