sexta-feira, 19 de junho de 2009

Biofonia: Mr. J. Medeiros

Para quem toma contacto pela primeira vez com o artista um facto salta imediatamente à vista: o apelido Medeiros, que é tudo menos tipicamente americano. A história deste apelido está relacionada com a ascendência do rapper. A sua família paterna descende de açorianos que emigraram para os States.

Mr. J. Medeiros trocou a barriga da sua mãe por este mundo no dia 9 de Setembro de 1977. O parto foi realizado em Colorado Springs, nos Estados Unidos da América. A infância de Medeiros foi bastante activa pois viajou constantemente entre New England, Rhode Island e Colorado. New England teve um forte impacto na sua vida pois foi precisamente aí que o trovão do Hip Hop fez estremecer o corpo e a mente do jovem Medeiros. E porque as avós deixam-nos quase sempre uma marca indelével na nossa vida, a avó de Mr. J. não foi excepção. Ela ofereceu-lhe uma aparelhagem juntamente com uma cassete de Run DMC, tornando-se decisiva na paixão que o neto viria a desenvolver. Rica prenda!

A estreia musical de Mr. J. Medeiros deu-se quando ele tinha apenas 10 anos de idade em rádios locais mas com ele a interpretar canções de... Natal. Como um surfista se apaixona pelas ondas, Medeiros também adorou domar as ondas hertzianas. Com uma família intimamente ligada à música, era previsível que ele tendesse a seguir essas pisadas. Porém, foi no liceu que tudo começou a ficar mais claro para o pequeno Jason. Todo um mundo novo se formava diante dos seus olhos e lhe estendia a mão. O seu instinto levou-o a que ele acedesse a essa solicitação do... Hip Hop. Assim, Mr. J. tornar-se-ia DJ, MC, b-boy e com a sua crew T.S.F.K. dedicou-se ainda ao graffiti. Um amor arrebatador foi o que sentiu em relação ao Hip Hip e que o levou a experimentar todas as suas vertentes.

O enlace entre Medeiros e o Hip Hop estava consumado. Em 1998, tudo fica mais sério e Medeiros funda The Procussions, que editariam três álbuns: “As Iron Sharpens Iron”, "Up All Night” e “5 Sparrows for 2 Cents”. Medeiros partilhou o palco com gente como Run DMC, De La Soul, Common, The Roots, entre outros. Em 2007, inicia uma carreira a solo com o álbum “Of Gods and Girls”, cujos os temas “Constance” e “Keep Pace” se destacam.



A vertente social de Mr. J., apesar de estar impregnada na sua música, brota sob outras formas. Jason Medeiros já foi voluntário em várias organizações, tem um papel activo contra o abuso sexual de crianças e contra o tráfico de seres humanos. Nestes dois últimos casos, tem que se dar relevância ao single «Constance», que faz parte de “Of Gods and Girls”. A canção, que teve direito a vídeo, é um importante relato que chama a atenção para esses crimes, que parecem estar sempre em ascensão. São conhecidas ainda incursões de Medeiros a favor do meio ambiente.

Mr. J. é um artista intenso, sensível e responsável. Ele usa a arte para provocar a mudança nos outros. A sua mensagem eleva-o à categoria dos ilustres. Ele é o portador da tocha cívica, questionando todas as formas de poder instalado. Há quem o considere o último bastião do verdadeiro rap e a grande esperança para salvar o rap norte-americano. Principalmente porque as palavras de Medeiros estão pejadas de verdade, sinceridade e inspiração. No seu mais recente trabalho, o EP “The Art of Broken Glass”, Medeiros aliou-se ao conterrâneo Boonie Mayfield e com cinco temas apenas construiu uma constelação musical. Dicção segura, letras boas e instrumentais nota cinco.

A nível artístico, Medeiros está imerso em múltiplas influências e de várias modalidades da arte, desenvolvendo assim vários interesses. Junte-se a isso a já referida alargada actividade de causas sociais, onde o humanismo, o voluntariado, os direitos civis ou a protecção dos menores são mandamentos essenciais para si. Assim, a música de Medeiros transparece toda esta ambiência magnânima num misto de poeticidade que advém naturalmente do seu talento mas também das tais referências artísticas de outros quadrantes. A textura sonora arquitectada por Medeiros possui alma, tem consciência e conhecimento e procura entrelaçar-se definitivamente com todos os ouvintes que aguardam o profeta justiceiro com o poder de fazer a revolução que abranja todos. Cada canção de Mr. J. é um vislumbre de sagacidade, uma demonstração de habilidade, criatividade e carácter. Pura arte é assim a súmula de todo o trabalho artístico e social de Mr. J. Medeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário