quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mãos de ouro que reluzem no mic



Existem muitos produtores de instrumentais capazes de suster o batimento cardíaco do Hip Hop em níveis consideravelmente saudáveis. Disso ninguém deverá duvidar. Mas nem todos esses fabricantes de beats se aventuram na produção de rimas. Naturalmente, uns acabam por ser mais bem sucedidos do que outros. The Alchemist faz parte dessa lista de aventureiros, embora ainda não tenha deixado no mic aquele eco que nos assalta quando um artista chega ao limiar do pressentimento, prestes a convencer a certeza: "Temos emcee!". Talvez mais uns bons anos de filtragem do legado deixado pelos grandes nomes do MCing lhe permitam entrar em listas como a que recentemente relatou. É óbvio que as escolhas são subjectivas, estão dependentes do gosto de cada um, logo, esta mescla de produtores, que também fazem uso da voz, não vai além de uma opinião meramente pessoal. Os nomes, da velha à nova escola, não parecem ser largados por ordem crescente (senão Nas jamais seria dos primeiros falados), à excepção de um: Large Professor. O Nova-Iorquino é aquele artista que provoca em Alchemist a tentação de esconder um trabalho seu para que nenhum outro ser partilhe do mesmo gozo.

Os doze destacáveis de Alchemist:
Large Professor
RZA (Wu-Tang Clan)
Kanye West
Juju (Beatnuts)
Evidence
Scram Jones
Pete Rock
Diamond D
Havoc (Mobb Deep)
Jay Dilla
Nas
Black Milk

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a escolha do Alquimista é assim que o trato, á outros grandes produtores, mas no que toca em misto de produção e presença enquanto mc, Large Professor ganha em pontos, para mais o historial de albuns e anos que já tem é uma lenda, deste outros produtores da lista os que mais identifico como sendo mais parecidos no estilo de produção do alquimista diria, Juju e Evidence, já não digo o Kanye porque esse ja está em outra liga, e digo outra liga porque não é so ele mas todo uma maquina a trabalhar para ele. So mencionar tb algo nada de invulgar alquimista estava bem highhhhhhhhh .

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  2. O Alquimista não os referiu, mas acho que Lord Finesse e Erick Sermon, por exemplo, poderiam perfeitamente estar incluídos no lote dos grandes produtores que também têm talento a fazer rimas. Aliás, há mesmo quem considere Lord Finesse como o que melhor conseguiu aliar essas duas componentes.

    Por outro lado, há a questão da "escrita fantasma". Comenta-se muito que Pete Rock e Kanye West têm gente que escreve para eles, já para não referir Dr Dre. Portanto, como há quem escreve para eles será válido considerá-los como fazedores de rimas e será justo colocá-los ao lado de quem as faz mesmo? Atenção, eu adoro Pete Rock e Kanye mas acho que isto tem alguma pertinência.

    Pessoalmente, não consigo eleger um como o melhor. É uma escolha bastante difícil!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar