quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Música da Televisão

“Nós estamos cansados de toda esta teia que nos envolve
e mais do que nunca está na altura de assumirmos controle
vimos da escola dos 90, onde tudo era em câmara lenta
tu não precisas de mais promoção, mano tu precisas de uma sebenta
dado o Hip Hop de hoje em dia depende da imagem ou da fachada
muitas bases orelhudas, mas com letras cheias de nada
porque esses putos são fantoches na mão de grandes empresários
que os exploram noite e dia na busca de montantes extraordinários”

Dealema - "A Escola dos 90"

Como qualquer indústria, a da música procura incessantemente formas de rentabilizar todo e qualquer produto que comercializa, não se preocupando com a qualidade do mesmo. O Hip Hop não escapa a essa banalização, massificação, enfim, o que quiserem chamar. Ora, hoje em dia, um artista que dissolva (quase) por completo os géneses do Hip Hop numa batida de rap de pista de dança e numa letra com tiques pop vende milhões de discos e enche estádios em todo o Mundo. Mas, apesar das aparências, todo esse sucesso e reconhecimento não derivam (na maioria dos casos) da qualidade da música que o artista apresenta. A força e o poder das entidades que estão por trás deste é determinante. E assim se desvirtua a cultura do movimento com o consentimento e anuência de muitos ‘rappers’...
E exclama alguém aí à frente de um qualquer monitor: “Por que razão vem este tema (que não dava pano apenas para as mangas) agora?”. “Por causa da MTV” – escrevo eu. Neste caso a portuguesa. A história conta-se em algumas linhas...
Os Dealema – banda de culto do Hip Hop nacional – contribuíam há várias semanas para a Hit List da MTV (estruturada pelos votos dos espectadores) com o último videoclip “Segunda Vinda (A Profecia)”, com a participação da belíssima cantora espanhola Wöyza. E o referido vídeo parece ter caído no goto dos fãs do colectivo Dealmático, oscilando semanalmente no top ten da tal lista. Ora, por motivos desconhecidos (mas que se adivinham malignos) e para estupefacção (ou não) dos próprios, os Dealema pura e simplesmente desapareceram da tabela. O que quer dizer que os fãs do grupo portuense, que têm votado religiosamente na música e mantinham intenções de repetir o gesto, já não contarão com os Dealema na próxima emissão.
Acho que as ilações são óbvias. Recorro apenas ao último single de outra banda nortenha e com grande relevância no Hip Hop tuga, os Mind da Gap: "Abre os Olhos".

A única posição conhecida até ao momento partiu por parte de Maze, no seu myspace pessoal, mas certamente terá a concordância dos outros elementos do colectivo:

Olá amigos,

Venho por este meio mostrar o meu descontentamento crescente com esta indústria musical e fazer o que raramente alguém faz, falar do que se passa sem papas na língua.

Os Dealema, durante o último mês e meio, oscilaram entre a quarta e a décima posição da Hit list Portugal da Mtv e cotaram-se durante todo este tempo como a melhor banda nacional posicionada nessa mesma lista, encontrando-se actualmente na sexta posição e tendo subido um lugar relativamente à semana passada.

Estranhamente esta semana os Dealema apesar do sexto lugar deixam de estar na lista para votação para a próxima semana.

Obviamente DLM não é propriamente uma banda Mtv e rouba airplay a bandas nacionais e internacionais de editoras de peso, mas isto sempre aconteceu e continuará a acontecer, visto sermos uma banda de culto.
Portanto, esta obliteração no fundo não nos incomoda ou surpreende mais do que tudo que já nos aconteceu nesta indústria, mas entristece-nos profundamente pois é uma brincadeira de mau gosto e uma falta de respeito para com todos os nossos fãs que diáriamente nos apoiam incondicionalmente e que se sentem representados por nós.

Obrigado a todos pelo apoio ao colectivo.

Forte abraço

Maze

Sem comentários:

Enviar um comentário