terça-feira, 14 de julho de 2009

Beatbox



O beatbox é a arte de reproduzir sons com a boca, servindo também como amparo rítmico ao rap. Neste sentido, o beatbox é tido por muitos como mais um elemento do Hip Hop. Consiste na habilidade de imitar batidas, ritmos, melodias, assim como instrumentos, o arranhar da agulha com o vinil, entre outras possibilidades.



Tacitamente ligado às ruas, a origem do beatbox remonta à era da velha escola do Hip Hop. A emergência do beatbox está relacionada com a escassez, no passado, de cassetes de rádio com beats para que qualquer pessoa pudesse treinar o seu freestyle nas rimas. Num meio pobre, não havia a possibilidade de se comprar as tais cassetes, hoje uma memória do passado, pois o seu custo era incomportável para os bolsos dos negros e dos latinos. Porém, o beatbox foi uma inovação que permitiu o suporte ao rap praticado nas ruas e, além disso, tinha a vantagem relativamente às cassetes de se poder reproduzir em qualquer lugar ou momento.



O beatbox fica a dever principalmente a sua criação e divulgação a três pessoas: Darren “Buffy” Robinson, Doug E. Fresh e Biz Markie. Buffy revelou-se num concurso de talentos praticando o beatbox, juntamente com outras pessoas. Mais tarde tiveram a possibilidade de gravar um disco já com o grupo que viria a ser conhecido como The Fat Boys. O beatbox viu serem-lhe aumentados os níveis de publicidade e exposição. Corria o ano de 1983. Ainda neste espaço temporal, Doug E. Fresh lançou o single “Pass the Budda” auxiliado por Spoonie Gee e DJ Spivey. Doug E. Fresh gerou a polémica ao afiançar que tinha inventado o beatbox em 1980!



Com um estilo inventivo e pejado de criatividade, Biz Markie notabilizou-se em 1985 como um dos mais marcantes nomes do beatbox. Algumas das suas técnicas continuam hoje a ser usadas. Avançando no tempo, Razhel, em 1999, apareceu com “Make Music 2000”, o primeiro disco integralmente composto por beatbox. Razhel tornou-se num dos mais exímios praticantes e num dos mais idolatrados e influentes artistas de beatbox. “If Your Mother Only Knew” é um marco que o ajudou a arrebatar tanta admiração. O beatbox expandiu-se e existem muitos apaixonados por esta arte que a dignificam bastante. O trabalho desenvolvido por Felix Zenger, Poolpo, Eklips, entre outros, é notável!

Sem comentários:

Enviar um comentário