terça-feira, 26 de maio de 2009

O que Maio nos oferece(u) Parte II

Abstract Rude surge como novo no seu último LP."Rejuvenation" assim o sugere. Pese embora o 'velho' Abstract Rude encher as medidas a muita boa gente. O rapper entrou na cena há quinze anos, fazendo parte de vários grupos como a A-Team (com Aceyalone) e os Haiku D'Etat (ao lado de Aceyalone e Myka 9). Estes dois últimos emprestam as vozes neste álbum, tal como Busdriver, Sahtyre e Alpha MC. Diamond D empresta umas batidas...

Com "Brand New Bein" Sadat X antecipa-se ao seu parceiro do trio Brand Nubian, Grand Puba, que só no próximo mês verá o seu novo menino cá fora. Com beats originários de um só produtor, no caso DJ JS-One, este segundo trabalho de Sadat X em meio ano conta com artilharia pesada: KRS-One, Buckshot, CL Smooth, Razhel, Craig G e Lord Jamar. Os nomes são bons, as rimas também costumam ser. Teoricamente estão reunidos ingredientes suficientes para o tornar um clássico... na práctica.

"Think Green" é o sugestivo título do segundo disco de Phil The Agony. A sua preocupação com o ambiente está agora materializada em formato digital, ou não fosse o membro dos Strong Arm Steady um real defensor do mesmo. A reciclagem, educação, a erva e as energias alternativas são tópicos obrigatórios nas rimas do rapper (e na capa reciclada do álbum), sendo que o caminho deste LP é mesmo a via verde. Talib Kweli, Jean Grae, Planet Asia, Krondon, Chace Infinite e Blaq Toven defendem no mic a conservação do verde. As hostes foram abertas aqui..

Excelente produtor, trabalhador nato e com a mente repleta de ideias. É assim Oddisee, será "Mental Liberation" o reflexo disso. Com mais uma dúzia de batidas provenientes do seu jogo de mãos, este trabalho a solo no que toca à produção, tem no mic vários nomes cintilantes: Kenn Starr, J-Live, Black Milk, Rapper Big Pooh, Finale, MED e Trek Life são os mais sonantes. A intenção do álbum será conduzir quem o ouve à afirmação que intitula a primeira faixa: 'Hip Hop's Cool Again'.

Como colectivo, os Living Legends têm funcionado eficazmente. Mas a hipótese de cada um dos seus elementos se recriar a solo tem sido, no mínimo, apelativa. É o que acontece com o rapper, DJ e produtor Bicasso. Só pela capa do disco diria que está ali material do bom que, respeitando uma outra era, vem trazer uma sonoridade bem Fresh (não fosse o nome do DJ que o produziu). Mas como as aparências às vezes enganam, Bicasso reuniu soldados bem conhecidos para esta REBELution, tais como, Murs, The Grouch, Zion I e Saafir. O nome do álbum até é um pouco mais discreto, "Rebel Musiq", mas os padrões do mesmo não fogem a essa ideologia. 'The Town' como preview parece-me bem.

O trio de emcees composto por Von Pea, Donwill e Ilyas leva-nos a uma cidade imaginária através de "Brooklynati" pela Interdependent Media. Este colectivo com nome feminino (Tanya Morgan) vive no seu próprio mundo, tendo progressivamente angariado novos 'habitantes' desde o primeiro LP "Moonlighting". As leis eles próprios criaram, sem restrições ou desigualdades. Nesta cidade onde elementos das terras de origem de cada um (Brooklyn e Cincinnati) se complementam entre si, estão igualmente registados outros nomes, entre eles, Phonte, Blu, Carlitta Durand, Piakhan e Peter Hadar. "Brooklynati" está pronta a ser explorada.

2 comentários:

  1. Olá, dei uma passadinha para ver seu blog. muito interessante. valeu.

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio.
    Obrigado pela simpática visita.
    Volte sempre cara! :p


    Cumprimentos!

    ResponderEliminar