quinta-feira, 21 de maio de 2009

Liga dos MC's (Brasil)









A Liga dos MC's é um evento que ocorre anualmente no Brasil, visando encontrar o campeão de freestyle do país. Foi criada em 2003 por iniciativa da Brutal Crew e é unanimemente considerada como um trampolim que impulsiona os rappers mais talentosos para outros voos. O DJ solta a batida e, em duelo, os mc's enfrentam-se verbalmente. Nisto das batalhas vocabulares quanto mais surpreendente for a rima e quanta maior dose de provocação existir melhor. O público fica contagiado pela improvisação dos mc's, a adrenalina dispara e todo esse efeito torna as batalhas espectaculares. Na Liga dos MC's já foram descobertos grandes mestres da rima. Este certame motiva e dinamiza, no Brasil, uma das faces mais admiráveis e de difícil execução no rap - o freestyle. Nas edições já levadas a cabo, destaca-se a participação de alguns nomes conhecidos como Marcelo D2, o falecido DJ Pr!mo, BNegão, Black Alien, Max B.O. ou Aori (de Inumanos). Notabilizaram-se também rappers de grande qualidade como Marcello Gugu, Emicida ou Simpson. Todos eles campeões da Liga dos MC's. Resta perguntar, quando é que há em Portugal maturidade no rap para se criar um evento semelhante?

12 comentários:

  1. Que coincidência! Também estive a ver estes clips há pouco tempo!
    O Emicida vai mandar album agora. Mas o flow de quem gosto mais é mesmo o do Simpson. Muita pausa!!

    big up

    ResponderEliminar
  2. Muito peso!

    Realmente, quem me dera que desse para haver uma coisa destas em Portugal e com esta dimensão.

    Também já tinha estado a ver da outra vez que me tinhas mostrado e colei, de facto aquilo é outra cena.

    O DJ escolhe muita bem os beats, a dedo!

    ResponderEliminar
  3. Mas houve uma cena em PT. Aquela em que, se não me engano, ganhou o Perigo Público.

    ResponderEliminar
  4. Eu volta e meia ando a ver estes vídeos. Agora é que me lembrei de pôr isso aqui no blog. Sim, o Emicida brevemente lançará algo. Também curto bastante o Simpson. Tem outros vídeos interessantes dele no youtube. Ele será porventura o mais aclamado de todos os vencedores da Liga dos MC's. É essa a impressão que tenho.

    Era óptimo isto em Portugal! Vamos sonhando! Os beats são fogo.

    Em Portugal, o evento que houve penso que se chamava "Duelo Verbal". Mas na altura não acompanhei, portanto, não posso dizer muito sobre o que se passou lá.

    ResponderEliminar
  5. Eu estive lá, no Duelo Verbal, mas quem ganhou foi um gajo chamado Bad News. Foi muito bacano, a maioria dos participantes tinha jogo. Mas para variar, houve merda, garrafas a voar e não sei quê. Pouco convidativo a uma repetição.

    Fora isso, houve algumas competições no Hard Club, em que ganhou de facto o Perigo Publico, mas também não se repetiu.

    ResponderEliminar
  6. Normalmente havia battles nas hiphop sessions do Hard Club, lembro-me que numa delas ganhou o Falco. Mas nada de significativo.

    O Bad News foi o gajo mais sortudo do mundo, só isso lol De resto houve alguma roubalheira à mistura mas sim, o nível até estava alto (isso pelo que vi nos vídeos).

    ResponderEliminar
  7. Não houve roubalheira nenhuma. Confesso que agora, que conheço muuuito melhor a scene das battles, tenho uma perspectiva diferente, e se fosse assistir ao Duelo Verbal novamente, se calhar a minha opinião mudava. Com mais conhecimento, melhor julgamento, como é óbvio. Mas não houve nenhuma roubalheira.

    O que se passou com o Bad News foi que o gajo tinha dicas decoradas que ninguém no júri (e poucos no público) reconheceram porque não conheciam o Bad News. E, ainda pior, no último round em vez de premiarem a consistência do Perigo Público, premiaram duas tiradas com piada do Bad News. Até porque, um gajo que manda duas linhas e fica a contar moscas no resto do tempo não pode ser merecedor de uma vitória. Mas isso é a avaliação que faço agora, à distância. Na altura, lembro-me que vi as coisas de outra forma.

    Enfim, são cenas que acontecem lol

    ResponderEliminar
  8. Sim, por acaso fui ver os vídeos outra vez e lembro-me que na altura também tinha algumas opiniões diferentes das que tenho agora.

    Mas continuo a achar que houve alguma roubalheira. Mais que não seja porque o Bad News não só não merecia a vitória como também não merecia ter passado nenhuma das eliminatórias anteriores.

    Em qualquer big battles contest que tu vejas, quem fica mais de X tempo sem rimar salta fora obrigatoriamente. Já para não falar nessa cena das dicas decoradas. Ridículo. Tal como a eliminação do Stereotipo contra o R.

    ResponderEliminar
  9. mas tambem como vocs podem ver mandei dikas cantar em cima do pexoal a dar gargalhadas... não se ia ouvir... eu tive lá vi estranho mas epa o perigo levou e deviam fazer mais uma vez pa ver kem é o melhor dos dois mesmo

    ResponderEliminar
  10. METAM OS GAJOS OUTRA VEZ A ACABA O PROBLEMA DE UMA VEZ POR TODAS EHEHE

    BAD NEWS CONTRA PERIGO PUBLICO.... PEÇAM OUTRA VEZ

    ResponderEliminar
  11. rapa não gostei da liga de 2009 deixarão o coe ganhar ele não improvisava bem

    sou de salinopolis pa
    msn:hemerson-brown-@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. mc DIM e foda porra
    aquele coe so ganhou pq a torcida dele tava la
    os carioca não ia querer q um mineiro ganhace
    otarise isso rapa
    mc DIM FOI o melhor

    ResponderEliminar