sexta-feira, 5 de março de 2010

Históricos de visita a Portugal

São provavelmente as vozes mais ilustres do rap brasileiro em tópicos como a desigualdade social, pobreza, violência, drogas ou mesmo a indústria fonográfica. Originários de São Paulo, com as rimas mais ásperas que se possam imaginar, e insubmissos a quem quer que seja, os Racionais Mc's coleccionam uma incrível legião de seguidores por todo o Brasil, mas também, porque não dizê-lo, em Portugal. A comprovar está o facto do único concerto aprazado para terras lusas ser insuficiente para a legião de fãs nacionais. Com isto, devido à enorme procura de bilhetes, também o Porto será contemplado com uma actuação do grupo brasileiro, a concretizar a 28 de Março, no Caldeirão da Holga, em Matosinhos. Três dias antes, Mano Brown e seus comparsas actuarão em Lisboa, mais especificamente no Armazém F (em Alcântara).

"Negro Drama" faz parte do último álbum "Nada como um Dia Após o Outro Dia":




Em Maio será a vez do lendário Gil Scott-Heron pisar dois palcos portugueses. Para já, sabe-se que o americano, natural de Chicago, contemplará a Aula Magna, em Lisboa, a 17 de Maio, faltando o anúncio da hora e local do espectáculo no Porto.
De voz marcante e palavras pungentes, o já sexagenário Gil Scott-Heron dispensa apresentações para todos os amantes de Spoken Word, Soul, Funk, Jazz e Hip Hop, enfim, uma infindável influência na música.

Mas falar de Gil Scott-Heron sem passar pelo poema "The Revolution Will Not Be Televised" é como agarrar na vida de Martin Luther King Jr. e ignorar as quatro palavras com mais história de todos os seus discursos. Isto porque a mítica expressão "The Revolution Will Not Be Televised" foi tomada como uma forma de intervenção contra o sistema, tendo sido amplamente samplada e relembrada por vários artistas de Hip Hop (e não só). Assim de repente recordo-me de Common e Wu-Tang Clan.

Resta mencionar que Gil Scott-Heron vem a Portugal promover o seu último disco (primeiro em 16 anos) denominado "I'm New Here". E é nesse álbum que se encontra a faixa "Me And The Devil".

Sem comentários:

Enviar um comentário