sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Biofonia: Elaisa

Elaisa desde cedo se sentiu atraída como um íman pela música. Era sua crença que parte importante da sua vida iria ser dedicada à exploração desta nobilíssima arte. Apologista da máxima «querer é poder», Elaisa é dona dum currículo extenso que conta, por certo, com muitos aplausos.

Começou a desenhar o seu percurso na música em festas de família e amigos. A estreia oficial foi pela porta grande: «Eu iniciei-me como cantora em 1996 no Festival da Canção». Treze anos volvidos, Elaisa mantém-se na peugada da evolução nos domínios da Soul, do R&B e do Hip Hop. Instada a avalizar o ponto de situação e a falta de tradição da Soul e do R&B em Portugal, a cantora é clara na carência primordial para a prosperação dos géneros cá no burgo: «Temos de trabalhar muito!».

Elaisa já labutou com artistas de outros quadrantes da música, embora nos últimos anos tenha intensificado a sua ligação com o Hip Hop. Mas nem sempre foi assim: «Na época em que me iniciei, não existia em Portugal Hip Hop ou R&B com que eu me identificasse. Existia o Boss AC mas as minhas referências vinham da América. Até eu entrar no Hip Hop em Portugal eu cantei com vários cantores que não eram da área do Hip Hop». De entre o rol de artistas com que Elaisa partilhou os palcos contam-se os nomes de Marco Paulo, Sara Tavares, Blackout, Santos & Pecadores, GNR, Paulo Gonzo, Paulo de Carvalho, Kussondulola, Xutos & Pontapés, Cool Hipnoise. Dentro do Hip Hop, destacam-se as colaborações que fez com NBC, Sam The Kid e DJ Nel’Assassin. Elaisa revelou-nos quem foi o seu padrinho no Hip Hop: «O meu baptismo no Hip Hop foi quando conheci o Sam The Kid».

Pese o facto de não ter sido muito assídua, Elaisa descreve-nos assim as primeiras festas de Hip Hop em Portugal: «Na altura, não frequentava muitas festas de Hip Hop porque como já disse trabalhava noutras áreas musicais e não me identificava com o Hip Hop que existia. Mas as festas underground eram acontecimentos memoráveis». Uma das razões que aponta para o sucesso desses encontros era a existência dum «convívio salutar, familiar», concretiza.

Questionámos Elaisa sobre as companhias com quem habitualmente se dava nos primeiros anos da cultura em Portugal. A resposta foi: «Boss AC». Ainda nas coordenadas desse tempo passado e remexendo no baú das recordações, há um artista em particular que Elaisa considera que foi uma pena ter deixado o rap: «General D», afirma.

O crime e a marginalidade estarão, no entender de Elaisa, sempre associados ao Hip Hop porque «ele nasceu dessa vertente», alimentado pelo “stress do ghetto”. Porém, a cantora releva fundamentalmente que «o Hip Hop é o poder da palavra». Mas sem palavras ficou quando esteve naquele que assume ter sido o seu concerto mais entusiasmante: «Adorei um concerto de Hip Hop que houve no Pavilhão Atlântico com Fat Joe, Akon, entre outros. Amei!».

Desafiada a revelar os artistas que mais admira no rap português, Elaisa enumerou «Sam The Kid, Valete, Boss AC, Xeg». Se no início do Hip Hop português tudo era visto como uma «novidade, uma nova era», hoje ele já possui idade suficiente para nos dar «referências». Tal como muitos outros, Elaisa considera que «sem dúvida Rapública» foi o maior marco de sempre do rap em Portugal.

Admiradora de Aaliyah, Timbaland, Nas, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Marvin Gaye, entre outros, Elaisa promete continuar a lutar pelo seu sonho no mundo da música. As novidades sobre os seus novos trabalhos não devem tardar a surgir mas como a própria fez questão de afirmar: «Esperem para ver!».

O HIPHOPulsação endereça um enorme obrigado à Elaisa pela sua contribuição e cedência das fotos.
Druco e Sempei.

4 comentários:

  1. Podiam ter referido a participaçao da Elaisa no tema "Flawless Radio", do Black Mastah, foi precisamente a partir daí que o nome dela passou a ser familiar para a maioria dos ouvintes. Bom artigo ;)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, não nos lembrámos dessa bela participação da Elaisa! :P

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. grande blog este. o melhor do rap tuga. sabem quantas visitas tem por dia?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo/a, obrigado pelas palavras simpáticas. Não é nosso intuito competirmos por sermos o melhor blog, apenas tentamos dar o nosso melhor e fazemos os possíveis para tornar mais forte o nosso Hip Hop. Felizmente que existem outros sites e blogs nacionais de grande qualidade.

    No que respeita às nossas visitas, podes acompanhar em detalhe toda a matéria relacionada com isso aqui:

    http://www.sitemeter.com/?a=stats&s=sm6sempei

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar