sexta-feira, 27 de março de 2009

Abram vagas nas prateleiras para o que aí vem!

Definitivamente 2009 será mais um ano bastante produtivo em termos de produções discográficas. São muitos os rappers/grupos que marcaram para os próximos meses a concretização de projectos mais ou menos previsíveis, mais ou menos adiados ou mais ou menos aguardados.

Maio dará as boas-vindas ao novo rebento de Busta Rhymes. Mas não se pense que a escolha do mês (e até do ano) reuniu total consenso. Dezembro de 2007, Julho e Dezembro de 2008 e Março de 2009 reclamaram para si o apadrinhamento do sucessor de "Bang Bang" (2006). E se o dia ideal para o lançar aos ouvidos do mundo não teve uma decisão consistente, o próprio nome do álbum também parece ter dado dores de cabeça a Busta Rhymes. De "Before Hell Freezes Over" passou a "Back on My Bullshit", ainda fez-se passar de "Blessed" e "B.O.M.B.", mas finalmente é um dado adquirido que sairá como "Back on My B.S". The Neptunes, Dj Scracth, Cool & Dre, Mr Porter e Pete Rock são alguns dos senhores que ajudaram na concepção. Como testemunhas de Busta no mic, teremos as vozes de Pharrel, Mary J. Blige, Common, Jadakiss e The Game, entre outros. Busta jura que vai ser clássico, mas o primeiro single (entretanto já cá fora) com Linkin Park ('We made it') parece desmenti-lo. Aguardemos que o resto do álbum lhe dê razão.

Quem também deverá reaparecer nas playlists por esse mundo fora será Nas.... e Damian Marley. Nas tinha dito há pouco tempo que andava a cozinhar algumas surpresas e uma delas será então um álbum em conjunto com o filho mais novo de Bob Marley (outra será a participação no próximo trabalho de Dr. Dre). "Distant Relative" deverá sair para os escaparates lá para Junho, mas já hoje serão dados a conhecer dois sons do registo. Recorde-se que Nas e Marley já tinham colaborado no bem sucedido 'Road to Zion'. Aliás, Damian é também presença assídua em músicas de outros rappers tais como B-Real, Redman, Method Man e Snoop Dogg.

Continuando em Junho, os Soul Assassins também pretendem fazer de 2009 o ano do seu regresso ao jogo. O colectivo (afiliado de Cypress Hill) irá materializar a 23 desse mês mais um projecto que, à semelhança dos dois primeiros, contará com a chefia de Muggs (dj e produtor de Cypress). O álbum chamar-se-á "Intermission" e conta com uma lista de convidados que fará questão de misturar a experiência da old school com a irreverência da nova escola: Krs-One, Rass Kass, Dr. Dre., Planet Asia, Bun B, Reef the Lost Cause e Fashawn.
Para quem não sabe, os Soul Assassins são um grupo de indivíduos, tais como RZA, GZA, Everlast, House of Pain, La Coka Nostra (para citar alguns), que de vez em quando se unem sem compromisso para umas parcerias amigáveis. Já não o faziam desde 2000, mas é este o ano que põe fim ao longo hiato.

Já Lupe Fiasco pôs um ponto final no seu... "LupeE.N.D.". Supostamente este trabalho seria mesmo o fim da linha para Lupe, mas afinal o rapper lembrou-se que ainda tem mais para dar (deja vú?). Então vai daí que pensou em lançar três álbuns num ano. Isto há uns meses atrás, porque como quem passa dos oito aos oitenta à velocidade da luz, Lupe Fiasco para já fica-se mesmo por um. Desse novo álbum sabe-se então que se chamará "We Are Lasers", sessenta por cento já está concluído e que, segundo o próprio, se baseia em acontecimentos vividos por ele no secundário. Prevísivel só mesmo o cozinheiro de serviço: Soundtrack, seu parceiro habitual nos cozinhados. Bun B e Kid Cudi estão na calha para a partilha do mic.

Recorde-se que Agosto tem-nos preparado uma das bombas do ano: "Conflosations" será o explosivo, Buckshot e Krs-One os terroristas! Este registo será a estreia do professor do hip hop na label do famoso membro dos Boot Camp Clik, a Duck Down Records. Ora, se a frente de ataque estará mais do que bem entregue, a quem foi confiada a preparação do engenho? Calma... Levando a sério os engenheiros que são dados como certos, diria que até a ETA se esforçará por reclamar tal ataque: Marco Polo, 9th Wonder, Black Milk, Havoc, Khrysis e Illmind... Se acham que a coisa ficará demasiado pesada, então o melhor será ficarem-se pela faixa 'On The Grind' que contará com a voz da sempre melodiosa Mary J. Blige. Quanto a outras alianças, fala-se em 50 cent, Immortal Technique, Heltah Skeltah e Smif N Wessun, mas certezas só mesmo de que o primeiro alerta será dado no fim de Abril quando o single 'Robot' entrar sem licença num qualquer ouvido de um qualquer cidadão distraído.
Como seria de esperar, em cada uma das sessões de gravação de "Conflosations" (que começaram há um ano) vai-se fazendo história...

3 comentários:

  1. Beem, vai ser um ano preechido, no doubt. Não estava a pair da maioria destas notícias, o que só mostra como ando preguiçosa na recolha de notícias :P Felizmente há quem faça o trabalho de casa como deve ser :)

    Word is bond. Keep it up!

    ResponderEliminar
  2. E que trabalho, grande post mesmo.

    Já sinto de novo a pulsação.
    Continuem.

    ResponderEliminar
  3. Nicolau, as novidades são mesmo para os preguiçosos :) Contudo, com a quantidade de material que vai sair brevemente é bem provável que nos escape algum.

    Obrigado Raizes!

    Cumprimentos aos dois!

    ResponderEliminar