segunda-feira, 25 de maio de 2009

O que Maio nos oferece(u) Parte I

Começando por terras lusas e com um dos álbuns mais aguardados dos últimos anos no panorama nacional: "Outros Tempos" de Xeg, pois claro. O MC lisboeta já não editava um registo pessoal há cinco anos, quando nos presenteou com "Conhecimento" e "Remisturas Vol. I". No quarto trabalho (terceiro de originais) lançado hoje, Xeg vem provar que, como MC, está mais maduro e consciente do chão que pretende pisar. Valete, Sam the Kid, Sagas, Virgul, Elaisa, Dino, Sir Scratch, Shortsize e MCK são nomes com que podemos contar. O vídeo do single 'Liberdade' já deu os primeiros passos.

Um dos rappers mais bem sucedidos na história da música está de volta à playlist mundial. A verdade é que "Relapse" de Eminem vem carregado de duas dezenas de sons prontos a disparar em inúmeros sentidos. Com a ajuda de 50 Cent e Dr. Dre, 'Crack a Bottle' fez o primeiro estrondo, embora tenha sido o single 'We Made You' o único a ser avistado até agora. Mais uma vez a produção executiva ficou a cargo de Dre, contando ainda com as preciosas colaborações de Mark Batson, Trevor Lawrence e do próprio Eminem.

Se és fã de Gang Starr certamente conheces Krumbsnatcha . Se não vais à bola com a dupla Premier-Guru provavelmente também já ouviste falar de Krumbsnatcha. Isto porque há algum tempo que o nome do rapper vem despertando os ouvidos dos apreciadores do bom rap. Lançado no início do mês, "Hidden Scriptures" pretenderá ser mais um passo em frente na carreira do emcee de Massachusetts. Em cima de batidas fabricadas por Pete Rock, Statik Selektah, Large Professor, Beatminerz (citando alguns), certamente que as rimas de Krumbsnatcha não pretenderão passar despercebidas. Para enriquecer ainda mais o conjunto foram chamados Afu-Ra, Lex Boogie, Lauren e Blackastan. O single "Feeling" em vídeo aqui.

Fabio Musta é um produtor italiano que recentemente assinou pela Babygrande Records. Para apadrinhar essa ligação com a prestigiada label americana, Fábio Musta dá a conhecer o seu "Passport" pessoal. Na verdade, este produtor pertence à velha guarda da cena em Itália, sendo que com o álbum "Octoplus" abriu novos horizontes na sua já longa carreira. Para quem nunca ouviu uma produção do italiano, nada melhor que pegar neste disco e deixa-lo tocar, até porque muito do peso do LP está no mic: Jeru The Damaja, Guilty Simpson, Termanology, Akrobatik, Reks, Manifest, entre outros. Sintam-lhe o pulso.

O terceiro álbum de Cage, "Depart From Me", só chegará em Julho às prateleiras dos muitos fãs do rapper, o que não quer dizer que estes não tenham novas músicas do nova-iorquino para se entreterem. Isto porque Cage faz mesmo questão de os ver ocupados com os cinco sons que completam o EP "I Never Knew You", disponível de forma gratuita. O single homónimo até já mereceu vídeo.

General Steele também contempla Maio com mais um registo a solo, embora a lista de convidados de "Welcome to Bucktown" (inspirado no filme de 1975 "Bucktown") torne o álbum bem preenchido: Sha Stimuli, Shabaam Sahdeeq, UG, Blayzah Blayzah, Smoothe Da Hustler, Trigger Tha Gambler e todo o colectivo Boot Camp Clik. Estes só no micro, porque as batidas também primam pela diversidade: Da Beatmierz, Ayatollah, DJ Revolution, Sic Beats, Che Triumph. Iniciem o passeio pela Bucktown por aqui.

O produtor e emcee americano Oddisee apreciou tanto o álbum de Trek Life "Price I've Paid" (2005) que fez questão de lhe oferecer uma sonoridade pessoal. No agora intitulado "New Money" contamos então com um belo pacote de remixes de Oddisee (a julgar por um deles), com espaço ainda para alguns sons exclusivos. Para este ano está também prometido outro trabalho conjunto deste duo.

Sem comentários:

Enviar um comentário