domingo, 7 de março de 2010

Festa de Hip Hop no Pin Up (4-12-2009)

Texto publicado originalmente na revista "Freestyle" nº6:

Nova investida de Hip Hop no Pin Up, no dia 4 de Dezembro de 2009. Com um cartaz recheado de atracções, aguardava-se uma boa casa no espaço portuense, o que veio a acontecer.

Com o atraso habitual, a festa iniciou-se com DJ Bandido a aquecer o ambiente. As pessoas entravam a conta-gotas e a música expulsa pelas colunas era o chamariz perfeito para que o público se situasse em frente ao palco. DJ Nel’Assassin, outro dos DJ’s convidados, deu literalmente o seu show, cravando as impressões digitais no vinil, naquele dedilhar pejado de perícia. A vibração repercutiu-se de forma extraordinária. Dilated Peoples e Jay-Z foram possivelmente os reis nas mãos de ambos os DJ’s, tal foi a rodagem que tiveram.

Quando MC Zero deu início à sua actuação, já a sala estava aconchegada e mais ficou pelo envolvimento da música do rapper bracarense. Apresentando temas do seu disco “Instrospectivo”(*), Zero teve uma boa aceitação no Pin Up. Decidido a conquistar os presentes, não tardou em quebrar o gelo e a pedir “vida” a quem o escutava. Fluindo num rap bastante intimista, o seu concerto voou, dando ênfase ao adágio que diz que o que é bom acaba depressa.

Seguidamente quem pegou no microfone foi Birro e alguns seus camaradas. Com muitos fãs a assistir ao concerto, Birro sabia antecipadamente que a noite estava ganha. Mas também ao nível das capacidades no microfone, ele acabou por legitimar esse triunfo que se percebia pelo carinho que recebeu quando subiu ao palco. Uma boa entrega do MC da Lapa. Destaque para o tema de despedida, que foi uma surpresa preparada pelos Gatos do Beko. Estes juntaram-se em palco para apresentar o tema de avanço do futuro trabalho do colectivo.

Mas quem reinou verdadeiramente na noite de 4 de Dezembro no Pin Up foi o duo da “Pioneiros” mixtape. Os incontornáveis DJ Nel’Assassin e Mundo Segundo levaram ao rubro a audiência que acompanhava em coro alguns dos sons da referida mixtape. Foi anunciado de viva voz por Mundo que brevemente haverá um segundo capítulo de “Pioneiros”, algo que deliciou os ouvidos das gentes. A vitalidade que emanava em palco transmitiu-se ao público que se manifestava ruidosamente como até antes não fizera. As duas lendas do Hip Hop nacional deram um concerto que caiu no goto das pessoas, emocionando-as e pedindo por mais. Enorme demonstração de respeito que existiu nessa noite para com duas figuras fulcrais da História desta cultura no nosso país.

Estava programado, mas parecia que o público não iria deixar fugir DJ Nel’Assassin para Carcavelos sem mostrar mais um pouco da sua habilidade nos pratos, depois de ter terminado o concerto com Mundo. Assim foi. Num ambiente de descontracção, Nel’Assassin foi lançando pérolas musicais para contínuo gáudio dos que o observavam. A absorção de energia passada por Assassino foi tal que até houve espaço para que um bravo b-boy ensaiasse uns interessantes passos no meio duma roda que entretanto se formara à sua volta.

Em suma, foi uma noite bem animada, onde os artistas foram superiormente recebidos e onde o público contribuiu decisivamente para o clima quente e intenso que se viveu. Foi ainda uma noite sem quaisquer problemas de monta relativamente às questões técnicas ligadas ao som, o que foi óptimo! Venham mais noites de Hip Hop assim!

Por Druco e Sempei

(*) errata: a forma correcta é naturalmente «Introspectivo». Foi um erro que lamentavelmente não detectámos e que também passou incólume ao crivo da equipa de revisores da "Freestyle".

Sem comentários:

Enviar um comentário