domingo, 12 de abril de 2009

Em Abril, álbuns mil

Para nossa melhor coordenação e orientação no calendário musical, concentremo-nos nos dias em que novos trabalhos sairão directamente dos armazéns para uma qualquer prateleira. Assim, mensalmente, será feito um post com todas as novidades com aparição pública marcada para o respectivo mês.

E para começar, um registo apaixonante e fresco, aliás, muito fresco. Tão fresco que ainda estará a ser arrumado numa qualquer montra. Falo do novíssimo álbum de Kero-one "Early Believers" que, ou muito me engano, colocará definitivamente este emcee, produtor e dj no mapa da boa música contemporânea. Apaixonado pelo jazz, este americano de ascendência sul-coreana ainda vai beber ao soul, ao disco e até à música brasileira toda a inspiração necessária para a concepção dos seus beats. Se desconhecem o nome, passem pelo seu space e sintam-lhe o pulso. Desde o primeiro trabalho ("Windmills of the Soul") que Kero-one apareceu escrito na secção dos artistas a seguir com atenção. Com "Early Believeres" merecerá certamente um sublinhado dos apreciadores da música autêntica.

Já Del The Funky Homosapien decidiu oferecer ao hip hop mais uma pequena peça do puzzle mais difícil de se montar: o do verdadeiro hip hop. E neste caso o 'oferecer' é mesmo literal. É verdade, há dois dias que "Funk Man" se encontra para livre auscultação e recomendável download. Deste registo não esperem a receita para a junção perfeita do rap com o funk, esperem antes o produto final, e com selo de qualidade. Del The Funky domina tão bem o funk que os dois são um só... nome. Neste sétimo trabalho a solo, o fundador dos Hieroglyphics mantém-se sobre a linha da lírica subtil, metafórica e com belos traços de humor. Todas as batidas têm o cunho do emcee, à excepção de "Simple Satisfaction " que Zac Hendrix fez questão de criar. Del The Funky é um dos pioneiros do hip hop underground e dos primeiros a manter a intenção de estabilizar-lhe os dois pés no chão... ou debaixo dele.

Quem também está generoso é Tony Spliff, ou não tivesse disponiblizado gratuitamente o seu novo registo intitulado "Authentic". Apesar de ser livre de custos, qualquer pessoa pode contribuir com a quantia que bem lhe apetecer. O número de convidados é extenso, a expectativa, naturalmente, enorme: Krumbsnatcha, King DOM, Royce da 5'9'', Special Teamz, Born Talent, Planet Asia, Shabaam Sahdeeq, Jukstapose, Chaundon, Wordsworth e Braille, só para citar alguns. Estes lançamentos sem qualquer custo têm o seu lado positivo e negativo. De qualquer das maneiras, se todos os artistas o fizessem com a melhor das intenções e responsabilidade, talvez o hip hop estivesse um pouco mais... autêntico.

Também esta semana chegou um álbum em conjunto bastante aguardado. Trata-se de "Brand New Rap" e nasce de uma fórmula que de nova nada tem. Um produtor e um emcce, um só registo. Kaz One fica-se pelas máquinas, Verbal Kent encarrega-se do mic. Talento não falta, qualidade muito menos. Ambos sabem melhor do que ninguém como acasalar as batidas de um com as rimas do outro e daí tirar o melhor proveito. O objectivo é claro: envergonhar todos aqueles que vêm reiterando que o coração do hip hop já não bate. Se isso for conseguido, tão cedo "Brand New Rap" não será esquecido. Para mais tarde recordar serão os contributos de Ill Bill, Wordsworth, Coldhard e Braille... pelo menos é o que todos desejamos.

Perfecionista como sempre, percepcionista desde... sempre. Falo de Mr Lif no seu próximo álbum a solo a sair a 21 deste mês. "I Heard It Today" posicionar-se-á como um espelho reflector da sociedade actual. Mr Lif baseou-se em tópicos como a crise económica, a discriminação, o ódio na comunidade negra ou a ignorância para dar forma às suas rimas. Tormentos esses que também não passam ao lado de Bahamadia e Vinnie Paz (Jedi Mind Tricks), ou não tivessem eles presentes neste registo revolucionário.
Três dos catorze sons que compõem o álbum já invadiram o space do rapper. Assim como uma megamix de 34 faixas que percorre a carreira do próprio e que até conta com beats de Madlib, sobre os quais o rapper de Boston rima.
Para o membro dos The Perceptionists, as sequelas resultantes do grave acidente em que esteve envolvido há três anos fortaleceram a sua determinação incomparavelmente. "I Heard It Today" arrasta toda essa força e brilho que Mr Lif quer ver estagnados nesta era pintada a cores cinzentas, definitivamente.


Quem voltará a escolher o 'Blackout' como melhor forma de expressão é o duo Method Man/Redman. Dez anos depois do sucesso do primeiro disco (e de vários outros trabalhos a solo) surge a sequela com elevada espectativa e com selo da Def Jam. Munidos de um estilo peculiarmente compatível no mic, a dupla promete satisfazer os fãs mais pacientes. E se Method e Redman apoderam-se das rimas com uma criatividade e excentridade invulgares, com Pete Rock, Erick Sermon, Rockwilder e Buckwild as batidas fluem naturalmente. As três músicas confirmadas em "Blackout 2" (28 Abril) já 'silenciam' o myspace de Method. 'A-Yo', produção de Pete Rock e participação de Saukrates, partiu como primeiro single e 'Ms. International' (com a voz de Erick Sermon) merecerá brevemente um vídeo.

Quem também escolheu o dia 21 para materializar mais um trabalho foi The Grouch. Contudo, o emcee da Califórnia não estará sozinho na capa, pois Eligh, seu camarada no grupo Living Legends, ocupará metade da mesma. Mas não se pense que se contentam somente com a capa. Dentro do álbum foi injectada uma substância bastante perigosa. Estamparam-lhe o título "Say G&E" mas na verdade o conteúdo será altamente esclarecedor: real hip hop. Este quarto volume da série "G&E" traz consigo as vozes de Blu, Gift of Lab, Slug, Pigeon John, Mistah F.A.B., entre outros, e as batidas de Flying Lotus, Rick Ross e do próprio Eligh.

3 comentários:

  1. Deste albuns na minha opiniao penso que o album brand new rap, esta muito bom, gostei do album esta fresh, na produção e com boas participações como Ill Bill, Braille e os Wordsworth, mas gostos são gostos, não sabia éra do retorno round 2 da dupla red e method, espero que traga algo novo na produção por parte da Def, The Grouch ainda não ouvi mas é uma questão de tempo.

    Optimo post mais um daqueles que vcs ja sabem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas! Está disponivel o primeiro episódio da Madkutz TV, se possivel dá uma espreitadela em www.MadkutzTV.blogspot.com

    Divulga pelos teus se possivel.

    Obrigado!

    KUTZZZZZ

    ResponderEliminar
  3. Ainda não ouvi estas cenas todas, mas pelo que ouvi no youtube de Verbal Kent & Kaz One gostei bastante. Valeu, Raízes!

    Madkutz, gostei do episódio! Força aí para os seguintes!

    Abraço para ambos.

    ResponderEliminar