sábado, 13 de março de 2010

Deau

Faz hoje exactamente oito dias desde que eu e o Sempei assistimos no Pin Up, no Porto, a uma maravilhosa festa de Hip Hop. De entre os vários momentos memoráveis da noite, ficou-me gravado na memória a espectacularidade de Deau, tido como um dos rappers mais promissores da sua geração. A sua actuação pautou-se por uma entrega insana e por uma recepção não menos doida do público presente. É impressionante a colecção de fãs que Deau já tem entre os amantes de rap.

O aspecto mais relevante, todavia, da sua prestação prendeu-se com a absurda (elogio!) sessão de freestyle com que nos brindou! Absolutamente fenomenal o que se passou. Deau expeliu as suas rimas livres sabendo exactamente na hora o tema que deveria abordar. Tudo foi feito às escondidas do rapper portuense. Elementos do público subiram ao palco, escreveram palavras num quadro e no fim desse acto, Deau teve acesso ao que lhe esteve vedado e conseguiu entrecruzar todas as palavras numa construção hábil e credível. Só visto e ouvido! Complicando a tarefa, foi proposto a duas jovens que subissem ao palco e revelassem alguns pormenores sobre as suas vidas e interesses/gostos pessoais. Depois, foi pedido a Deau que recolhesse todos esses elementos e que exibisse toda a sua criatividade e imaginação na arte do improviso. O resultado foi brutal, estupendo! Com uma manha (novo elogio!) para captar todas as informações e estruturar uma história com cabeça, tronco e membros, Deau pôs toda a sala em delírio! Quem não se rendeu ao primeiro round de freestyle, certamente que naquela segunda ronda não teve hipótese de escamotear as evidências: Deau é provavelmente o melhor freestyler nacional! Ok, não conheço todos os improvisadores do rap português. Porém, a minha percepção sobre as capacidades de Deau leva-me a concluir que Deau é um prodígio naquilo que faz. E prodígios não há por aí ao virar de todas as esquinas.

Deau deitou por terra todo aquele conceito do freestyle que é decorado ou do freestyle que é constituído por dicas já trabalhadas em canções ou assim. Com Deau, tudo transpira espontaneidade e pureza, anexando a isso garra e energia. Ele envolve-se com o ambiente, trabalha os pormenores e o resto é loucura. Dele e do público! Fantástico!

11 comentários:

  1. Word up!
    O Mano parte tudo em freestyle...

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o Deau, mas depois desta chamada de atenção certamente estarei atento..

    ResponderEliminar
  3. Varreu A feira MM!

    Mas uma coisa que me intriga é essa fotografia...
    lol
    Porque é que 5 das mãos que compõe essa imagem têm uma marca do lado esquerdo( quase todas no mm sitio)? lol! Estranho!

    M.

    ResponderEliminar
  4. Chama-se carimbo. Costumam meter uma coisita dessas quando entras num espaço de divertimento nocturno... Digo eu!

    ResponderEliminar
  5. Sim mas a questão é:

    Porquê erguer no ar o braço com o carimbo? lol!

    ResponderEliminar
  6. Deau é muito bom no freestyle e deixou rendidos todos os que assistiram àquele show, estou certo.

    É isso, LP, o futuro do rap português passa, eu penso, por ele!

    A ficou ficou cómica! É mesmo: são carimbos que nos colocam à entrada.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Foi uma festa em peras...
    mas sabendo que deau ia la esta ja se sabia para o que se ia...ja algum tempo sigo as suas musicas e é daquelas q se poem em repet e nao te canças....ele é magico!!!
    em cada rima que lhe sai da boca é um arrepio, ele é verdadeiro no que recita por isso toca a tanta gente.
    nao foram a festa no gare????
    puff foi outra noite daquelas, nao é um pin up nem um porto rio mas ele cria esse ambiente. mesmo que o sistema de som fosse uma merda fechou a puta da casa!!!ainda por cima cantou uma musica nova....:))))
    estou anciosa pelo proximo concerto....
    se alguem souber de algo comuniquem

    ResponderEliminar
  8. Olá, Anónima! :)

    Foi seguramente das melhores festas em que já estive senão mesmo a melhor no que ao Hip Hop diz respeito!

    Deau está a encantar o pessoal todo e a criar uma expectativa enorme!

    Sim, estivemos no Gare Clube mas actuação dele no Pin Up foi muito melhor! Sim, foi fixe por cantar a cena nova.

    Provavelmente ele não dará mais concertos antes de sair o trabalho que está a preparar com DJ D-One mais se der e se soubermos disso com certeza que noticiaremos aqui no blog.

    Muito obrigado pela visita e pelo comentário! ;)

    Volta sempre, qualquer cena:

    hiphopulsacao@gmail.com
    druco1893@live.com.pt

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  9. nao houve um concerto que nao tenha gostado....nao se esqueçam mesmo de anunciar pois quero marcar presença ja sinto "resaca" de o ouvir ao vivo :D
    bgda
    fica bem
    :)

    ResponderEliminar
  10. Deau é brutal...a primeira vez k o ouvi o som n saiu do ouvido!!!! Axo incrivel a maneira como ele cativa o publico.. A festa no gare foi brutal e espero ansiosa pela proxima pois sei k vale a pena.
    No hit na povoa de varzim ele tambem improvisou a matar msm, o supremo G deu-lhe uns desafios e foi brutal...
    Espero o proximo concerto...

    ResponderEliminar
  11. Deau é brutal, mesmo! Acho que era disto que o Hip Hop tuga tava a precisar, de um rapper erudito, inteligente, boa metrica, bom improviso, boas letras, tudo! muito bom mesmo, à primeira música que ouvi fiquei rendido, já sou fã! muito muito bom, é por isto que gosto de hip hop tuga, por gajos como o Deau, que conseguem com a lingua portuguesa fazer musica extraordinaria! Continua, e muito boa sorte para a tua carreira, se bem que acho que nao precisas de sorte, quem tem talento safa se por si proprio, nao pela sorte!

    ResponderEliminar