quinta-feira, 18 de junho de 2009

À descoberta do sentimento oriental

DJ Deckstream é um daqueles indivíduos que fabrica batidas carregadíssimas de elementos jazzísticos. A abordagem melódica deste produtor japonês nos seus instrumentais assemelha-o ao compatriota Nujabes, uma das figuras de proa na produção de beats naquele continente.
Em 2007, no primeiro número de "Soundtracks", Deckstream contou com uma série de colaborações, onde predominavam nomes tão conhecidos do rap americano como DJ Premier, Pep Love, Lupe Fiasco, Talib Kweli, Bahamadia, Camp Lo ou Zion I.
Recentemente, o DJ presenteou o povo dos olhos em bico com um segundo número de "Soundtracks". O trabalho privilegia, mais uma vez, uma base instrumental que abraça a Soul e o Jazz com o Hip Hop, tendo sido toda ela posta à disposição de um leque de artistas constituído por Mos Def, N’dea Davenport, Nikki Jean, Nice & Smooth, Substantial e os Teriyaki Boys.
A participação de Mos Def em 'Life is good' é assim contada. 'Unconditional Love' contagia qualquer ouvido.

Stilla-mode é uma crew japonesa que entrou este ano nos estúdios, de onde saiu com esta "Lovexperience". O colectivo conta com as rimas de 2mo'key, o beatbox de M-oto e as batidas de Masacote. As influências destes asiáticos no processo de criação não poderia ser mais confiável: a golden era do Hip Hop dos anos 90. Gang Starr, A Tribe Called Quest e a dupla Pete Rock & CL Smooth são os primeiros nomes a serem recordados. 'Outro' continente, o mesmo sentimento.

Uma orquestra de músicos, também eles japoneses, e uma mescla de rimas provenientes do rap mais mediático do mundo. É o que encontramos em "Velvet Ballads", onde a Cradle Orchestra proporciona uma nova experiência a nomes tão portentosos como Talib Kweli, CL Smooth, O.C., Asheru, Black Thought, Aloe Blacc e Rakaa. O colectivo asiático, que inicialmente contava apenas com dois elementos, alargou para seis o grupo de músicos. Permitam-me guiar-vos nesta viagem 'So Fresh' que junta dois povos tão distintos mas, ao mesmo tempo, tão conciliáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário