quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Legado de Big Punisher

O filme que retrata a vida de Big Punisher chegou ontem aos cinemas americanos. Como é habitual neste género de documentário, a película, dirigida por Vlad Yudin e intitulada “Big Pun: The Legacy”, traz imagens raras do rapper dentro e fora dos estúdios e palcos, assim como entrevistas exclusivas que relatam o Big Pun mais sensível, muito ligado à família e amigos. Prodigy, Raekwon, Redman, Keith Murray, Xzibit, Snoop Dogg e B-Real são alguns dos rappers que prestam o seu tributo.
Provavelmente não chegará a ser exibido em Portugal, mas, para quem aprecia este tipo de filmes biográficos, fica a sugestão.



Big Punisher sempre andou de mãos dadas com a controvérsia e muitos problemas familiares. Ainda em criança conviveu com o uso excessivo de drogas por parte da mãe, a saída de casa do pai, assim como os abusos de um tio. Mais tarde, abandonou os estudos, aventurou-se também ele no mundo das drogas e sobreviveu em prédios abandonados (este lado mais obscuro da vida de Big Pun é retratado noutro documentário realizado em 2002, que tem o nome de um dos seus grandes sucessos: “Still Not a Player”).
Enquanto rapper, e já a oscilar entre os 200 e 300 kg, Big Pun somou desde logo duas grandes malhas: “I'm Not A Player” e “Still Not a Player”, duas faixas que integraram o seu primeiro álbum “Capital Punishment”. O mesmo registo que o acomodou no trono de primeiro latino a amealhar uma platina discográfica. A nomeação para os Grammys surgiu logo depois, embora Jay-Z acabasse por deitar as mãos ao pequeno troféu.
Fat Joe resgatou-o para a Terror Squad, uma crew encabeçada por ele próprio. Mas dois anos após o primeiro trabalho e a dois meses do lançamento do segundo ("Yeeeah Baby"), Big Pun acaba por sucumbir devido a um ataque cardíaco, resultado do excesso de peso e de depressões. Ficou a obra de um artista latino que granjeou marcar uma era na América e que foi traído pelo seu próprio corpo ainda bastante novo.

Recordando "Still Not a Player":


Sem comentários:

Enviar um comentário