domingo, 17 de abril de 2011

Fuck ANHH!


Numa altura em que se passaram poucos dias desde a primeira (e histórica) vinda ao Porto de Grandmaster Flash (ele que é tido como sendo o detentor da invenção práctica [e não teórica] do "scratch"), a denominada Associação Nacional de Hip Hop tem sido assunto proeminente no seio de todos os hiphoppers (como não poderia deixar de ser, a net é a grande aliada dos tempos que correm).

Por momentos, o nome desta dita Associação poderia induzir-nos a uma qualquer iniciativa (com uma designação um pouco presunçosa, é certo) com o intuito de fortalecer e estimular o Hip Hop Nacional, salvaguardando a livre criação e expressão artística de todo e qualquer interveniente/adepto/amante da cultura. Mas não. Pese embora os vários erros de ortografia e sintaxe, o já famigerado site da mesma ANHH é muito claro quanto aos propósitos do(s) seu(s) interveniente(s): chular toda uma cultura com mais de 30 anos de história. Chular até no ínfimo acto de querer sancionar, por exemplo, qualquer festa de Hip Hop que se denomine festa de... Hip Hop! A menos que essa esteja legalizada/certificada por esta ANHH.

Permitam-me lançar a minha dúvida: e blogs com HIP HOP inscrito no nome estarão também eles sujeitos a coimas? Se sim, então nós aqui também estaremos nomeados na categoria blogosfera. Agora mais a sério... À gargalhada de gozo que um primeiro impacto causa segue-se a estupefacção: e não é que esta Associação parece mesmo ter conseguido poder legal para o fazer?! Mais dia menos dia se esclarecerá essa legalidade, mas estranho também o facto do endereço desta ANHH já ter mesmo surgido, segundo consta, em cartazes de festas.

No meio de tudo isto, e acreditando que esta pseudo-reguladora da "modalidade Hip Hop em Portugal" (esta está boa!) não passará disso mesmo, é de condenar desde logo este gesto ofensivo, do mais vil e merdoso por parte de um qualquer indivíduo (sabe-se que dá pelo nome de Rui Oliveira) perante toda uma comunidade que faz por viver diariamente a cultura de forma anárquica e livre. Posto isto, e visto que o writter Mr.Dheo e o grupo de rap aveirense NAD terão sido as primeiras "vítimas", resta-nos apelar à união e manifestação (seja onde for) por parte de todos aqueles que se sentem indignados com tamanha desfaçatez (para usar um termo leve).

5 comentários:

  1. Pequena correcção: não sei muito bem o que querem dizer com "invenção prática" do scratch, mas se percebi bem, esta é atribuída a Grand Wizard Theodore, e não a Grandmaster Flash.

    ResponderEliminar
  2. Que filhos da puta, jamais iram silenciar o movimento, ou fazer dele uma puta com que ganham dinheiro...
    Força ai a tds os blogs que divulgam a cena...
    Não vai ser uma empresa de merda que vai deitar a baixo um movimento solido como o nosso

    ResponderEliminar
  3. Já calculava que a "invenção práctica" pudesse dar azo a discussão eheh. O que eu digo é que o GMF "é tido" como sendo pioneiro a inventar na prática do scratch, e isso é um dado que vem em livros, por exemplo. De qualquer maneira, não sei se é um facto adquirido, mas diz-se que quem fez o primeiro scratch foi o Grand Wizard Theodore. Portanto, são os dois precursores :P

    ResponderEliminar
  4. Mas vocês acreditaram nisto? Não sejam "patinhos". :)

    ResponderEliminar
  5. Não é uma questão de acreditar ou não, Francisco. É claro que ninguém imagina esta cena a ir para a frente (é caso até para gozo), mas uma vez que conseguiram mesmo registar-se acho que no mínimo deve ser denunciado. Só isso.

    E por alguma razão o Mr.Dheo anda revoltado com isto, a ele é que lhe puseram mesmo grande peta. E parece que também já começaram a chatear, por exemplo, a Eurobattle.

    De qualquer forma, esta cena de ANHH acabará por ser mais alarido do que outra coisa :P

    Um abraço!

    ResponderEliminar