segunda-feira, 11 de maio de 2009

Morte & Vida



Tupac Shakur e Notorious B.I.G. são dois dos maiores ícones do Hip Hop. Venerados por uma legião imensa de fãs, ainda hoje estão facilmente no top dos melhores de sempre do rap. Tragicamente, foram ambos assassinados quando ainda tinham muitíssimo a oferecer a esta cultura. Através da música viverão para sempre.



O.C. é um dos mais talentosos artistas do panorama Hip Hop. Porém, na maior parte das listas dos melhores mc’s raramente o seu nome aparece. Neto de uma portuguesa que nunca chegou a conhecer, O.C. relembra-nos que nascemos não apenas para existir, mas para efectivamente viver. Um som clássico.



Nach Scratch é, para mim, um dos melhores mc’s do mundo. As suas letras contêm uma poeticidade que escasseia no rap que se produz actualmente. O espanhol, natural de Alicante, é um mc versátil, que se sente perfeitamente apto a tratar qualquer tema e que se ouve sem nunca enjoar, por mais complexo ou gasto que esteja o assunto. Dotado de uma elevada humanidade, Nach desfolha-nos aqui vários capítulos com uma mensagem límpida: vive!



D.R. Period é um produtor que conta já com algum currículo, embora não seja um dos nomes que nos vem à cabeça quando pensamos nos melhores beatmakers americanos. Todavia, D.R. Period produziu para M.O.P. um avassalador instrumental. Tanto que alguns até atribuem a autoria desse beat a... DJ Premier! As partículas sonoras que compõem essa «beatamina» accionam-nos os alarmes da consciência para que façamos o correcto investimento - aproveitar plenamente a preciosidade que é viver. Porque é mesmo assim: hoje estamos aqui, mas amanhã já não.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Yep, esse instrumental (puro fogo!) circula pelo youtube com créditos dados ao Preemo. O que, como tu disseste, só pode ser bom sinal...

    (Voltei a comentar com uma conta que nao a suposta, shame on me! Pelo menos desta vez dou-me ao trabalho de assinar em condiçoes lol)

    ResponderEliminar
  3. grande blog sim senhor.sente-se mesmo que és uma hiphop head, és entendido na parte da produção e na parte do mcing. venho cá todos os dias ver o que escreveste. Ia te pedir que se pudesses actualizasses mais o teu blog e que o tornasses mesmo numa coisa diária. É já um vicio para mim :)

    ResponderEliminar
  4. Engraçado fim de semana passado tive a ver o filme Notorious, não me aqueceu nem arrefeceu, nada por ali alem, mas é um facto que ambos foram duas almas importantes da altura que hoje se tornaram intemporais, O.C. super clássico bons álbuns dignos de estarem nas melhores das colecções, Nash uma referencia forte do rap espanhol, e esse instrumental de M.O.P é um dos meus beats favoritos, um super clássico obrigatoriamente para se ouvir bem alto.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Moisés. Certamente, se dizem que aquilo tem o estilo do Premier é porque é bom mesmo! Eheh, não há problema em comentares seja com que conta for. Se puderes desfaz-me uma dúvida, a Suburbano terminou as suas emissões ou é só o blog que está parado?

    Bem-vindo/a, anónimo/a. Antes de mais, obrigado pelas palavras. Mas atenção, este blog tem 2 autores e tanto eu, Druco, como o Sempei temos certamente muitas coisas a aprender sobre o Hip Hop e sobre a música em geral. Escrever aqui ajuda-nos muito nessa busca de saber mais sobre tudo isto. Pois, precisamente por querermos uma boa dinâmica aqui no blog é que somos 2 a colaborar. Infelizmente mesmo assim nem sempre é possível escrever todos os dias. Por exemplo, a semana passada foi infernal para mim e pouco fiz aqui mas o Sempei aguentou muitíssimo bem o barco e foi escrevendo com regularidade. Eheh, ainda bem que estimulamos vícios saudáveis!

    Viva, Raízes. Eu ainda não tive oportunidade de ver o filme do Notorious... Tenho que ver isso. É verdade, Tupac e Biggie foram e continuam a ser reis neste jogo. Gosto muito de O.C. e acho que ele merecia mais crédito. Nach e M.O.P. são essenciais e D.R. Period esmerou-se e criou um espectacular beat.

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  6. No problem :) Desde que o blog se encontra parado ainda houve emissoes durante cerca de dois ou três meses. De momento encontramo-nos parados devido à grelha experimental da RUC, que se desenrola durante a primavera e que mantém grande parte dos programas "convencionais" em stand-by.

    Em Junho ou Julho voltamos em força e com uma série de novidades (esperamos nós!). Entretanto o Carlos tem a seu cargo o Mix Masters, um programa dedicado ao turntablism.

    Keep it!

    ResponderEliminar
  7. Ok, Moisés, espero então que regressem em força com essas emissões! Esperamos ansiosamente até ao Verão!

    Abraço.

    ResponderEliminar